CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Advertisements

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Professor: Alex Avellar
II SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL - CERTIFICAÇÃO DIGITAL- CURITIBA, JUNHO DE 2010.
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO SIURB – Secretaria de Infra-estrutura Urbana e Obras CONVIAS – Departamento de Controle de Uso das Vias Públicas CGVias.
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Emitindo seu Certificado Digital
Como adquirir seu Certificado
Regional do FGTS de São Paulo
CERTIFICAÇÃO DIGITAL A partir de 02 de abril de 2013, todas as solicitações de Atualização Sindical(SR), Pedido de Registro (SC), Pedido de Alteração (SA),
Infra-estrutura de Chaves Públicas
PROCEDIMENTOS PARA FILIAÇÃO À CTB
Aplicações de Certificados Digitais
PROJETO.
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Certificado Digital NF-e Nota Fiscal eletrônica
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Certificação Digital.
Principais Tecnologias – NF-e
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Certificação Digital.
Certificação Digital Assinatura Digital.
Autoridades de Certificação
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Como adquirir seu Certificado
Benefícios.
B E N E F Í C I O S DISPONIBILIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL >> CARLOS ROBERTO VICTORINO Autor
Dr. Walter Galhardo Tarcha
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
 É uma assinatura eletrônica, obrigatória para todas empresas com mais de 10 funcionários, desde de 1º de Julho de 2012, e para todas as demais empresas.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
Cadastramento do NIS
Como adquirir seu Certificado
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Aplicações de Certificados Digitais. Receita Federal do Brasil - RFB - e-CAC DBE - Documento Básico de Entrada no CNPJ Sistema Público de Escrituração.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Programa de Recompensas
Desafios Tecnológicos da NFe
Importação e Exportação Bachup’s e cópia de segurança.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Procuração Eletrônica Como outorgá-la na Receita Federal do Brasil.
UNICIDADE SINDICAL NOVA PORTARIA TENDÊNCIAS Foz 29/11/2012.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Sistemas de Informação Segurança e Auditoria de Sistemas SI19 – Criptografia – Parte E Prof. Edson Yassuo
Departamento de Tecnologia da Informação. Case Diário Oficial Novembro/2010 Jeferson Trindade Departamento de Tecnologia da Informação – DTI Superintendência.
GESTÃO DE T.I. E DIREITO Patentes de software Contratos Digitais Assinatura Digital Privacidade e Direitos do Consumidor Responsabilidade Civil na Informática.
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
TECNOLOGIA E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
CERTIFICADO DIGITAL FÁBIO DE MORAIS SILVANA TAKEDA MISAKI WILLIAM TZI WEI FERREIRA LEE.
ASSINATURA DIGITAL.
Transcrição da apresentação:

CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE

O que é? Certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é o seu titular, pessoa física ou jurídica, ou seja, é um Documento Eletrônico de Identidade. Na internet, o certificado digital é a identidade das partes envolvidas nas transações eletrônicas.

Portaria nº 268/2013-MTE Esta Portaria estabeleceu o uso obrigatório, a partir do dia 02 de abril de 2013 da certificação digital, emitida conforme a ICPBrasil, nas solicitações realizadas eletronicamente via internet no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES. Sem este certificado não será possível realizar atualização de qualquer informação do Sindicato no CNES.

Para que serve? A certificação digital é considerada uma ferramenta de segurança extremamente eficaz, garantindo a integridade das informações que trafegam na Internet, bem como a identificação da origem e do destino. A MP 2.200-2, de 24/08/2001, garante validade jurídica aos documentos assinados eletronicamente com os Certificados Digitais emitidos dentro da Infra estrutura da ICP-Brasil.

Para que serve? A Certificação Digital, que será utilizada nas transações eletrônicas, garantirá: Privacidade nas transações: é a garantia que as informações trocadas nas transações eletrônicas não serão lidas por terceiros. Integridade nas mensagens: é a garantia que as informações trocadas nas transações eletrônicas não serão alteradas por terceiros.

Para que serve? Autenticidade: é a garantia da identidade da origem e do destino da informação. Assinatura Digital: Permite aferir, com segurança, a autenticidade de um documento eletrônico. Exclusividade: é a garantia de que somente o titular do Certificado Digital poderá realizar determinada operação.

Como adquirir um Certificado Digital? A entidade sindical interessada deverá escolher uma "Autoridade Certificadora" e se dirigir a uma "Autoridade de Registro" para adquirir o seu Certificado Digital. A relação de Autoridades Certificadoras e suas respectivas Autoridades de Registro pode ser encontrada no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI (link abaixo), ou poderá ser vista em resumo nos slides a seguir. http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/Certifica doObterUsar

Certificado Digital no CNES A Certificação Digital no CNES vem trazer maior segurança às entidades sindicais que diariamente acessam o sistema para realizar as suas solicitações. O acesso ao CNES para elaboração de "SC", "SR" ou "SD" poderá ser feito com a utilização do Certificado Digital (E-CNPJ) da entidade sindical. O responsável legal pela entidade sindical poderá utilizar o Certificado Digital (E-CPF) para a elaboração de "SD".

Autoridades Certificadoras SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; SERASA EXPERIAN; RECEITA FEDERAL DO BRASIL; CERTISIGN; IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO; VALID  CERTIFICADORA DIGITAL

Tipos de Certificados A1 VALIDADE DE UM ANO ARMAZENADO NO COMPUTADOR VALIDADE DE ATÉ CINCO ANOS ARMAZENADO EM CARTÃO OU TOKEN CRIPTOGRÁFICO

Kit cartão + leitora

Token

VALORES DO CERTIFICADO DIGITAL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

SERASA EXPERIAN

CERTISIGN

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

VALID CERTIFICADORA DIGITAL

Procedimentos de compra Pela Caixa Econômica Federal: 1. Escolha se o certificado é para Pessoa física ou Pessoa Jurídica e preencha o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO atentamente. 2. O titular do certificado deverá comparecer para validação presencial em uma das Agências Credenciadas da CAIXA portando os documentos necessários (original e cópia simples). Não é permitida a representação do titular por meio de procuração. 3. Realize o pagamento do certificado na própria agência.

Procedimentos de compra Pelo Serasa Experian: Fazer a solicitação de compra através do site; Após o pagamento, realize o agendamento, também pelo site; Na data agendada em um dos nossos postos de atendimento, compareça com 15 minutos de antecedência, munido dos documentos solicitados (originais e cópias).

Fontes Ministério do Trabalho e Emprego. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação 

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SINDICAL – DAS Michelle Zanella Martiniski Fone: 3271-9059 Coordenadora: Priscilla Fátima Caetano De Lima