Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

França antes da Revolução
Os primórdios da sociologia no Brasil
Para abrir as ciências sociais:
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
O I L U M N S Professora: Marta.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Introdução à Sociologia
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Visão de mundo = natureza das ideias
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Sociologia
Revisão para Avaliação I
O Positivismo.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
O I L U M N S Professor: Odair.
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
Introdução à Sociologia
Sociologia e Antropologia em Administração
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Sociologia e sociologia e senso comum
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A Sociedade humana: generalidades
A proposta de um pensamento positivo
A formação da sociedade moderna.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Sociologia geral Introdução.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
AUGUSTE COMTE Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857) foi filósofo francês, pai da Sociologia e fundador do Positivismo.
Sociologia Por quê?.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
O Surgimento da Sociologia como Disciplina Científica.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Introdução a sociologia
O Positivismo.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
Os primórdios da Sociologia Disciplina: Sociologia Facilitador: Paolo Integrantes: Romildo Jozué Paiter Paulo Marcio Isis Fernanda Kleiton Cristian Mayara.
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Surgimento da Sociologia
Sociologia.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA

O que é sociologia? É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas.

PROBLEMAS OU MODIFICAÇÕES QUE AFETAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Aumento dos conflitos étnicos; Desvio de empregos para países de mão-de-obra barata; Existência de fortunas instáveis na economia; Mudança no mercado de trabalho; Propagação da AIDS e outras pandemias; Quebra do equilíbrio ecológico; Superpopulações e fome; Redefinição do papel do homem e das mulheres;

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA – séc. XVIII E XIX Confluência de eventos na Europa: Término do sistema feudal; Surgimento da classe de burgueses; Monarquias absolutistas; Novas formas de governo e pensamentos desafiando o poder das monarquias; Mudanças religiosas nas cidades, no sistema de produção, nas famílias, etc.

“As pessoas ficaram inquietas com a nova ordem que surgia e começaram a pensar mais sistematicamente sobre o que as mudanças significavam para o futuro”

ILUMINISMO Racionalismo; Adam Smith (1776) – “As relações entre os indivíduos, passam, a partir de agora, a serem reavaliadas de acordo com as mudanças econômicas e políticas”. Revolução Francesa (1789) - 2 perguntas: 1º - A violência da Revolução Francesa pode derrubar o velho regime o que houve para substituí-lo? 2º - Como a sociedade poderia ser reconstruído a fim de evitar tais eventos cataclísmicos?

AUGUSTE COMTE (1798-1857) Física Social – Sociologia “As múltiplas controvérsias entre os sociólogos” praticamente desaparecem quando se trata de determinar a “paternidade” da sua disciplina. Quase todos eles concordam que a Sociologia começa com a Obra de Augusto Comte (1798-1857). Além de cunhar nome da nova ciência, foi de Comte a primeira tentativa de definir-lhe o objeto, seus métodos e problemas fundamentais; bem como a tentativa de determinar-lhe a posição no conjunto das ciências” (GALLIANO, 1981).

Celso Furtado: “só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”. AUGUSTE COMTE (1798-1857) TEORIAS Lei dos 03 estados: 1º - Teológico; 2º - Metafísico; 3º - Positivo; Celso Furtado: “só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”.

MATEMÁTICA, LÍNGUA PORT. AUGUSTE COMTE (1798-1857) Hierarquia das Ciências SOCIOLOGIA BIOLOGIA MATEMÁTICA, LÍNGUA PORT.

Estudo dos padrões de relações dentre os organismos. HERBER SPENCER (1820-1903) Obra: Os Princípios da Sociologia. “(...) todos os domínios do universo – físico, biológico, social – desenvolvem segundo princípios semelhantes” CAMPO SUPERORGÂNICO: Estudo dos padrões de relações dentre os organismos.

HERBER SPENCER (1820-1903) O que ocorre quando as sociedades crescem e se tornam mais complexas? R: Há o surgimento de funções-chaves: 1º OPERACIONAL (Produção e Reprodução); 2º DISTRIBUIDORA (Fluxo de Matérias e Informações); 3º REGULADORA (Concentração de Poder para coordenar e controlar);

ÉMILE DURKHEIN (1858-1917) Tradição Francesa Reconhece que os sistemas de símbolos culturais são uma base importante para a integração da sociedade. SOCIEDADES SIMPLES X SOCIEDADES COMPLEXAS

KARL MARX (1818-1883) “As épocas históricas são construídas em torno de um tipo específico de produção econômica”. Contradição do capitalismo; Teoria do Conflito – “(...) a organização social revela desigualdades que levam ao conflito, em que aqueles que detêm ou controlam os meios de produção podem consolidar o poder e desenvolver ideologias para manter seus privilégios (...)”. Socialismo;

MAX WEBER (1864-1920) “A desigualdade é MULTIDIMENSIONAL e não exclusivamente baseada na economia – o conflito é contingente em condições históricas”

PRÓXIMA AULA Teorias Sociológicas; Produção Sociológica Brasileira; Instituições: Escolar, Religiosa, Familiar; Cultura e Diversidade Cultural;