A Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Advertisements

Corredor Rio – São Paulo - Campinas
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
PAC:Progama de aceleração do crescimento
Julho/2008 Audiência Pública:
Regulação dos portos Aula 26.
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
DADOS GERAIS BRASIL.
Indústria de Gás Natural no Brasil
Em time que está ganhando se mexe...
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
A CRISE INTERNACIONAL E O MERCADO DE COMPENSADO – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MARCO TUOTO MARÇO, 2009 IRATI-PR / BRASIL 1.
Banco de Dados da CBIC
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
JULIO FONTANA.
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Custo Brasil: Barreiras à Competitividade da Indústria Brasileira
TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
PLENÁRIA FINAL.
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Logística no brasil.
Logística e a realidade brasileira
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
MP 595/Lei Finalidade e avanços: Destrancar investimentos (R$ 44 bilhões). Prover segurança jurídica. Fomentar competitividade. Agilizar processos.
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
REFORMA ELÉTRICA A Experiência Brasileira
INTERMODALIDADE E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Reino Unido é o 3º maior mercado de títulos de dívida.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Santos e Pará 1ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários.
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
Os Gargalos Existentes na Logística de Suprimentos e as Tratativas para Torná-la Mais Eficiente Novembro
USUPORT Salvador – 23 de novembro de 2009 O DESAFIO DOS PORTOS Elias Gedeon – DIretor Executivo do Centronave 1.
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
Panorama da Logística no Brasil
Terminais Privativos. Legislação Terminais PúblicosTerminais Privativos A outorga se dá através de concessão e arrendamento, mediante licitação prévia.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
1º Workshop FRENLOG Cabotagem Entraves e Soluções Agosto / 2015.
1º WORKSHOP FRENLOG DE CABOTAGEM
PLANEJAMENTO PARA REDUÇÃO DE GARGALOS BUROCRÁTICOS E LOGISTICOS
Os desafios de Competitividade de um Porto Privado Osmari de Castilho Ribas.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
Desafios da Logística Brasileira
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
23 de Junho de 2015 Brasília - DF Wilen Manteli Diretor Presidente- ABTP “Audiência pública da Comissão de Viação e Transportes - CVT - da Câmara dos.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
A IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

A Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL – VIII CIRIAS A Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional Wagner Cardoso Secretário-Executivo do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria – CNI Porto Alegre, 17 e 18 de Novembro de 2011

Qualidade da Infraestrutura e Desenvolvimento Regional O crescimento da indústria não depende apenas da iniciativa e do esforço de suas próprias empresas, mas igualmente da eficiência global do País.

O Brasil investe pouco em infraestrutura O volume de recursos hoje investido no País, cerca de 2% do PIB, é um terço do despendido na China e no Chile, e metade do investido na Índia. Somente para reverter o déficit de serviços hoje existente nos setores de transportes, energia e saneamento básico, deveríamos investir cerca de 5% do PIB, ou seja, cerca de R$ 183 bilhões por ano.

Infraestrutura: Impactos na atração de investimentos e na competitividade A insuficiência na prestação desses serviços gera impactos na economia, ao aumentar custos, incertezas e reduzir a taxa de retorno dos investimentos produtivos. A baixa oferta da infraestrutura desarticula o processo de produção, posterga decisões de investimento e reduz a competitividade das exportações.

Brasil: chance sem precedentes para aprofundar os avanços e aumentar os investimentos Recuperação da economia após a crise internacional; Descobertas de petróleo e gás na camada do pré-sal; Eventos esportivos (e.g.: Copa do Mundo e Olimpíadas); Crescente demanda mundial por matérias-primas (minerais e agrícolas).

Grande desafio: superar os problemas na infraestrutura Apesar dos avanços com o PAC, persiste um elevado déficit na prestação de serviços de infraestrutura, em especial nos setores de transportes e saneamento.

Transportes e Portos: perspectivas A indústria brasileira deverá enfrentar, em um novo ciclo de expansão da economia, um conjunto de importantes restrições físicas e logísticas ao seu crescimento, com impactos diretos sobre sua competitividade. Além disso, os problemas da infraestrutura de transportes estão sendo agravados pelo contínuo aumento da demanda.

Crescimento da economia brasileira Aumenta a pressão sobre o sistema logístico

Estado Geral das Rodovias Classificação do Estado Geral das Rodovias Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2011.

