Uso de AutoCAD MAP 3D para desenvolvimento de análise multicritério

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Experiência do uso de REVIT em Projeto de Estrutura
Advertisements

33 truques e segredos para você se tornar um Expert em AutoCAD!
Assis Francisco Haubert Ferreira
Controle de Gás Metano em Aterros Sanitários com o AutoCAD® Civil 3D®
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Visibilidade, Criação e Aplicação de Modelos de Vistas, Organização do Browser Miriam Castanho Contier Arquitetura.
Administração de sistemas da engenharia em empresas manufatureiras
© 2012 Autodesk Turbine seu Software com Apps do Autodesk Exchange! Novos comandos, novas idéias, mais produtividade! Luciana Klein Consultora CAD.
Criação Avançada de Famílias no Autodesk Revit Architecture
Blocos Dinâmicos Paramétricos no AutoCAD® 2012
AC1845: Conhecendo o AutoCAD® WS
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
Revit: Famílias paramétricas
O que é? O Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural é um programa voltado ao desenvolvimento de propriedades rurais produtivas, cuja atividade esta.
Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk
O que é o potencial social?
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Criando faixas adicionais usando ferramentas do AutoCAD® Civil 3D®
TecnoMETAL, Autodesk® Revit® e Naviswork® Solução BIM para estructuras en aço, modelo 3d, detahle e produção. Toffali Renato Steel&Graphics srl.
Projetos de Reabilitação e Expansão de Aeroportos, Pistas de Taxi e Pátios Patrícia Oliveira INFRAERO
AutoCAD Electrical 2013 Dicas Avançadas de Utilização II.
© 2012 Autodesk AB6006-V – Utilização de Links e Grupos décio ferreira arquitecto e consultor em soluções aec.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
Análise Estrutural e Modal com Autodesk Robot Structural Analysis
A avaliação da paisagem para fins de desenvolvimento turístico
Meu primeiro Plugin para Revit
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Formação profissional Autodesk: o modelo de gestão do Senac SP
Administração de qualidade para suprimento com avaliação do fornecedor
AB5201-V Autodesk Revit – Tabelas (Schedules)
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 2: Otimizando a modelagem para documentação Tiago Marçal Ricotta Gerente.
Conceitos Básicos de AutoCAD® .NET
© 2012 Autodesk AutoCAD Mechanical Produtividade em projetos mecânicos José Luiz Gallego Jr. Especialista Técnico – MAPData Tecn Inf e Com Ltda.
AutoCAD P&ID 2012 Introdução ao AutoCAD P&ID.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
© 2011 Autodesk AutoCAD Electrical 2012 Dicas Avançadas de Utilização I. Paulo Pirola Engenheiro de Automação e Aplicações CAD/CAE.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Segmentação em Turismo (Mtur)
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 3: Utilizando Legends Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 6: Quantitativos de áreas precisos Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 5: Trabalhando em colaboração Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos –
Cálculo de Custos de Referência e para Simulação
Administração de lotes
Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 4: Representação gráfica de diversas fases Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
© 2012 Autodesk ED4900_V – Ensinando Colaboração aos Estudantes Arq. Fernando Lima AEC Education Solutions Specialist - Autodesk.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 1: Configurando um template Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
Ordem de venda com preço fixo e faturamento baseado em T&M SAP Best Practices.
© 2012 Autodesk Utilizando Suites Workflow - Autodesk Revit para o Autodesk 3ds Max Design Módulo 1 – Configurando o Suites Workflow Mauricio Antonini.
© 2012 Autodesk Utilizando Suites Workflow - Autodesk Revit para o Autodesk 3ds Max Design Módulo 2 – Performance na Exportação Mauricio Antonini Especialista.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Relatório por segmentos SAP Best Practices. ©2013 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e principais etapas do processo Objetivo  O objetivo.
Administração de viagens SAP Best Practices. ©2014 SAP SE or an SAP affiliate company. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e principais etapas.
O poder do marketing para o desenvolvimento
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Fornecimento gratuito SAP Best Practices. ©2013 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e principais etapas do processo Objetivo  Este cenário.
© 2012 Autodesk AC4710-V: Os novos recursos do AutoCAD® WS Antonio Fontenele Arquiteto.
Criação de um dispositivo de retorno em desnível no AutoCAD® Civil 3D®
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Estrutura da empresa Síntese SAP Best Practices. ©2014 SAP AG. All rights reserved.2 Estrutura Organizacional Baseline Package Área Contab. Custos 1000.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
AB3968 – Estudos Conceptuais: do estudo da forma à análise energética
Transcrição da apresentação:

