CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO CATARINENSE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O PAPEL DAS GERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE COM OS PRESTADORES.
Advertisements

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
INFOVIA - Brasília Objetivo:
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Sistema de Informações
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Histórico do CNES e suas informações relevantes Introdução O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES representa um desejo há muito aspirado.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Oficina de Apoio Técnico aos Municípios
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Cartão de Pagamento Defesa Civil.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Carla Pintas Marques Enfermeira - Mestre em Saude Coletiva
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Os rumos do Estado Brasileiro – financiamento do SUS Simpósio sobre Política Nacional de Saúde Brasília junho 2005 Silvio Fernandes da Silva.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Fórum experiências exitosas em 2013
Sistemas de Informação em Saúde
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Gestão da Saúde Pública
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE Gabriela Damas Elibio Wagner Guimarães

INTRODUÇÃO O cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES é base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente. Propiciando aos gestores o conhecimento necessário para auxiliar o planejamento em saúde.

OBJETIVOS Disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas, ou seja, Federal, Estadual e Municipal

HISTÓRICO Foi instituído pela Portaria MS/SAS 376, de 03 de outubro de 2000, publicada no Diário Oficial da União de 04 de outubro de 2000 fontes de consulta: Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária – 1998 – do IBGE; Formulários do Cartão Nacional de Saúde

FONTES DE CONSULTAS PARA ELABORAÇÃO DO CNES Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária – 1998 – do IBGE; Formulários do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS; Formulários do Sistema de Informações Hospitalares do SUS; Formulários dos Sistemas de Autorização de APAC's; Contribuições de Técnicos e Instituições afins (PT/GM/MS 277/2000);

SIGNIFICADO Trata-se de um conjunto de informações que cada instituição de saúde brasileira deve prestar ao Ministério da Saúde, a fim de obter um código numérico que, futuramente, além de atestar uma situação regular de atendimento, será utilizado para celebrar contratos ou aditivos contratuais entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde.

ABRANGÊNCIA Abrange a totalidade dos Hospitais existentes no país, assim como a totalidade dos estabelecimentos ambulatoriais vinculados ao SUS e, ainda, os Estabelecimentos de Saúde ambulatoriais não vinculados ao SUS, estes últimos a serem cadastrados

ORGÃO REGULADOR O Sistema de Regulação –SISREG, sistema que informatiza a central de regulação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde no período de 1999-2002, representa o movimento inicial em direção à informatização dos Complexos Reguladores.

SISTEMA GERÊNCIADOR Gerenciador de Informações locais- GIL; O Banco utilizado é o Fire Bird - Banco de Dados livre, de acordo com a política do governo; O ambiente operacional utilizado pelo Sistema é Windows 98 ou superior.

CONCLUSÃO A consulta a este cadastro nós permite um maior reconhecimento de toda a rede de saúde do Brasil, além de auxiliar no planejamento em saúde e possibilitar maior visibilidade ao controle social e auxiliando as operadoras de saúde na contratação de sua rede credenciada.