Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
Advertisements

DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação Avaliação e Controle Coordenação Geral dos Sistemas de Informação - CGSI TABELA.
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO
Sistema de Informações
Processamento SIA/SUS
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
FATURAMENTO AIH.
Contribuição da Tecnologia da Informação
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
TABELA UNIFICADA – SISTEMAS, FLUXO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÃO.
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
AUDHOSP 2008 SIH: A Tabela unificada e as modificações no Sistema de Informações Hospitalares.
A Tabela Unificada do SUS Cruzamento de dados com o CNES
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Sistema Hospitalar Integrado SCH Atendimento Financeiro Faturamento Farmácia Enfermagem Almoxarifado Veículos Laboratório RX Agenda Médica.
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Ministério da Saúde SISRCA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Tabela Unificada TABELA DE PROCEDIMENTOS, MEDICAMENTOS, ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS DO SUS.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DRAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
CAPACITAÇÃO APAC/SUS.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SISRCA Módulo Captação e Processamentodo Atendimento R egulação: Arcabouço legal Controle: Meios de cumprir Avaliação: Processos e Resultados.
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
HILUM – Versão 4.0 Adequado à TISS
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
ADR – Administrador de Restritivos SPC e SERASA
SISRCA MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO NOVEMBRO/2012 BRASÍLIA/DF Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação.
Sistema de Informações Hospitalares
CURSO: FATURAMENTO SUS PARA AUDITORES EM SAÚDE
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SIPRO DITEC/GINF/SDS. Estrutura e Recursos: Sistema desenvolvido em Delphi 6.0; Interface Gráfica; Banco de Dados IBM DB2; Acesso disponível a todas as.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
 SISRCA Sistema de Regulação, Controle e Avaliação MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE COORDENAÇÃO-GERAL.
Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21.
Estratégias Implantação do Barramento Implantação do Cartão Nacional de Saúde Higienização das Bases Registro Eletrônico de Saúde - RES.
CIHA – Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial
Transcrição da apresentação:

Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA Módulo de Disseminação da Informação TABWIN TABNET SISMAC SISGERF Módulo do Acompanhamento da Transferência de Recursos Financeiros CNRAC SISREG AUTORIZADOR Módulo Regulação do Acesso Módulo Planejamento e Programação da Ações e Serviços de Saúde SISPPI - FPO BPAC/BPAI APAC SISAIH01 CIHA1 Módulo Captação do Atendimento SIH SIA CIHA Módulo de Processamento e Avaliação da Informação SIGTAP Módulo de Cadastro de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) Módulo de Cadastro de Estabelecimentos CNES CNS Módulo de Cadastro de Usuários  

Motivação do Projeto Existência de três sistemas de processamento; Dificuldade de gestão da informação; Dificuldade de pesquisa, auditoria, controle e avaliação; Baixo nível de segurança dos dados; Tecnologia defasada. Críticas e recomendações do TCU;

Primeiro Passos Engenharia reversa nas regras do SIA (BPA, APAC, FPO, VERSIA), e do SIH (SISAIH 01) e CIH02 (CIH01) Análise e avaliação das regras Definição do escopo e funcionalidades Definição dos requisitos Elaboração do primeiro protótipo Oficina para pactuação (junho/11) Divulgação do Projeto por vídeo conferência

Planejar Processamento Cadastrar Faixa Autorização Preparar ambiente Planejar Processamento Criar Competência Cadastrar Faixa Autorização Para iniciar a competência o usuário deverá fazer essa atividades Colocar as customizações exemplo: Periodo de importação da produção, Faixa Autorização Ambulatorial e Hospitalar, Notificação de Agravo de CID, Teto Financeiro Controle de Acesso CID para Bloqueio

Ambulatorial e Hospitalar Produção BPA Produção Ambulatorial e Hospitalar SUS e Não SUS Produção APAC Aqui deveremos explicar que o prestador terá a possibilidade de apresentar sua produção atráves da Web, in-loco. Produção CIHA Produção SISAIH

Ambulatorial e Hospitalar Produção Ambulatorial e Hospitalar SUS e Não SUS Produção SISAIH No processa arquivo será verificado o layout do arquivo, a validação de regras básicas Envio do resultado por e-mail para o estabelecimento de saúde e para o Gestor

Consistência do Documento Consistência com CNES Consistência com SIGTAP Gestor Analisa o resultado podendo solicitar as produções novamente ou encaminhar para auditoria Os status de resultados: Aprovadas, Bloqueadas, Rejeitas Consistência com FPO Consistência com Módulo Autorizador Consistência entre documentos