Uso de AutoCAD MAP 3D para desenvolvimento de análise multicritério Kátia Góes Geógrafa – Analista Ambiental Mestranda Geografia-UERJ

Apresentação Pessoal Geógrafa e Analista Ambiental, expert  em Sistemas de Informações Geográfica. Consultora técnica em projetos GIS desde a capacitação de pessoal até a publicação de dados. Atualmente, ligada a equipe do IVIG-Coppetec, desenvolve métodos e análises em banco de dados geográficos e publica livros sobre o assunto.

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

PORQUE DUAS BARRAS?

OBJETIVOS

OBJETIVO PRINCIPAL Desenvolver uma metodologia de avaliação de vocação turística, utilizando análise multi-critério como forma de subsidiar o planejamento Ecoturístico em áreas rurais no estado do Rio de Janeiro. Para esta pesquisa foram consideradas as seguintes tipologias de turismo: Turismo ecológico, Turismo rural, Turismo de aventura e Turismo histórico-cultural.

OBJETIVO ESPECÍFICO Desenvolver METODOLOGIA MULTICRITERIAL que possam fornecer subsídios para as análises da vocação turística por setor censitário rural; Identificar a vocação turística.

CONCEITOS

TURISMO SUSTENTÁVEL Turismo praticado de forma que promova a qualidade de vida das populações residentes na localidade de destino, respeite a socio- diversidade da comunidade receptora, por meio da conservação da herança cultural das populações e conservando os recursos naturais e paisagísticos deste local (Oliveira, 2002).

TURISMO SUSTENTÁVEL EM ÁREAS RURAIS É considerado um segmento do turismo que utiliza o patrimônio natural e cultural, de forma sustentável, com intercâmbio sob diferentes formas entre o homem e a natureza, para promover a conservação dos recursos locais (físicos e humanos), aperfeiçoando os custos e ganhos ambientais, culturais, econômicos e sociais, orientado por planejamentos participativos (SETU, 2000).

TIPOLOGIAS DE TURISMO Ecoturismo: Atividade realizada em áreas naturais que se encontram preservadas, com objetivo específico de estudar, admirar e desfrutar a flora e fauna assim como qualquer manifestação cultural que ocorra nesta área; Turismo ecológico: Conjunto de atividades turísticas, que utiliza de forma sustentável, os patrimônios naturais e culturais, incentivando sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas; Turismo de aventura: É o grupo nos quais as pessoas atuam como protagonistas, desenvolvendo atividades participativas de menor ou maior intensidade, necessitando em alguns casos, de equipamentos e serviços especializados;

TIPOLOGIAS CONT... Turismo Rural: Conjunto de atividades turísticas no meio-rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade; Agroturismo: onde são desenvolvidas atividades complementares as atividades agrícolas, dentro da propriedade. Turismo Histórico-cultural: “Conjunto de atividades turísticas que se desenvolve em função do patrimônio histórico-cultural que permitem a observação da organização social do homem junto ao seu ambiente, retratando seus usos e costumes, tanto atual como de seus antepassados;

ANÁLISE MULTICRITÉRIO Surgiu nos anos 60 enquanto instrumento de apoio à decisão. Através desta técnica podem ser adicionados diversos critérios em uma situação complexa. O método destina-se a auxiliar gestores a integrar diferentes opções nas suas ações. A avaliação multicritério pode ser organizada com vista a produzir uma conclusão sintética simples no final da avaliação. A análise multicritério é similar às técnicas adotadas no campo do desenvolvimento organizacional ou gestão de sistemas de informação. O objetivo da técnica consiste em estruturar e combinar as diferentes análises a ter em consideração no processo de tomada de decisão.

VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS POPULAÇÃO RENDA EDUCAÇÃO SANEAMENTO Abastecimento de água Média Rendimentos Média Anos de Estudo % Moradores Densidade Demográfica Esgoto Renda/SalMin Destino do Lixo Moradores/área Média Saneamento (rede geral ou serviço de limpeza)

VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS SANEAMENTO Destino do Lixo Abastecimento de água Esgoto Domicílios Particulares Permanentes Rede Geral Rede Geral Serviço Limpeza Poço ou Nascente Fossa Séptica Caçamba SUM ServLimpeza e caçamba SUM RedeGeralPoçoNasc SUM RedeGeralPFossaSeptica Perc. AbastAgua Perc. Esgoto Perc. Lixo Infraestrutura em saneamento

VÁRIÁVEIS MEIO FÍSICO Pontos Relevantes Faixas de Altitude Uso do solo Acessibilidade

CÁLCULO

AVALIAÇÃO DA VOCAÇÃO TURÍSTICA Aspectos Naturais Aspectos Artificiais Aspectos Sociais Predomínio Elementos Artificiais na Paisagem Condições saneamento Predomínio Elementos Naturais na Paisagem Densidade Demográfica Raridade para elemento Artificial Raridade para elemento paisagístico Distribuição de renda Presença de atividade turística na paisagem Escolarização Complexidade Topográfica Particularidades Negativas na paisagem Particularidades Positivas na paisagem VOCAÇÃO TURÍSTICA

AVALIAÇÃO DA PAISAGEM

ANÁLISE QUALITATIVA View DOC A análise da vocação turística do setor vai ocorrer com base no panorama apresentados pelos indicadores através dos percentuais e índices dispostos nas fichas metodológicas. Para facilitar a compreensão, dividiu-se a análise qualitativa em três etapas: aspectos sociais, aspectos naturais e aspectos artificiais, e, por fim, a qualificação do tipo de turismo para o setor. Ex: Se um setor apresenta um elevado percentual de Floresta e baixo percentual de pontos relevantes, infra-estrutura de saneamento, significa que este setor tem vocação para desenvolver turismo de ecológico. Por outro lado, se um outro setor apresenta elevados percentuais de concentração populacional, de pontos relevantes de comércio, serviços e turismo, com grande número de edificações históricas, boa infra-estrutura em saneamento e acessibilidade, significa que este setor tem maior propensão a desenvolver vocação para o turismo histórico-cultural.

MAPA DA VOCAÇÃO TURÍSTICA

DEMONSTRAÇÃO

CONCLUSÃO A atividade rural deve ter como objetivo a sustentabilidade, ou seja, administrar os ambientes, os recursos e as comunidades receptoras, conciliando as necessidades econômicas e sociais preservando a integridade cultural. Deve também proporcionar a distribuição eqüitativa dos benefícios da atividade entre a comunidade e os visitantes, gerando aumento do nível de bem- estar para ambos (RUSCHMANN apud Fialho, 2000)”.

Obrigado

Autodesk Brasil www.autodesk.com.br www.youtube.com/AutodeskBrasil Autodesk do Brasil - Site Corporativo www.autodesk.com.br Canal Autodesk do Brasil www.youtube.com/AutodeskBrasil Comunidade de Usuários Autodesk - Brasil communities.­autodesk.­com/­brazil Facebook Oficial http://www.facebook.com/ AutodeskBrasil Twitter Oficial @AutodeskBrasil

Autodesk, AutoCAD* [*if/when mentioned in the pertinent material, followed by an alphabetical list of all other trademarks mentioned in the material] are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document. © 2011 Autodesk, Inc. All rights reserved.