Tarcísio Vilton Meneghetti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONCEPÇÃO DO ESTADO EM MARX E ENGELS
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Profa. Adriana Diaféria
DEMOCRACIA.
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA MARX / ENGELS
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Prof. Fernando Berardo Toscano
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Prof. Everton da silva correa
Planejamento Estratégico Situacional
Revisão para Avaliação I
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Noberto Bobbio A era dos direitos
Dimensões da Globalização
A Pirataria e a Ética Informática
Cooperação Internacional
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
ILUMINISMO Daniela Torres.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Iluminismo.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS PARA A DEMOCRACIA DA INCLUSÃO DIGITAL Prof. Orides Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Introdução e contextualização histórica
CONTRATUALISTAS.
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
Introdução e contextualização histórica
Características Gerais do Estado – Conceitos:
História do Brasil republicano
O mundo dividido na era da Globalização
Segurança Internacional
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Dos anos 1990 a 2014 – uma análise da história da política exterior brasileira Aline Tereza Borghi Leite HPEB II.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Cap. 7: Democracia, cidadania e direitos humanos
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
GRÉCIA.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

MULTIDÃO: Guerra e democracia na era do Império Michael Hardt e Antonio Negri Tarcísio Vilton Meneghetti Professores: Aires José Rover e Orides Mezzaroba

Os autores exploram os limites e contradições do projeto histórico democrático, bem como as ameaças e oportunidades que a era da globalização representam para a construção da verdadeira democracia (absoluta) Vivemos uma era de transição. Hoje, com a multidão produzindo relações sociais em rede pela primeira vez é possível a efetivação da verdadeira democracia.

Divisão do capítulo 3.2 Reivindicações globais da democracia 3.1 A longa marcha da democracia 3.2 Reivindicações globais da democracia 3.3 A democracia da multidão

A longa marcha da democracia - A crise da democracia na era da globalização armada O fim da Guerra Fria não concretizou a realização da verdadeira democracia. Hoje mesmo o país que diz representar a essência da democracia (EUA) é seriamente criticado por seu próprio povo. Hoje as vantagens e desvantagens da democracia são muito relacionadas à globalização. Há posições que afirmam ser a globalização ameaçadora à democracia enquanto outros veem uma oportunidade. O problema é que são visões limitadas, pois defendem ou atacam tendo em vista determinados valores. Ex: a social-democracia e determinados valores.

O projeto democrático inacabado da modernidade A democracia da polis seria uma democracia direta. Mas com o tamanho dos Estados-nação isso se viu dificultado. A modernidade reinventa a democracia na forma representativa. Hobbes: transferência do poder ao monarca. Rousseau também defende que se façam eleições para nomear indivíduos que representem a vontade geral. Os federalistas norte-americanos já assinalavam que a representação é uma distância do governo. O povo tem poder, mas não tanto.

A democracia não realizada do socialismo O início do projeto de democracia socialista era promissor, defendia a criação a partir de baixo, limitando o poder do Estado, bem como uma aproximação maior entre Administração e o povo. Seria uma evolução em relação ao projeto de democracia liberal. A história, contudo, levou a democracia socialista a criar tiranias e governos opressores.

Da representação democrática à opinião pública global Duas correntes sobre o valor da opinião pública global: (1) Representa a voz do povo e comunica ao governo a vontade de seus governados; (2) Visão apocalíptica, que entende ser a opinião pública global resultado de manipulação da mídia, que serve a interesses específicos. Na era da globalização há a produção biopolítica na mídia, que é a capacidade de grupos, classes sociais, indivíduos expressarem suas próprias opiniões. Fazer o que a mídia não faz.

3.2 Reivindicações globais da democracia Cahiers de doléances No período pré-Revolução Francesa, Luís XVI convocou uma Assembleia Geral para pedir auxílio à aristocracia. Em troca teve que ouvir a opinião do povo. Os cahiers de doléances foram inúmeras petições de cidadãos reividicando questões locais e nacionais. Era uma voz coerente. Hoje não há coerência nas reivindincações, mas é possível destacar queixas pontuais que sobressaem-se.

Crise representativa – os representantes não representam o povo; Principais queixas Crise representativa – os representantes não representam o povo; Justiça e Direitos Humanos – enquanto não houver um arcabouço jurídico não haverá grandes progressos; Queixas econômicas – quase metade da população na pobreza; a globalização e a economia permitem o controle do poder nas mãos de poucos; dívidas como escravizações; Queixas biopolíticas: queixas contra vários aspectos da vida humana, como o conhecimento. Ex: patentes de medicamentos, direitos autorais, etc.

Experiências de reforma global Não há conflito entre reforma e revolução; A transformação precisa ser geral e não alcançar apenas pontos específicos. Entretanto, o que se vê ainda é apenas reivindicações de melhorias em questões pontuais. Ainda assim elas ajudam a ilustrar e identificar a crítica global.

Algumas mudanças e reivindicações Mudanças no sistema representativo. Ex: criação de uma Assembleia dos Povos na ONU; Direito e Justiça: exigências de justiça para casos específicos como o protesto dos colonizados por indenização. Quem deve pagar? Quanto? Quem julga? Reformas econômicas: exemplos da propriedade intelectual – reduzir a duração das proteções e permitir usos não comerciais. Ex: códigos-fontes abertos nos software; Questões biopolíticas: criação de agências que controlem em alcance global esferas como a mídia. Perigo do gigantismo e monopolização da informação.

De volta ao século XVIII! As ferramentas elencadas são importantes mas insuficientes para se implementar uma verdadeira democracia global; É preciso reiventar a democracia, superando o paradigma do Uno; - “Coincidência do comum com as singularidades é o que define o conceito de multidão” (p. 390); A pluralidade da multidão recusa-se a reduzir-se ao Uno.

3.3 A soberania da multidão Soberania e democracia O dilema da soberania é sua dualidade (dependência dos subordinados); - Os governados podem conquistar autonomia do soberano, o contrário não; A existência do soberano perde o sentido se os governados são autônomos; A multidão, em redes, cria autonomamente relações sociais; Supera a necessidade de escolha entre soberania e anarquia; A multidão é coerente.

Que a força esteja convosco! A possibilidade de surgimento da democracia intensifica a resistência violenta contrária; A democracia precisa revidar com uma guerra defensiva; Três princípios: a violência persegue objetivos políticos; violência defensiva; organização democrática. Refletir quanto aos meios utilizados: armas que sejam construtivas e não apenas destrutivas, e não necessariamente recorrendo à violência física.

A nova ciência da democracia: Madison e Lenin A real democracia de um ponto de vista ontológico produziria uma nova natureza humana, a partir do comum e para o comum; Do ponto de vista sociológico romperia com as contradições entre o político e o econômico. Ex: as próprias formas de trabalho são mais flexíveis e cooperativas, baseadas na comunicação; Possibilidade de acabar com a soberania e a autoridade (seria do comum); Necessidade de surgimento de um amor como ato político, de um amor pela humanidade.