Consistência do Documento Consistência com CNES Consistência com SIGTAP Gestor Analisa o resultado podendo solicitar as produções novamente ou encaminhar para auditoria Os status de resultados: Aprovadas, Bloqueadas, Rejeitas Consistência com FPO Consistência com Módulo Autorizador Consistência entre documentos

Planejamento da Auditoria Realizar Auditoria Acompanhamento Planejamento: distribuição Controle: monitoramento O Auditor poderá liberar,

Planejamento da Auditoria Realizar Auditoria Acompanhamento Planejamento: distribuição Controle: monitoramento O Auditor poderá liberar,

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO PROCESSAMENTO

Principais mudanças Mudança de paradigma: da lógica de faturamento para a valorização e avaliação da informação. Unificação dos sistemas: visando a aproximação conceitual (regras de negócio e nomenclaturas) entre ambulatório e internação. Número único de identificação da internação (AIH) ou tratamento contínuo (APAC) que poderá conter múltiplas autorizações.

Número único das Internação (AIH) e dos Tratamentos Contínuos (APAC) Identificação única para todo o período da internação/tratamento contínuo independente do número de autorizações ou procedimentos realizados. Inclusão de código de autorização sequencial que identifique cada nova autorização durante a mesma internação/tratamento contínuo. Inclusão de procedimento: procedimentos sucessivos. Inclusão de novo Motivo de Encerramento – “tratamento não encerrado”. Permitirá a apresentação de mesmo número de AIH ou APAC com sequencial de autorização.

Exemplo: Número Único de Internação (AIH) Paciente Internado para Tratamento Clínico da Pneumonia. Drenagem tubular Pleural Aberta Traqueostomia Óbito Informa Motivo de Encerramento: “tratamento não encerrado”. Solicita mudança de procedimento, exigindo nova autorização. Ex.: 351011788003-8-02 Informa Motivo de Encerramento: “tratamento não encerrado”. Solicita mudança de procedimento, exigindo nova autorização. Ex.: 351011788003-8-03 Encerramento da Internação. Emite número de autorização (AIH) com sequencial 1. Ex.: 351011788003-8-01 01 02 03 Número de Autorizações 351011788003-8 Número Único de AIH Dia 1 Dia 10 Dia 20 Dia 30 Número de AIH Número de Autorização

Consequência do Número Único Indicadores Atualmente Nova Lógica Número de Pacientes 3 1 Número de Internações TX Mortalidade Hospitalar 33,33% 100% Permanência 10 dias 30 dias Óbitos Procedimento Principal Número diferente de AIH 1 Hospital 1 Leito 1 Paciente internado 1 Mês

Quando haverá necessidade de autorização sequencial? 351011788003-8.01 351011788003-8.02 351011788003-8.03 AUTORIZAÇÃO 351011788003-8.04 SEQUENCIAL Tratamento contínuo ambulatorial (APAC): a cada três meses. Internação (AIH) mudança de clínica e reoperação.

Quando permanecerá a necessidade de novo número de autorização? 351011788020-8.01 351011788353-3.01 351011788512-0.01 AUTORIZAÇÃO 351011788781-7.01 SEQUENCIAL Tratamento contínuo ambulatorial (APAC): para o mesmo paciente com tipos diferentes de tratamento. (mesmo período) retomada de tratamento que foi descontinuado. (período distinto) Internação (AIH): reinternação para tratamento clínico da mesma patologia. nova internação em período distinto.

Transplantes Numeração de Autorização 5° dígito = 7  Grupo 05 – Ações Relacionadas a doação de órgãos e tecidos e Processamento de Córnea. Na disseminação será considerada como uma Ação de Saúde – não é ambulatorial nem hospitalar. Prazos – solicitação e autorização

Outras alterações Revisão da “permanência a maior” Inclusão do procedimento principal: Continuação de tratamento por diária – UTI. Obs.: com o Motivo de Encerramento – “tratamento não encerrado”. Informação de Nota Fiscal por OPM utilizada. Revisão Pontos SP  Grupo 03 – Procedimentos Clínicos = Pontos das Consultas Excluir o campo especialidade do leito.

SISRCA Outras alterações Óbito ocorrido em hospital deve ser considerado internação, independente do tempo a partir da entrada. Readequação do Conceito Hospital-dia Obrigatório informar CID principal para cada procedimento principal ou especial Será permitido até 5 CID secundários Remodelagem na Disseminação dos Dados