BIBLIOTECAS ESCOLARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
Avaliação de desempenho dos docentes
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Departamento do Ensino Secundário
BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Semana da Leitura O que é?
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Vamos conhecer a Biblioteca
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
BE/CRE – Proposta de intervenção
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
ÁREA PROJECTO.
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Ana Mafalda Sousa Machado
Ana Mafalda Sousa Machado Coimbra, Setembro de Bem vindo!
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECAS ESCOLARES A Biblioteca Escolar deve ser concebida como um verdadeiro “centro de recursos educativos” multimédia (livros, programas informáticos, periódicos, registos vídeo e áudio, diapositivos, filmes, CD-ROM, etc) ao dispor de alunos, de professores e, em condições específicas, de outros elementos da sociedade

BIBLIOTECA ESCOLAR /CENTRO RECURSOS BE / CRE O novo conceito de biblioteca escolar enquadra-se num processo gradual de mudança da escola, favorecendo a afirmação de novos paradigmas e modalidades de acção educativa e reclamando a adesão e envolvimento da comunidade educativa, em ligação com o Projecto Educativo do estabelecimento de ensino. A Biblioteca: Deve ser um espaço privilegiado da vivência da comunidade escolar Deve constituir um instrumento essencial do desenvolvimento do currículo Não deve ser vista como um simples serviço de apoio à actividade lectiva Não deve ser, apenas, um espaço autónomo de aprendizagem Não deve ser, apenas, um espaço para ocupação de tempos livres Deve ser um centro cultural e de desenvolvimento de competências

BE / CRE Competências de informação tais como: Aprender a definir Saber localizar e usar recursos informativos em múltiplas fontes Saber aceder, avaliar e usar a informação com origem em múltiplas fontes (seleccionar) Saber organizar a informação para a produção de um novo conhecimento Saber comunicar a informação produzida e avaliar a informação.

BE / CRE Existem estudos que demonstram que a “confrontação tardia da criança com o escrito é o principal responsável pelo insucesso, na aprendizagem e no desenvolvimento de competências linguísticas, sobretudo no quadro dos objectivos da escolaridade.” Figueiredo, R. (2001) (…) estudos demonstram que as competências básicas ou se adquirem precocemente, nas primeiras etapas da vida, ou dão lugar a dificuldades que progressivamente se acumulam, se multiplicam e transformam em obstáculos quase intransponíveis. Alçada, I., Calçada, T., Martins, T., Madureira, A., Lorena, A. (2006)

BE / CRE Equipa Responsável Equipa nuclear da biblioteca Equipa 3 / 4 elementos (deve incluir um educador ou um professor 1ºciclo) Docentes com formação adequada às áreas de trabalho da gestão, organização e dinamização das bibliotecas escolares Número de horas suficiente para desenvolver um trabalho consistente. Continuidade dos elementos – professores do quadro da escola, períodos mínimos de 2 anos, visando viabilizar projectos sequenciais. Colaboradores de acordo com as necessidades específicas da biblioteca de cada escola e com as competências de cada um (Professores colaboradores - Funcionários auxiliares)

BE / CRE Funções Atendimento e apoio regular e informal junto dos utilizadores encaminhamento dos alunos informação sobre os recursos organização e serviços da biblioteca - respostas a perguntas pontuais aconselhamento na selecção de leituras esclarecimento de pequenas dúvidas Apoio à organização da documentação em todos os suportes Recolha e catalogação de artigos de interesse integrados em publicações periódicas

BE / CRE Funções Difusão de informação produção de bibliografias temáticas de suporte às diferentes disciplinas e projectos em curso guias de leitura montras de novidades listas de apontadores boletins de informação página Web da biblioteca etc.

