Encontro Regional Norte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Plano “VISA na Atenção Básica”
Avaliação do Plano Plurianual
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Saúde e Prevenção nas Escolas
Apresentação do Projeto
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS Gerência da Escola de Saúde Pública – Candido Santiago.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
Boletim Informativo do
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
em Educação em Direitos Humanos
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Psicologia e Segurança Pública
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
10º Congresso da Rede Unida
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
Transcrição da apresentação:

Encontro Regional Norte Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde A gestão no cotidiano da formação para o SUS

Definindo a Rede UNIDA: A Rede UNIDA foi concebida como espaço de troca e divulgação de experiências, de articulação entre universidades e outras instituições de ensino e pesquisa, serviços de saúde e comunidade, constituída por projetos, instituições e pessoas interessadas em promover mudanças no modelo de atenção, no modelo de ensino em saúde e nas formas de participação social, coerentes com os princípios do SUS, assumindo como sua temática central a formação e capacitação de recursos humanos em saúde (COSTA et al., 2000, citado por FEUERWERKER, 2002)

A origem (1): O contexto das mudanças dos sistemas de saúde na segunda metade do século passado; Os movimentos de ajustar a formação dos trabalhadores da saúde às mudanças nos sistemas de saúde: Mudanças curriculares na década de 70 e seguintes; Apoio da OPAS e Fundação Kellogg; Paradigma da Integração Docente-Assistencial (IDA) Inserção do estudante na realidade de saúde, com prestação de serviços, como atividade curricular obrigatória durante todo o curso. Amplia a prática de estágios e atividades demonstrativas. Outubro de 1985, Belo Horizonte, durante o encontro de projetos de saúde da área materno-infantil (Opas/Kellogg), foi criada a Rede IDA, para integração entre os projetos e o desenvolvimento de programas de apoio.

A origem (2): Os movimentos de ajustar a formação dos trabalhadores da saúde às mudanças nos sistemas de saúde: (...); Em 1990, tem início o Programa UNI – Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde. Promovido pela Fundação Kellogg para toda a América Latina, com o objetivo de proporcionar maior integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade. Constatação de fragilidade na participação da comunidade na articulação ensino/serviço; Necessidade de incorporar a multiprofissionalidade nos processos de mudança. Projetos de desenvolvimento social: protagonismo ativo dos grupos, gradualismo dos processos, paralelismo e simultaneidade das ações e apoio técnico interdisciplinar. Relevância do Programa UNI: 23 projetos em 11 países

A Entidade Jurídica: 2002, OSCIP “Rede UNIDA de Desenvolvimento de Recursos Humanos” 2010, Associação Científica “Associação Brasileira da Rede UNIDA”

O Estatuto Atual: Capítulo II - Dos princípios Art.4º. A REDE UNIDA se orientará pelos seguintes princípios: I- Ser a entidade formal do MOVIMENTO SOCIAL DA REDE UNIDA e a ele estar subordinado; II- Ser animadora, ativadora e promotora de discussões contínuas e consultas permanentes, através de espaços físicos e virtuais entre os associados e a comunidade interessada.

O Estatuto Atual: Capítulo III- Dos objetivos e prerrogativas Art.5º. O objetivo social da REDE UNIDA é estabelecer parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde e na construção de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania. Parágrafo único. A REDE UNIDA, por ter os mesmos objetivos do MOVIMENTO SOCIAL DA REDE UNIDA, com este atuará em sintonia quando da viabilização de convênios, contratos e outros instrumentos congêneres que dependam de formalidades legais, após o debate do MOVIMENTO SOCIAL DA REDE UNIDA. Art. 14. São órgãos da REDE UNIDA: I- Assembléia Geral, II- Colegiado Gestor, Coordenador Nacional, Coordenador Operacional, Coordenador Financeiro, Coordenadores de Eixos Estratégicos (Educação, Gestão, Trabalho e Participação); III- Conselho Fiscal

A Rede unida contada pelos seus congressos.

Congressos da Rede Unida: Encontro Nacional da Rede de Projetos IDA/Brasil Abril de 1986, Ouro Preto/MG; Articulado ao movimento da VIII Conferência Nacional de Saúde; Temas: grandes marcos políticos que se transformaram em princípios e diretrizes do sistema de saúde. I Congresso da Rede IDA/Brasil 6 a 8 de outubro de 1989, Rio de Janeiro/RJ; Temas: ampliação da integração entre os projetos IDA e propor novas formas de inserção dos projetos IDA na nova política de saúde. II Congresso Nacional da Rede IDA/Brasil 9 a 12 de junho de 1993, São Paulo/SP; Temas: políticas e estratégias de construção do SUS e a articulação ensino/serviço.

Congressos da Rede Unida: III Congresso Nacional da Rede UNIDA 18 a 21 de novembro de 1997, Salvador/BA; Renovação da Rede: REDE UNIDA e maior articulação com a comunidade.. Temas: globalização, políticas públicas, gestão, práticas de ensino e atenção à saúde, ética e participação social. IV Congresso Nacional da Rede UNIDA 16 a 19 de outubro de 2001, Londrina/PR; Tema: “Impulsionando movimentos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais de saúde para o SUS”. V Congresso Nacional da Rede UNIDA 24 a 27 de maio de 2003, Londrina/PR; Tema: “Governos novos, desafios antigos: investindo sempre nos processos de mudança”.

Congressos da Rede Unida: 6º Congresso Nacional da Rede UNIDA 2 a 5 de julho de 2005, Belo Horizonte/MG; Tema: “20 anos de parcerias na saúde e na educação”. 7º Congresso Nacional da Rede UNIDA 15 a 18 de julho de 2006, Curitiba/PA; Tema: “Promover saúde e impulsionar mudanças na formação profissional e no cuidado à saúde: uma política de Estado”. 8º Congresso Nacional da Rede UNIDA 6 a 9 de maio de 2009, Salvador/BA; Tema: “SUS: 20 anos de educação, trabalho e cidadania”.

Congressos da Rede Unida: 9º Congresso da Rede UNIDA 18 21 de julho de 2010, Porto Alegre/RS Tema: “Saúde é construção de vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania”. Fóruns internacionais.

Congressos da Rede Unida: E agora? Contando os passos para o 10º Congresso. O processo de 2010/2011: Encontro sobre Residências Multiprofissionais, Rio de Janeiro, abril de 2011; Encontro sobre Trabalho em Saúde, Rio de Janeiro, maio de 2011; Encontro sobre Educação na Saúde, Porto Alegre, julho de 2011; Encontro sobre Participação na Saúde, Fortaleza, setembro de 2011; Encontro sobre a Rede UNIDA, Campo Grande, novembro de 2011; Encontro sobre a Gestão na Saúde, Belém, novembro de 2011.

O Portal da Rede: www.redeunida.org.br

Questões para nossa agenda: O que ainda pode a mudança na formação das profissões da saúde diante dos contextos do sistema de saúde? O que diz para a formação o contexto atual? O que pode a Rede UNIDA nesse processo? Próximos desafios: O processo de organização do 10º Congresso; O enraizamento da Rede nas instituições envolvidas. Apoio à estratégia de vivências e estágios; Avaliação multicêntrica de experiências de educação permanente em saúde.