Agosto 8, 2002. O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
IMAGEM DE CARTÓRIOS Segundo semestre de 2009 Sumário Conclusivo.
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
RÁDIO GAÚCHA: 1° LUGAR NA AUDIÊNCIA DO AUTOMÓVEL
A Informatização nas MPEs Paulistas
IBOPE – Rádios AM de Campinas
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
SUPPER RISSUL FILIAL 019: INCREMENTO NAS VENDAS E AUMENTO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2º semestre 2009.
MIDIA kit.
O que significa efetividade publicitária no mercado de telefonia celular? A interação entre recall publicitário & força da marca, e o impacto sobre futuras.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Target Group Index.
Quem é o jovem brasileiro?
Profª. Patrícia A. de Lima
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Venda Nova do Imigrante
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
OS IDOSOS E A INTERNET Junho / 2007.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
PORTIFOLIO JOVEM PAN BRASÍLIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Sobre a Questão do Aborto no Brasil
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
POSICIONAMENTO DAS RÁDIOS LOCAIS FRENTE A CONCORRÊNCIA EXTERNA PESQUISA DE MERCADO AGOSTO/SETEMBRO/2002 COMO & PORQUE – PESQUISAS DE MERCADO.
IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
No estudo de fenômenos relacionados à saúde, muito poucas vezes utiliza-se de censo: em geral trabalha-se com amostra. Censo é um levantamento que inclui.
Junho / 2014.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
RADIOGRAFIA DO INVESTIDOR DE FUNDOS NO BRASIL
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente.  Valor total: conjunto de benefícios esperados.
INTRODUÇÃO 2. NOTORIEDADE DO PRESIDENTE DA CÂMARA DO CONCELHO DA PRAIA 3. AVALIAÇÃO DA ACTUAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA 4. QUESTÕES DE ÍNDOLE.
Pesquisa Dia do Consumidor 2015
Apresentação A comunidade ítalo-brasileira é um diferencial do Brasil. Ministros, parlamentares, presidentes de empresas, executivos dos mais diversos.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
As diversas formas de organização da coletividade.
A base – Inteligência de mercado
Especificações Técnicas
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
Transcrição da apresentação:

Agosto 8, 2002

O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão de perguntas por parte de empresas e grupos interessados em conhecer melhor o público catarinense Cobertura das 3 principais cidades do Estado Atualização trimestral da opinião dos consumidores Reduz custos de pesquisa em até 70% A solução mais econômica, rápida e confiável de pesquisar CONSUMIDORES EM SANTA CATARINA

Grande Florianópolis Joinville Blumenau  300 entrevistas a cada 90 dias Como funciona?  Amostra probabilística sistemática de adultos (18+)  Entrevistas por telefone  Questionário estruturado de até 18 min.  Margem de erro=  5,8% Datas de realização=29/Junho a 27/Julho Para que serve? • Identificar necessidades do consumidor e demandas do cidadão • Avaliar a imagem de empresas e instituições • Testar a efetividade de campanhas publicitárias • Estimar tamanho de mercado • Identificar segmentos de mercado • Verificar o impacto de eventos/ notícias e novos produtos/serviços • Compreender o clima de opinião dos consumidores • Determinar pontos fortes e fracos dos concorrentes

Temas Centrais da Pesquisa Principais Problemas de SC e cidades + Capacidade de Solução pelas Autoridades Hábitos de Mídia Informação e Consumo Agenda Catarinense: Assuntos da Conjuntura

Principais Problemas do Estado % 3 em cada 10 catarinenses colocam violência e criminalidade no topo da lista de problemas do estado Desemprego é a 2da principal preocupação no estado Os problemas do estado estão principalmente vinculados à políticas públicas e não às caraterísticas dos governantes ou seus habitantes.

Desempenho do Governo frente aos Problemas O governo é percebido como bom gestor de investimentos e programas de desenvolvimento, mas ruim na administração das conseqüências dos mesmos (i.e., inchaço populacional, poluição, situações de incompetência/descaso/ corrupção, violência) Péssimo % Aumento da população Lixo/Poluição/Meio ambiente Incompetência administrativa Custo de vida Infraestrutura/Saneamento Verbas p/ SC Investimentos/incentivos Desenvolvim.Turismo Saúde Pobreza Educação Desemprego Trânsito/Acidentes Corrupção Salário baixo Descaso do governo Violência/Criminalidade Regular Excelente Nota geral do desempenho do governo= 5,26 (acima do regular)

Impacto dos Problemas do Estado Violência /Crime • + identificado c/ voto pró-LHS • Reduz confiança na policia • + presença na audiência TV 34,4% dos que mencionam violência/crime como problema principal tem preferência pelo LHS frente a 24,6% da intenção geral de voto Reduz em 10 pontos percentuais o grau de confiança nos policiais e concentra a maior proporção de cidadãos preocupados c/ a capacidade da PM-SC p/ lidar c/ a delinqüência Quem assiste TV + freqüentemente está + inclinado a colocar violência/crime no topo da lista de problemas do estado DesempregoDesemprego • Sem preferência eleitoral • Gera desconfiança no governador • + presente nas famílias + numerosas Nenhum candidato é o favorito da população angustiada c/ a falta de trabalho Entre os + preocupados c/ o desemprego, o percentual de pouca ou nenhuma confiança no governador chega a 54% (versus 42% da população geral) Famílias acima da média nacional (4 ou + moradores) estão muito + preocupadas

Meu Estado, minha cidade JOINVILLE BLUMENAU FLORIANÓPOLIS Desemprego/Falta de trabalho Saúde FLORIANÓPOLIS BLUMENAU JOINVILLE BLUMENAU JOINVILLE FPOLIS Trânsito / Acidentes