BE / CRE Funções Produção de materiais educativos guiões de trabalho maletas pedagógicas dossiês temáticos Ensino em articulação com o trabalho disciplinar e a Área de Projecto, de competências de informação metodologia do trabalho de pesquisa pesquisa bibliográfica nos diversos suportes manipulação do hardware e do software apresentação de trabalhos

BE / CRE Funções Auxilio aos alunos, em ligação com a Área de Estudo Acompanhado, em métodos e técnicas de estudo recolha de informação em obras de referência, monografias, periódicos, sites e outros suportes tomada de apontamentos elaboração de fichas de leitura e de resumos, etc. Ajuda na implementação de programas de promoção da leitura previamente definidos pela equipa (PLANO NACIONAL DA LEITURA) Participação no desenvolvimento das actividades de animação pedagógica e cultural constantes no PAE

BE / CRE Funções Conservação e restauro de materiais Ajuda no tratamento estatístico regular dos dados de avaliação do desempenho da BE Outros Prevê-se a ocupação dos alunos na situação de ausência do respectivo docente em actividades educativas Leitura orientada Pesquisa bibliográfica orientada O funcionamento da biblioteca deve ser orientado para a aprendizagem e o trabalho autónomo e individual, a pares ou em pequenos grupos – EVITAR que se converta em mais um espaço de sala de aula.

Espaço / zonas funcionais BE / CRE Espaço / zonas funcionais Zona de Trabalho Técnico/Acolhimento Destinada ao atendimento e ao serviço de empréstimo Área específica para tarefas de organização técnica (registo, catalogação, classificação, ...) Deve ter, ainda, um espaço anexo para cabides e depósito de mochilas.

Espaço / zonas funcionais BE / CRE Espaço / zonas funcionais Zona de leitura informal Zona para leitura informal de revistas, jornais e álbuns Poderá incluir espaço contíguo para utilização de materiais manipuláveis e lúdicos (jogos educativos).

Espaço / zonas funcionais BE / CRE Espaço / zonas funcionais Zona de Leitura/Pesquisa Área de trabalho de grupo Área de leitura individual Área para consulta de documentação

Espaço / zonas funcionais BE / CRE Espaço / zonas funcionais Zona Audiovisual/Multimédia Área de visualização/montagem de vídeos Área de audição de CDs áudio Área de utilização de computador/Internet Área de produção/utilização do Scanner

Espaço / zonas funcionais BE / CRE Espaço / zonas funcionais Zona de produção gráfica Esta zona deve ser organizada de modo a permitir a produção de cartazes, jornais, desdobráveis, maquetes, dossiers temáticos, acetatos, encadernação...

Gestão e Organização da BE BE / CRE Actividades Gestão e Organização da BE Frequência de acções de formação no âmbito da Animação à Leitura, Dinamização de Bibliotecas Escolares, etc. Visita a Bibliotecas Escolares Elaboração do Regimento da Biblioteca Actualização do Regulamento Interno Elaboração do Plano de Actividades Professores da equipa e colaboradores, estagiária e funcionários auxiliares

BE / CRE Actividades Gestão e Organização da BE Elaboração de inquéritos e/ou outros processos de recolha de informações, tendo por objectivo melhorar as ofertas educativas de acordo com as necessidades e preferências da comunidade escolar Criação do logótipo da biblioteca Criação do cartão de utilizador da biblioteca Professores da equipa e colaboradores (preferencialmente professores do departamento de expressões) estagiária

BE / CRE Actividades Organização do Espaço Organização das diferentes zonas Elaboração da sinalética da BE Organização de uma planta da BE que permita relacionar as estantes com os conteúdos Produção de um guia sobre a BE para os utilizadores   Proposta: Departamento de Expressões

BE / CRE Actividades Tratamento documental Gestão do Fundo Documental Selecção, Aquisição, Registo, Carimbagem Tratamento/classificação do fundo documental (com base nas regras gerais de Catalogação e na Classificação Decimal Universal (CDU): suporte escrito software educativo fundo multimédia: Vídeo, DVD, Cd-Rom, Cd-audio, Diapositivos,Acetatos Informatização do fundo documental Professora bibliotecária, coordenadora e professores colaboradores

