A importância da internacionalização Projecto AguaGlobal A importância da internacionalização Porto, 19 de Abril de 2012
O Paradoxo da Globalização Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão sobre os preços e mercado laboral Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido 2
Consequências da Globalização Integração dos Mercados. Desintegração da Produção Melhoria da competitividade das empresas. Crescente importância dos países emergentes BRIC - Mundo multipolar.- A criação do G-20 Rápida difusão global da tecnologia. Baixos Custos das Comunicações, melhoria das Telecomunicações, acesso à Internet Rápida evolução do comércio internacional vs. PIB mundial 8% 14% 33% 1913 1990 2011 Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido 3
Nos últimos 20 anos, duplicou a oferta de mão-de-obra Nunca na história mundial, tantos países basearam o seu crescimento económico no crescimento das exportações e na atração de investimento estrangeiro Nos últimos 20 anos, duplicou a oferta de mão-de-obra a nível mundial A economia mundial teve que absorver mais 1.400 milhões de trabalhadores, a maioria dos quais nos sectores de bens transaccionáveis. China 760 milhões Ex-União Soviética 260 milhões Índia 440 milhões Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido 4 Fonte – The Globalist 4
A internacionalização provoca uma maior pressão competitiva nas empresas, quer ao nível da oferta, quer ao nível da procura Ao nível da Oferta, Porque todas as economias estão a basear a sua recuperação no aumento das suas exportações de bens e serviços, o que provoca um ambiente de hipercompetição nos mercados. Ao nível da Procura, Porque o poder passou de quem quer vender para quem quer comprar. Passou dos Fabricantes para os Consumidores. O problema hoje não é falta de Oferta, mas sim da falta de Procura. Os consumidores são cada vez mais exigentes. Querem produtos com mais qualidade e a preços baixos. É cada vez mais difícil fazer chegar novos produtos e serviços às empresas e ao consumidor final. A importância do Branding Rui Marques falou da Capacitação que tem hoje uma importância crescente nas actividades da Aicep porque ela é fundamental para as empresas tenham mais hipóteses de sucesso nos mercados Internacionais. Ao nível da oferta, Porque todas as economias estão a basear a sua recuperação no aumento das exportações. Com a queda drástica da procura, a competição que já era grande torna-se em Hiper-competição. As empresas têm que apostar no conhecimento dos mercados e na inovação se querem ter sucesso na sua expansão internacional. Ao nível da procura Porque os consumidores perante uma oferta cada vez mais abundante e global exigem produtos cada vez com maior qualidade e a baixo preço.
Razões da Internacionalização Crescimento c/ aumento potencial do volume de vendas Economias de escala e de aprendizagem (inovação) Menos dependência do mercado interno português Aumento do ciclo de vida dos bens e serviços Diminui o impacto dos ciclos económicos Acompanhar grandes clientes no estrangeiro Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido Prestigia o nome da empresa 6
Aspectos determinantes do sucesso a nível internacional Melhor Conhecimentos dos Mercados e dos Clientes Maior Inovação e maior diferenciação nos produtos e serviços Criar marcas próprias – um ativo estratégico das empresas Maior Ligação às Universidades Melhor Qualificação dos seus Gestores Mais conhecimento dos mercados internacionais é uma vantagens competitiva sobre os concorrentes. Maior Cultura Internacional dos seus Quadros
Evolução do número de empresas exportadoras 23.498 24.430 24.254 21.224 21.651 20.011 17.721 17.725 17.773 17.044 16.705 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Fonte – INE
Distribuição das Empresas Exportadoras Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de 20.000 exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional
Distribuição das Empresas Exportadoras Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de 20.000 exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional
Distribuição das Empresas Exportadoras Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de 20.000 exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 2.940 – 48% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional
Distribuição das Empresas Exportadoras Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de 20.000 exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 14. 743 – 5,4% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional
Distribuição das Empresas Exportadoras Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de 20.000 exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 60% - 10. 518 – 0,6% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional
Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial Mais Parcerias Com oferta complementar de Bens e Serviços Que tenham recursos suficientes para Inovar Que tenham maior capacidade de oferta Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido Que tenham maior capacidade de negociação Que possam repartir o risco do negócio 14 14
Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial Mais Parcerias - Colaborar para Competir Com oferta complementar de Bens e Serviços Que tenham recursos suficientes para Inovar Que tenham maior capacidade de oferta Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido Que tenham maior capacidade de negociação Que possam repartir o risco do negócio 15 15
Um mundo em profunda mudança
Contributo para o PIB mundial 2012 Outros países Brasil Rússia China Índia EUA Zona Euro Outros Países Rússia EUA Brasil China Zona Euro Fonte – Oxford Economics Índia
Perspectivas de crescimento económico 2011 - 2020 Fonte – Oxford Economics
Perspectivas de crescimento económico 2011 - 2020 86% - Investimento Directo Estrangeiro 68% - Investimento no Estrangeiro Fonte – Oxford Economics
Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4% Situação em 2011 América do Norte Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4% União Europeia Atracção de Investimento – 86% Investimento no exterior – 68% Ásia Atracção de Investimento – 0.3% Investimento no exterior – 0,5% América Latina Atracção de Investimento – 6% Investimento no Exterior – 12% África Atracção de Investimento – 1% Investimento no Exterior – 7% Fonte: Banco de Portugal
74 % das exportações portuguesas Perspectivas de crescimento económico 2011 - 2020 74 % das exportações portuguesas Fonte – Oxford Economics
4% 74% 6% 4% 8% Situação em 2011 América do Norte União Europeia Ásia Bens + Serviços 4% União Europeia Bens + Serviços 74% Ásia Bens + Serviços 6% América Latina Bens + Serviços 4% África Bens + Serviços 8% Fonte: Banco de Portugal
Evolução dos 10 Principais Mercados Entre os anos de 2000 e 2010 Espanha 5.466.956 20,1% 4.119 9.760.710 26,6% 4.122 Alemanha 4.847.327 17,8% 2.722 4.785.454 13,0% 2.117 França 3.459.035 12,7% 3.547 4.338.416 11,8% 3.064 R. Unido 2.938.481 10,8% 2.606 2.014.033 5,5% 1.857 Angola 370.986 1,4% 4.165 1.914.833 5,2% 7.132 Holanda 1.159.589 4,3% 1.971 1.403.774 3,8% 1.575 Itália 1.087.881 4,0% 1.623 1.393.950 3,8% 1.603 EUA 1.525.027 5,6% 3.122 1.326.946 3,6% 2.079 Bélgica 1.593.920 5,9% 1.767 1.055.762 2,9% 1.497 Brasil 196.923 0,7% 1.114 440.171 1,2% 1.302 Fonte – INE
50 Principais Mercados de Exportação de Bens 24
50 Principais Mercados de Exportação de Bens 10+ 77,30% 25
50 Principais Mercados de Exportação de Bens 10+ 77,30% 4 Mercados - Espanha, Alemanha, França e Reino Unido - representam cerca de 50% 5 mercados da União Europeia estão a implementar, simultâneamente, medidas de austeridade. 26
A Grande Transformação 2000-2050
Evolução do Consumo da Classe Média Outros países União Europeia EUA Japão Outros países asiáticos Índia China Outros Países Estados Unidos Índia União Europeia Japão China Outros países asiáticos Fonte – OCDE 2010 – wp 285
Necessidade de Diversificação
Aumento das trocas comerciais nos últimos 10 anos 4 vezes entre os países desenvolvidos 10 vezes entre as economias emergentes
Os BRIC, em 2010 e apesar da crise económica e financeira, adicionaram 2 triliões de dólares ao PIB mundial. A China, em cada 3 meses, cria riqueza equivalente a uma nova economia portuguesa
Há economias com grande dinamismo económico, onde se fala português
A Língua Portuguesa como Recurso Económico O Triângulo Virtuoso Portugal Cabo Verde S.Tomé e Príncipe Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido Brasil Moçambique Angola 33
Países com grande potencial de crescimento Polónia Croácia Portugal Sérvia Magreb Cabo Verde S.Tomé e Príncipe Temos neste momento 5.800 empresas com Gestor de Cliente já atribuido Brasil Moçambique Angola 34
Nova Tutela e Rede Externa da Aicep
Diplomacia económica ao serviço das empresas com negócios internacionais
AICEP – Rede Externa Estocolmo Helsínquia Copenhaga Moscovo Dublin Madrid Paris Berlim Londres Estocolmo Varsóvia Moscovo Haia Bruxelas Zurique Viena Budapeste Praga Copenhaga Helsínquia Dublin Bucareste Barcelona Milão Ancara Atenas Mérida Vigo Istambul Centro de Negócios Escritório Representação Porto Lisboa
AICEP – Rede Externa Macau São Francisco Nova Iorque Toronto Cidade do México São Paulo Luanda Praia Buenos Aires Pequim Maputo Joanesburgo Xangai Singapura Rabat Centro de Negócios Escritório Representação Argel Santiago do Chile Tunes Nova Deli Tripoli Caracas Benguela Tóquio Kuala-Lumpur Jacarta Porto Lisboa Bogotá