Angelo Augusto Paula do Nascimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O desafio municipal para provimento e fixação do Profissional Médico
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Saúde Bucal na esfera pública
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Secretaria Municipal de Saúde
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Alexandre de Araújo Pereira
Regionalização Solidária.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ESF Integralidade da assistência
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA DE
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
MARIA AUXILIADORA ZANIN
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Enfermagem em Trauma e Emergência
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria Municipal de Saúde Conselheiro Lafaiete - MG
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programa Saúde da Família
Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Orientadora: Tânia R. Bertoldo Benedetti Área de Concentração: Atividade Física e Saúde NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA.
Transcrição da apresentação:

Angelo Augusto Paula do Nascimento XXIII FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA “Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade: Formação e Transformação” Gestão, Serviço e Sociedade: Integrar para fortalecer o SUS Rede Municipal de Saúde de Natal Angelo Augusto Paula do Nascimento

Responsabilidades Municipais Baixa complexidade Média complexidade Atenção Básica Áreas estratégicas Ciclos da vida ESF NASF Vigilância à Saúde Sanitária Epidemiológica Ambiental Estatísticas vitais

Secretaria Municipal de Saúde Organização da Rede Secretaria Municipal de Saúde Distrito Norte I Distrito Leste Distrito Oeste Distrito Sul Distrito Norte II

Responsabilidades Municipais Atenção Especializada Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Centro de Apoio Psicossocial(CAPs) Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência (RAPD) Centro de Especialidade Odontológica (CEO) Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU) Serviço de Atendimento Fixo às Urgências (SAFU) Centros de Especialidades (Policlínicas) Maternidades Hospitais Prevenção da Violência

A Fisioterapia no Município de Natal Reabilitação Atenção secundária Demanda Número de profissionais Instalações e aparelhagem Carga horária Atendimentos Prevenção e Promoção limitadas Atenção primária Atuação fora da unidade de saúde ESF (Estratégia de Saúde da Família) NASF

Responsabilidade Central do NASF Interdisciplinaridade Intersetorialidade Educação popular Território Integralidade Controle social Educação permanente

Ações do NASF Apoio Matricial Visitas domiciliares Atividades coletivas Processo de trabalho Discussões clínicas

Os desafios da Fisioterapia no Fortalecimento do SUS Quem é o fisioterapeuta na rede? Qual o papel do fisioterapeuta na rede? O perfil de formação profissional Formamos para o SUS?

Os desafios da Fisioterapia no Fortalecimento do SUS A realidade do serviço é matéria –prima para a formação? Quais as habilidades e competências que devemos ter em mente na formação de um profissional para o SUS? Qualificação profissional

Obrigado