Principais Problemas das Cidades % Violência/criminalidade são os principais problemas na capital e em Joinville, não assim em Blumenau onde a preocupação central é com a falta de trabalho e o desemprego. FLORIANÓPOLIS BLUMENAU JOINVILLE Em Florianópolis, antes que o desemprego vem o trânsito e acidentes como o 2do problema mais relevante. De fato, na capital, desemprego e explosão demográfica vão juntas ocupando o 3ro lugar entre as preocupações da população

Desempenho das Prefeituras frente aos Problemas RegularExcelente Péssimo Joinville  Educação  Trânsito  Infra-estrutura  Migração  Ruas/Calçadas  Falta de água  Saúde 5,54 Blumenau  Infra-estrutura  Enchentes  Drogas  Custo de vida  Pobreza/desig.  Violência/crime  Investimentos  Lixo/Poluição  Incompetência 5,09 Florianópolis  Dengue  Educação  Custo de vida  Transporte col.  Incompetência  Drogas/Narco 4,54 Das 3 maiores cidades, Joinville é a que avalia melhor o desempenho geral da gestão municipal frente a seus principais problemas

Confiança no Prefeito JOINVILLEFLORIANÓPOLISBLUMENAU Joinville apresenta o mais alto grau de satisfação c/ seu prefeito. Já em Blumenau uma maioria (quase 6 de cada 10) confia pouco ou nada no morador do executivo municipal 63% 58%41% Para os joinvillenses, o maior ou menor consumo de notícias pela TV ou jornal não impacta na popularidade do prefeito Em Fpolis, quem está exposto a TV, rádio e jornal todos os dias apresenta uma visão + favorável da prefeita Em Blumenau, pelo contrário, alta exposição à mídia gera desconfiança no prefeito O grau de confiança no prefeito está muito associado à visão do seu desempenho frente aos principais problemas da cidade em Blumenau e Joinville Em Fpolis, a baixa correlação entre confiança e rendimento sugere que o apoio à prefeita se baseia em aspectos de índole pessoal ou alheios à política pública

Hábitos de mídia Em Florianópolis, situa-se a maior incidência de leitores de jornal e também está concentrado o maior número de internautas. A cidade de Blumenau lidera no ranking de ouvintes, porém é a cidade que menos lê jornal. Em Joinville, concentra-se o menor número de internautas.

Sexo e Violência na TV A faixa etária de anos se demonstrou mais a favor da exibição em horários específicos. O grupo dos “quarenta” foi o que mais opinou favoravelmente à exibição e, por fim, os menos liberais se encontram na faixa dos 60 anos.

Fontes de informação sobre Florianópolis Blumenau é a cidade que mais recorre aos amigos ou conhecidos Jornal é a fonte de informações preferida pelos joinvillenses Florianópolis é líder na busca de informações on- line Entre as 3 cidades, Blumenau é a que mais busca informações pelo telefone

Fontes de informação sobre Florianópolis O jornal é a fonte preferida de busca pelas mulheres, já os homens recorrem mais à Internet e ao telefone. Diferenças significativas

EXPOSIÇÃO À MÍDIA X CLIMA DE CONSUMO. Os catarinenses que mais leêm jornal e acessam a Internet são os mais pessimistas em relação a sua atual situação de compra São 83% o número os leitores diários de jornal que afirmam não estarem em condições propícias para comprar. Quem não lê durante a semana, também enxerga o momento como negativo numa proporção menor e bem próxima da média geral: 76% Os internautas diários lideram no pessimismo=97%. Entre os “fora da rede”, o pessimismo chega a 71%

SITUAÇÃO ECONÔMICA FUTURA (próximos 3 meses) Clima de consumo PERCEPÇÃO DO MOMENTO ATUAL P/ COMPRAR BENS Quatro de cada dez catarinenses são otimistas respeito da sua situação financeira, mas isso não se traduz em propensão a comprar bens no curto prazo: 75,5% deles percebe o momento atual como “ruim” para fazer as despesas necessárias, totalizando apenas 7,2% de todos os consumidores adultos do estado Joinville concentra + potenciais gastadores=21% diz ser tempo “bom” vs. 13% em Fpolis/Blumenau Futuros gastadores tendem a assistir TV e escutar rádio + que a média, porém estão muito menos plugados na Internet

38.8% 51.9% 55.1% 57.1% 82.3% 90% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Muito/Algo Preocupado comércio aos domingos privatização doBesc A queda do Turismo A eleição Polícia de SC Os preços da Gasolina Grau de preocupação sobre diversos assuntos

Das pessoas que mencionaram o desemprego como principal problema do estado de Santa catarina destaca-se que: Seis em cada dez está muito ou algo preocupado com a queda do Turismo 59% estão muito ou algo preocupado com a privatização do Besc Os Blumenauenses estão + preocupados com a Privatização do Besc com 73% Sendo novamente os Blumenauenses os + preocupados com 79%

Em relação à abertura do comércio aos domingos, 59% dos entrevistados afirmaram estar pouco ou nada preocupado com essa questão. Mesmo sendo baixa a preocupação com a abertura do comércio, a questão desperta + preocupação em Florianópolis: 67% declaram estar muito ou algo preocupados. Relação com o Desemprego

66.7% 37.5% 100% 60% 0.%20%40%60%80%100%120% Besc Turismo Gasolina Comércio Relação com Custo de vida/Alta de Preços • Nos que apontaram o Custo de vida/Alta de preço como principal problema do estado nota-se que existe uma grande preocupação em relação aos assuntos citados acima principalmente quanto ao preço da Gasolina. • Apenas no ítem Turismo que o índice de pouco ou nada preocupado foi de 62,5%. Mutio /algo preocupado

MARKET ANALYSIS BRASIL / / MAIS INFORMAÇÕES?