Coordenadora e professores colaboradores BE / CRE Actividades Tratamento documental Organização de Dossiers Temáticos Manutenção do material informático Permanente organização dos fundos documentais Aquisição de fundos documentais que funcionem como suporte ao desenvolvimento curricular, a actividades extra curriculares e projectos interdisciplinares Coordenadora e professores colaboradores

BE / CRE Actividades Difusão da Informação Elaboração periódica de um boletim informativo, divulgando o material entrado na biblioteca e informando sobre as mais diversas actividades A Biblioteca na Net Coordenadora e professores colaboradores

PLANO NACIONAL DA LEITURA (programas de promoção da leitura) BE / CRE PLANO NACIONAL DA LEITURA (programas de promoção da leitura) Constitui uma resposta institucional à preocupação pelos níveis de literacia da população em geral e em particular dos jovens, significativamente inferiores à média europeia Aprovado em Conselho de Ministros a 1 de Junho de 2006, determina a inserção de actividades de leitura orientada na sala de aula para todos os alunos do 1º Ciclo, do 2º Ciclo e do Jardim de Infância. Concretiza-se num conjunto de medidas destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar

Programas em contextos escolares BE / CRE Programas em contextos escolares Área de intervenção Nome do programa Actividades Apoio Jardim de Infância Está na Hora dos Livros Leitura diária na aula Actividades de expressão com livros Encontros com autores Jogos, concursos, prémios Envolvimento de Pais Feiras de livro Recomendação de listas de livros organizadas por níveis de dificuldade Orientações para Actividades (Site) Formação 1ºciclo Está na Hora da Leitura IDEM 2ºciclo Quantos Mais Livros Melhor Um tempo lectivo por semana para leitura de livros JI - 1º e 2º ciclo lançamento em 2006/2007

BE / CRE Programas em contextos escolares Área de intervenção Nome do programa Actividades Apoio 3ºciclo Navegar na Leitura Prémios de Leitura com apoio da Comunicação Social Tempo lectivo dedicado à realização de actividades de leitura Utilização nas aulas dos recursos disponíveis nas Bibliotecas Escolares Feiras do livro, concursos, jogos Animadores de leitura Serviço de empréstimo domiciliário centrado na BE Tempos Livres Ler.com Comunidades de leitores Apoio a blogs e chat-rooms sobre livros, jornais e e revistas e sobre leitura Disponibilização de apoio na BE 3ºciclo a partir de 2008

Há sempre tempo para ler BE / CRE Programas para contexto familiar Área de intervenção Nome do programa Actividades Apoio Famílias (com crianças no JI e no 1º e 2º ano) Leitura a Par Actividades de leitura entre pais e filhos Empréstimo domiciliário, centrado na BE Listas de livros recomendadas para leitura familiar, organizadas por nível de dificuldade Orientações para actividades Famílias (com crianças entre o 3º e o 6º ano) Há sempre tempo para ler Incentivo à leitura em tempo livre Empréstimo domiciliário, centrado na BE Concursos e jogos on-line e presenciais, que tomem como base a leitura domiciliária Idem

BE / CRE ”é essencial que as escolas se empenhem numa boa organização a todos os níveis da biblioteca escolar, e a sua consequente interferência positiva na vida da escola e na persecução da finalidade mais importante que a move - a construção do sucesso educativo. (...) Entre os professores e a Biblioteca Escolar será importante que se estabeleça um relacionamento estreito e directo. (...) Para isso é preciso alterar mentalidades e comportamentos, é preciso que os professores das várias disciplinas vão por sua vez à biblioteca escolar, se encontrem informados sobre o que lá existe, mantenham um relacionamento cooperante com o professor bibliotecário e o funcionário da biblioteca e os informem das suas necessidades, para que aí canalizem informação acerca de consultas/investigações criteriosamente realizadas, por si mesmos ou pelos alunos. (...) Isto implicará uma «revolução» (no seu melhor sentido) no pensamento e práticas de muitos professores e no funcionamento do próprio sistema de ensino. Será uma revolução liderada pela biblioteca (...)”. Silva (2002)

BE / CRE Colegas proponham e colaborem! Obrigada ! FIM