Movimento Total nos Portos Movimentação Total de Cargas em Portos Organizados e Terminais de Uso Privativo no Brasil (milhões ton) Fonte: Anuário Estatístico Portuário – ANTAQ * *Dados disponíveis até outubro de 2011 (dados de portos homologados e não homologados)

Movimento de Contêineres nos Portos Movimentação de Contêineres nos Portos Organizados e Terminais de Uso Privativo no Brasil (milhões de TEUS) Fonte: Anuário Estatístico Portuário – ANTAQ * *Dados disponíveis até outubro de 2011 (dados de portos homologados e não homologados)

Transportes e portos: situação atual Os custos de transporte no Brasil são bastante superiores à média praticada no mercado mundial. Essa situação compromete o esforço de adequação do setor produtivo aos padrões de competição e de qualidade internacionais. Permanecem sérios problemas na oferta dos serviços de navegação de cabotagem, hidrovias, ferrovias, rodovias, e portos.

Obstáculos às Exportações

Os problemas são antigos e conhecidos Ambiente institucional: existem três ministérios, três agências reguladoras e diversos outros órgãos intervenientes no setor com baixa integração e superposição de funções; O Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (CONIT) foi criado em 2001, mas realizou sua primeira reunião somente no fim de 2009.

Planejamento: identificar a melhor cadeia logística (custo x benefício)

Os problemas são antigos e conhecidos (continuação) Problemas no planejamento e nas políticas de integração modal; Marcos regulatórios inadequados à evolução recente do transporte mundial; Dificuldades de acesso terrestre aos portos e excesso de burocracia no processo de outorgas; Modos aquaviário e ferroviário sub-utilizados.

O Plano Nacional de Logística Portuária Prioridades Benefícios Datas PNLT é um avanço, mas faltam prioridades, benefícios e datas. PNLP deve abordar claramente essas questões para atrair os investimentos privados.

A solução desses problemas passa pelas seguintes ações Elevação do aporte de recursos públicos; Aumento da eficiência no setor federal de transportes (Exemplo: faltam equipes para elaborar estudos e projetos com velocidade/resolver problemas); Aumento da participação do setor privado no investimento e na gestão dos transportes; e Aumento da competição na prestação dos serviços de transporte.

Aumento da participação do setor privado no investimento e na gestão dos transportes Gestão portuária: as administrações portuárias públicas encontram-se incapacitadas para realizar as transformações fundamentais para garantir a necessária modernização do setor; Os portos públicos, com raras exceções, convivem com baixo grau de eficiência administrativa; A transferência dessas administrações para a iniciativa privada é a parte da Lei dos Portos que ainda não foi executada.

Aumento da competição na prestação dos serviços de transporte A experiência tem demonstrado que os custos de transporte são bastante sensíveis à competição. Na década de 1990, quando a Portaria 7/91 do Ministério dos Transportes abriu as conferências de fretes à competição com os navios “outsiders”, o custo do frete marítimo de contêineres caiu mais de 40% nos tráfegos Brasil – Europa e Brasil – EUA.

Prioridades para a Solução dos Problemas (1/5) Conceder as Cias. Docas à iniciativa privada, visando profissionalizar a gestão dos portos públicos; Capacitar o Poder Público para que possa realizar o planejamento de longo prazo, agilizar as licitações, os programas de obras e passar a utilizar o mecanismo das PPPs; Agilizar os trabalhos do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte e assegurar a participação de representantes da sociedade organizada no Conselho;

Prioridades para a Solução dos Problemas (2/5) Modernizar a Lei 9.074/95, introduzindo o regime de autorização para exploração dos recintos alfandegados de uso público, os chamados portos secos; Eliminar as distorções contidas no Decreto 6.620/08 para atrair investimentos em novos terminais de uso privativo misto, inclusive para movimentação de contêineres;

Um novo terminal privativo de uma indústria não pode movimentar cargas de terceiros?

Lei dos Portos: uma das principais reformas estruturais do final do séc.XX Princípios básicos defendidos pelo setor empresarial durante tramitação da Lei 8.630/93: Quebrar o monopólio da mão-de-obra avulsa; Transferir a operação portuária à iniciativa privada (capatazia e concessão de terminais); Permitir que terminais de uso privativo movimentassem carga de terceiros.

Prioridades para a Solução dos Problemas (3/5) Reestruturar as administrações hidroviárias, desvinculando-as da CODOMAR; Reduzir os gargalos que impedem o aumento da velocidade média no transporte ferroviário; Efetivar o transporte multimodal no País, equacionando o problema do ICMS sobre a prestação dos serviços;

Prioridades para a Solução dos Problemas (4/5) Conceder à iniciativa privada a exploração de aeroportos selecionados; Eliminar as reservas de carga nos acordos bilaterais de navegação de longo curso (Brasil – Argentina, Brasil – Chile e Brasil – Uruguai);

Prioridades para a Solução dos Problemas (5/5) Priorizar os acessos terrestres aos portos nos programas de investimentos governamentais; Aprovar o PLS 209/07, com alterações, para prever a construção de eclusas juntamente com novas barragens, sem transferir esses custos para a tarifa da energia elétrica;

A Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional Wagner Cardoso infra@cni.org.br