HISTÓRICO A criação da AHPCE, em 1997, se relaciona com a história da criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo - RBCV, decretada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
São Bartolomeu Vivo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Fabiano André Vergani
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Metodologias Instituto Unibanco
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
CTR Nova Iguaçu.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
CAT.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRICO A criação da AHPCE, em 1997, se relaciona com a história da criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo - RBCV, decretada pela UNESCO em 1993 e do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS, para o qual a AHPCE desenvolveu a metodologia pedagógica aliando a necessidade de conservação ambiental desta região com a formação integral de jovens e sua inserção no ecomercado de trabalho. Este trabalho mereceu o prêmio Development Market Place do Banco Mundial. Desde então, há 15 anos a AHPCE vem implementando projetos de Educação Integral, Conservação Ambiental, Economia Solidária e Agroecologia Urbana, visando a promoção do desenvolvimento sustentável e a formação do ser humano integral. Clique aqui e conheça um pouco mais a nossa história.

PRINCIPAIS PROJETOS E PROGRAMAS

AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA SUBGLOBAL Solicitada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas no ano 2000, a maior pesquisa sobre a saúde dos ecossistemas, chamada Avaliação Ecossistêmica do Milênio, é preparada por 95 países e envolve cientistas de todo o mundo, além de órgãos da ONU, empresas, universidades e organizações não governamentais. No Brasil, a AHPCE em parceria com o Instituto Florestal realiza a Avaliação Ecossistêmica Subglobal que é um amplo processo científico e político para a sistematização do conhecimento sobre o metabolismo urbano e os serviços ambientais da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV, decretada pela UNESCO em 1994. Seu principal objetivo é orientar a sociedade e tomadores de decisão, quanto a função dos ecossistemas do cinturão verde para a qualidade de vida da população e aos vetores de impacto para que possam ser revertidos, contribuindo com a gestão sustentável das cidades. RESULTADOS • Realização do livro “Serviços Ecossistêmicos e Bem-estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, produzido pela AHPCE em parceria com quatro universidades, seis institutos de pesquisa e 25 cientistas; • A publicação é um instrumento para tomadas de decisão do poder público na implantação de políticas públicas que tenham em vista a conservação dos recursos naturais e a diminuição dos impactos ambiental e social já provocados; • Abertura de novos campos para a pesquisa na comunidade científica; • Orientação à iniciativa privada na forma de investir em tecnologia e utilização dos serviços e recursos ecossistêmicos; • Envolvimento do terceiro setor com a causa. PRINCIPAIS PARCEIROS: Instituto Florestal (Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Faculdade de Medicina da USP, Universidade de Guarulhos, Instituto de Botânica e Instituto de Economia Agrícola (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

PROGRAMA DE JOVENS MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL – PJ-MAIS Há 15 anos a AHPCE, em parceria com o Instituto Florestal e com o apoio da UNESCO e Banco Mundial, promove a formação integral e ecoprofissional de jovens entre 15 a 21 anos de idade, estudantes do ensino fundamental II e médio da rede pública de ensino, moradores de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV). São oferecidas, no período de 2 anos de formação, no contraturno escolar, seis oficinas práticas e reflexivas: Produção e Manejo Agrícola Florestal Sustentável; Agroindústria Artesanal; Consumo, Lixo e Arte; Turismo Sustentável; Formação Integral; e Iniciação Científica. O Programa trabalha o jovem em sua inteireza, encorajando-o a pensar, a refletir, a tomar decisões e a praticar a ética e a cidadania. A proposta é adequada ao conceito de reserva da biosfera, integrando a necessidade de sustentabilidade econômica de jovens em situação desfavorável com a preservação e recuperação ambiental. Já foram formados mais de 2.500 jovens de 20 núcleos em 15 municípios, que ingressaram com sucesso no ecomercado de trabalho, atuando com tecnologias socioambientais, prestando serviços ou empreendendo, contribuindo desta forma com o desenvolvimento econômico e sustentável local. RESULTADOS • Mais de 15 municípios e 20 Núcleos de Educação Ecoprofissional atuando em Rede; • Apoio da UNESCO para desenvolvimento metodológico • Prêmio “Development Marketplace” do Banco Mundial; • Inserção de jovens na monitoria do Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, maior unidade de conservação de mata atlântica do país; • Composição da Associação de Monitores Ambientais de Paranapiacaba; • Formação e coordenação das ONGs Ecoficina e Associação Chico Mendes, de Guarulhos; • Plantio de mais de seis mil mudas para neutralização de 600 toneladas de CO2 e reflorestamento do Parque da Várzea e entorno, no Embu-Guaçu, em parceria com mais de 30 empresas. PRINCIPAIS PARCEIROS: Prefeituras de Cajamar, Embu-Guaçu, Santo André, Salesópolis, Mairinque, Anna Lapini, FEMA-SP, H&H Fauser, Petrobras, Ecoficina, Parque Jussara, CEPEMA – USP, Associação Chico Mendes, Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV, Instituto Florestal (Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo), UNESCO, Banco Mundial.

ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI A Rota Gastronômica do Cambuci tem como objetivo resgatar e fomentar o cultivo e o consumo desta fruta nativa da Mata Atlântica de forma sustentável, abrangendo aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos, como estratégia de conservação ambiental e geração de renda. Desde 2008, a Rota Gastronômica do Cambuci realiza anualmente um circuito de Festivais Gastronômicos e um Arranjo Produtivo Regional nas cidades de São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André - Paranapiacaba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Caraguatatuba e Paraibuna, sob a coordenação da AHPCE e com a participação ativa das prefeituras e produtores locais. Desde 2010 o Programa está inserindo no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV. Tradicional na cultura popular regional, rico em vitamina C e antioxidantes, já era utilizado pelos bandeirantes e tropeiros na cachaça e xarope, doces e outros produtos. Hoje, com os festivais, o cambuci vem conquistando o público com suas mais variadas receitas. • 5º ano consecutivo de realização do festival gastronômico Rota Gastronômica do Cambuci; • Articulação de mais de 80 produtores para promoção do Cambuci, fruto endêmico da Serra do Mar Paulista, e outras frutas nativas como estratégia de ecomercado para conservação da Mata Atlântica; • Publicação do Livro “Cambuci - O Fruto, O Bairro, A Rota” em parceria com o Ministério da Cultura; • Publicação do Livro Cambuci de Receitas em parceria com a prefeitura de São Paulo; • Incorporação de receitas a base do fruto por chefs da alta gastronomia. RESULTADOS PRINCIPAIS PARCEIROS: Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV, Instituto Florestal (Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo), Incubadora de Projetos Sociais da prefeitura de São Paulo, Prefeituras de Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Salesópolis, Santo André, São Paulo, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.

AGROECOLOGIA URBANA RESULTADOS Por meio da Agroecologia Urbana, espaços livres nos perímetros urbanos e periurbanos são aproveitados para implementação de hortas e cultivo de frutas, verduras, legumes e ervas medicinais, utilizando técnicas agroecológicas para o consumo e comercialização local, viabilizando a geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento local. Desta forma, as famílias envolvidas com as práticas da Agroecologia Urbana, ampliam a visão e relação com o seu meio ambiente, com o valor do trabalho coletivo e a prosperidade, promovendo uma prática econômica e social sustentável, ecológica e justa. Através de educação e treinamento realizados por técnicos especializados, os conhecimentos em sistemas agroecológicos de plantio são transmitidos às famílias atendidas, respeitando o seu conhecimento prévio, valorizando suas experiências espontâneas e apoiando a organização local. Todo o processo ocorre de forma participativa. • Mais de 500 pessoas capacitadas em Agroecologia Urbana e mais de 10 grupos constituídos desde 2005 nos municípios de São Paulo e Osasco; • Aumento na renda familiar; • Melhora na saúde nutricional da família; • Aumento no nível de consciência agroecológica; • Maior qualidade ambiental local, com conservação das áreas verdes, recuperação de áreas degradadas e requalificação da paisagem; • Participação dos agricultores na construção e realização das políticas públicas de Agricultura Urbana. RESULTADOS PRINCIPAIS PARCEIROS: Prefeitura de Osasco, Sociedade Santos Mártires e FEHIDRO.

PROJETO ESCOLINHA DO FUTURO O Projeto Escolinha do Futuro tem como objetivo contribuir para desenvolvimento educacional integral de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de Osasco (SP) por meio de atividades no contraturno escolar. Desde 2008, em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco, a AHPCE atende em média 15 mil crianças por ano, em 56 unidades escolares do município. São oferecidas atividades educacionais artístico-culturais como Teatro e Dança, Música, Circo e Capoeira, atividades de Apoio Pedagógico e Xadrez (APX) como Meio Ambiente, Cidadania desde a Infância, Educação para o Trânsito, Jogos Cooperativos e Xadrez; e atividades motoras de tipificação esportiva como o Judô, Karatê, Futebol de Campo, Futsal, Basquete e Vôlei. Os Educadores de Modalidades e de APX trabalham em conjunto as diversas temáticas transversais propostas, que integram o desenvolvimento corporal das modalidades esportivas e artístico-culturais com o desenvolvimento mental, cognitivo e emocional do processo de aprendizado humano em suas múltiplas relações: consigo mesmo, com seu próximo, com seu meio social e com seu meio natural. O projeto promove o envolvimento da família e a integração de suas atividades ao Plano Eco Político Pedagógico das Unidades Educacionais da rede municipal de Osasco, por meio de ações singulares ecomplementares, realizadas pelos educadores do projeto, em diálogo com os professores e gestores da rede pública municipal. RESULTADOS • 97% dos pais avaliam como bom e ótimo o impacto do projeto no rendimento escolar de seu filho(a); • 87% dos professores das escolas percebem o impacto do projeto no desenvolvimento educacional dos alunos. • 89% dos educadores do projeto percebem o impacto positivo no desenvolvimento social das crianças atendidas; • 85% dos gestores das escolas consideram que as ações das modalidades estão integradas de forma positiva com as atividades de apoio pedagógico; PRINCIPAIS PARCEIROS: Sociedade Santos Mártires , Instituto Camargo Correa, FEHIDRO e FEMA-SP.

NOSSOS CONTATOS

AHPCE - Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica CNPJ: 02.371.608/0001-58 | OSCIP: 08071.008932/2006-72 | IE: 492.590.639.116 Rua Henry Ford, 494, Altos - Presidente Altino - Osasco - CEP 06210-103 Tel. + 55 11 2867-2773 / 7174-2456 www.ahpce.org.br falecom@ahpce.org.br facebook/ahpce