Aluna: Rodrigo Márcio da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fadiga em Metais.
Advertisements

Novo projeto de uma máquina de.
Modelagem Matemática de Laminação a frio de alumínio Efeito do coeficiente de atrito sobre os Estados de Tensões Aluno I.C.: Fabio Augusto Fabozzi –
Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens.
Flávia Spitale Jacques Poggiali
Ensino Superior 1.3 – Laminação a Frio de Alumínio Amintas Paiva Afonso Modelagem Matemática.
RESUMO O objetivo deste trabalho foi validar o software desenvolvido por Berto (2007) em LabView 7.1 que prediz a pressão interna de embalagens metálicas.
Mecânica dos Fluidos Escoamentos.
Aula 05.
Um Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos
Capítulo I - Introdução
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO parte 2 Prof. Beth CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.
FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL da Fundação de Ciências Aplicadas
Dinâmica do Movimento II
Necessidade dos ensaios
Mecânica Estudo dos Movimentos.
SELECÇÃO E FORMAÇÃO NA ÁREA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Cap.7 – Análise Dimensional e semelhança
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
Aluno: Frederico Pereira Machado
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Escoamentos exteriores
Aula Prática 9 Adimensionalização.
Energia Eólica Princípios.
FADIGA.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes
Cap.9 - Escoamento Externo
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Dep. de Engenharia Naval e Oceânica PROGRAMA DE PREDIÇÃO DE VELOCIDADES E SIMULADOR DINÂMICO DE VELEIROS.
TEORIA DE ESTRUTURAS II
PROPOSIÇÃO DE TEMAS DE TCC
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Instrumento de Medição Rugosímetro
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Algébricas
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula III
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
2004Mecânica dos Fluidos II Prof. António Sarmento - DEM/IST u Matéria: –Lei 1/7 de velocidades; –Expressões para a C.L. turbulenta com dp e /dx nulo sobre.
Propriedades de Transporte dos Fluidos – Tabelas A-8 a A-11
Dinâmica I Queda no ar!.
DINÂMICA II B (Experiência queda no óleo) Notas de aula no Stoa.usp.br/fep /mpraele.
FORÇA DE FRICÇÃO (OU FORÇA DE ATRITO)
Dinâmica I Queda no ar!.
DINÂMICA II B “Queda no óleo”.
Dinâmica II Aula Síntese
DINÂMICA II (Experiência do óleo).
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Momento de Inércia.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Redução do arrasto em um corpo cilíndrico.. Apresentação do problema e Motivação  Alto nível de iterações dos seres vivos com fluidos  Esforços fluido-dinâmicos.
CURSO DE MESTRADO EM EFICIÊNCIA ACÚSTICA E ENERGÉTICA PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Departamento de Engenharia Civil PRIMEIRA EDIÇÃO: 2015/2016 Coordenador:
Aluno: João Batista De La Salles Junior
Apresentação parcial – Projeto Final de Graduação
Divisão de Aerodinâmica – Subdivisão de Análise Engenharia de Integração Aeromecânica Análise Aeroelástica (importante na integração de novos armamentos.
2.9 Forças de atrito. 2.9 Forças de atrito O que faz com que um patinador se mova facilmente sobre o gelo?
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Ezugwu, E. O.; Bonney, J.; Yamane, Y. (2003). An overview of the machinability of aeroengine alloys. Jornal of materials processing technology, n° 134,
Dimensional Analysis Pratical Lecture 9 Mecânica de Fluidos Ambiental 2015/2016.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Aula 04 – Ensaio de materiais
Diagrama tensão x deformação Ensaio de tração de metais Curso Técnico Eletromecânica Tecnologia dos Materiais Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.
Transcrição da apresentação:

Influência da textura superficial no comportamento aerodinâmico em elementos estruturais cilíndricos Aluna: Rodrigo Márcio da Silva Orientadores: Prof. José Ubiragi de Lima Mendes.

Motivação Estruturas metálicas são susceptíveis a esforços/vibrações induzidos pelo deslocamento de massas fluidas de ar, provocando esforços e momentos, instabilidade ou até mesmo fadiga. Estes depósitos afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando), reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem) e aumentam as emissões de gases de exaustão (HO,CO, NO).

Objetivos Medir experimentalmente o coeficiente de arrasto para diferentes rugosidades. Estudar a influência da textura superficial no comportamento aerodinâmico. Verificar qual o melhor acabamento superficial para otimização da resistência a ação do vento, segundo o coeficiente de arrasto, em elementos estruturais cilíndricos (determinar faixa crítica) Plotar gráfico coeficiente de arrasto x Re variando a rugosidade.

Relação do coeficiente de arrasto com rugosidade superficial Gráficos retirados da tese “Vibrações aeroelásticas de torres esbeltas” – Marco Antônio Silva Pinheiro – Engenharia Civil - UFRJ

Atividades ao longo da bolsa Início da bolsa até o Workshop/Janeiro/2008 - confecção de corpos de prova, simulações, inúmeros experimentos, análise crítica dos resultados  Artigo: “Influência do acabamento superficial no comportamento aerodinâmico em elementos estruturais cilíndricos” CONEM 2008 – V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica – Salvador; Workshop/Janeiro/2008 até o Workshop/Agosto/2008 – novos ensaios que validaram os resultados anteriores, confecção de novos corpos de prova com rugosidade diferente; simulações matemáticas para número de Reynolds muito elevado, revisão da norma NBR 6123, análise crítica dos resultados.

Resultados

Resultados

Fotos dos Experimentos

Resultados dos Experimentos

Conclusão Pelos simulações/ experimentos comprovamos que a textura superficial provoca alterações no coeficiente de arrasto; Percebemos que depois do valor crítico a superfície lisa se comporta melhor que a superfície rugosa; Pelas simulações realizadas com números de reynolds elevados – a diferença de rugosidade provoca uma alteração de 0,1 no coeficiente de arrasto o que pode ser desconsiderado (análise bibliográfica NBR 6123) – o risco de possíveis alterações no coeficiente de arrasto são assegurados pelo coeficiente de segurança adotado no projeto;

Agradecimentos