Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
  Ana Carolina Castelli da Silva
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
A Educação a Distância é possível?
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Questionário do Estudante Enade
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Transcrição da apresentação:

Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e Planejamento, Implementação e Gestão de EAD Aula Inaugural

SUMÁRIO Universidade Aberta do Brasil (UAB) LANTE – UFF O aluno na EAD Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD Disciplinas / Módulos Critérios de Aprovação Disciplinas oferecidas Ambiente Virtual Moodle Assuntos Gerais

Universidade Aberta do Brasil (UAB) Projeto criado pelo MEC, em 2005, para a implantação de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas. http://www.uab.mec.gov.br

O projeto UAB vislumbra atender com ensino superior público de qualidade os Municípios brasileiros que não têm oferta suficiente de cursos para atender a todos os cidadãos.

Pólos UAB 5

Educação a Distância (EAD) Comunicação de múltiplas vias Modalidade alternativa para superar limites de tempo e de espaço Possibilidades ampliadas pelo uso da tecnologia

Referenciais da EAD Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a ser Aprender ao longo da vida (aprender a aprender)

Deixa de ser concebida como mera transferência de informações Educação Deixa de ser concebida como mera transferência de informações Passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno

O que se espera do aluno que estuda a distância Estar motivado Ser organizado Saber estudar de forma independente e autônoma Saber pesquisar conteúdos complementares em outras fontes

O que se espera do aluno que estuda a distância Ter iniciativa para apresentar idéias, questionamentos e sugestões Saber trabalhar em grupo Ser disciplinado, a fim de cumprir os objetivos que estabeleceu para si mesmo

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM) Objetivos do Curso Apresentar recursos e técnicas para o ensino da Matemática sob um ponto de vista motivador e atual Introduzir novas tecnologias, em apoio ao processo pedagógico, para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio

Núcleo Obrigatório (NTEM) Informática Educativa I História da Matemática através de Problemas Informática no Ensino da Matemática I Metodologia do Trabalho Científico

Núcleo Optativo (NTEM) Informática Educativa II Informática no Ensino da Matemática II Argumentação e Conceito de Prova em Matemática Tópicos em Álgebra Tópicos de Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio Tópicos em Ensino da Geometria Tópicos em Educação Matemática Tópicos em Geometria Tópicos de Cálculo Diferencial e Integral

Qualificação para Tutoria (NTEM) Disciplina Eletiva: Sistema de Tutoria em Cursos a Distância

Requisitos para Conclusão (NTEM) Núcleo Obrigatório: 4 disciplinas Núcleo Optativo: 4 disciplinas Trabalho Final de Curso Tempo Máximo: 2 anos

Disciplinas oferecidas De outubro a dezembro de 2008: Informática Educativa I História da Matemática através de Problemas De fevereiro a abril de 2009: Informática no Ensino da Matemática I Tópicos em Ensino de Geometria Tópicos em Cálculo Diferencial e Integral

Ementa de Informática Educativa I História da Informática Educativa Teorias Pedagógicas: fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem Softwares educacionais: tutoriais, exercício e prática, ambientes abertos, jogos Feira de exibição de software Avaliação da qualidade de software educacional

Ementa de História da Matemática através de Problemas Problemas famosos: Trisseção do ângulo, duplicação do cubo e quadratura do círculo O quinto postulado da Geometria Euclidiana Problemas de tangentes a curvas Resolução de equações algébricas O dilema de Pitágoras

Ementa de História da Matemática através de Problemas Teoria das proporções de Eudoxo Construção dos números reais Teoria dos conjuntos e os números transfinitos de Cantor Números e codificação de mensagens

Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD) Objetivos do curso Possibilitar a formação do profissional de EaD, docente ou técnico; Viabilizar o acesso aos conteúdos básicos inerentes à área, bem como a discutir de questões pertinentes a essa realidade, em todos os seus níveis de execução.

Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD) Socializar as experiências de exercício da metodologia da Educação a distância implementadas pela UFF, em cursos de graduação e especialização no âmbito do Consórcio CEDERJ e da UAB. Capacitar professores da rede pública, profissionais atuantes nos cursos da UAB e outros profissionais que buscam se aprimorar nesta área do conhecimento.

Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD) Tratar das questões pertinentes aos contextos dos cursos na modalidade a distância, a saber: questões que dizem respeito aos ambientes virtuais de aprendizagem, aos aspectos teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem, às mídias de comunicação utilizadas, aos processos de interação e às avaliações .

Curso de Especialização PIGEAD Módulo 1 – Ambiente Virtual Moodle – Mídias de Comunicação e Fundamentos de EAD Módulo 2 – Desenvolvimento de Cursos a Distância com Foco no Aluno Módulo 3 – Produção de Material Didático Impresso e Virtual Módulo 4 – Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação Módulo 5 – Sistema de Tutoria em Cursos a Distância

Curso de Especialização PIGEAD Módulo 6 – Metodologia do Trabalho Científico Módulo 7 – Gestão de Cursos a Distância Módulo 8 – Avaliação de Aprendizagem e Institucional Módulo 9 – Gestão de Pólos Regionais Trabalho Final de Curso

Módulo 1 – Objetivos Capacitar docentes, técnicos, tutores e gestores que irão participar dos cursos de graduação e de especialização a distância. Discutir os conteúdos básicos que embasam o planejamento, a implantação, a gestão, a tutoria e a elaboração de material didático para cursos a distância: fundamentos da EAD, mídias e ambientes virtuais de aprendizagem.

Módulo 1 - Equipe Coordenador Módulo Tutoria Tutor

Mídias e Plataformas de EAD Módulo I - Discute os conteúdos básicos que embasam os Módulos posteriores. Fundamentos de EAD Educação a Distância Teorias de aprendizagens aplicadas à EAD Referenciais de qualidade em EAD Mídias e Plataformas de EAD Mídias para EAD Plataformas de EAD Educação a Distância Baseada na Web Aprendizagem colaborativa Projetos de EAD Produção de material didático para EAD

Módulo II – Metas e Objetivos Discutir os elementos do paradigma do ensino presencial e do ensino a distância Objetivos: Apresentar os elementos importantes na construção de um projeto pedagógico com foco no aluno.

NF Média ponderada de N1 e N2 cujos pesos são variáveis. Critério de Aprovação NTEM/PIGEAD Prova Presencial ou Trabalho (N1) Atividades Eletrônicas (fóruns, chats) (N2) NF Média ponderada de N1 e N2 cujos pesos são variáveis. NF deve ser igual ou superior a 6,0

MG = Média Aritmética das NF MG 7 Média Geral mínima para a obtenção do título de especialista MG = Média Aritmética das NF MG 7

Plataforma LANTE/MOODLE Ambiente virtual de aprendizagem customizado a partir do Moodle

Para começar a utilizar a plataforma LANTE/MOODLE http://www.lanteuff.org/moodle Login: CPF (sem pontos ou traço) Senha: lante123

Tutoriais Básicos do Moodle Tutoriais em Vídeo www.lanteuff.org/midias/tutoriais/moodle

Dúvidas ou problemas com a Plataforma Moodle? suportelante@gmail.com

Secretarias dos Cursos Telefone (21) 2629-9955 espnovatec@lante.uff.br coop@lante.uff.br