Voluntariado no Hospital Pequeno Príncipe

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE Organização da Rede Básica Santa Rosa - RS
Advertisements

1.
Investimento Social Privado Volkswagen
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Gestão de Custos Hospitalares
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Sistema de Cadastro de Alunos Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Centro de Informações Educacionais – Cie.
Projeto ISO 9001 Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
Agenda 6 - Mais Call Center
O campo da Psicologia no CRAS
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Tecnologia em Marketing
Projetos Financiados em 2010
Política Nacional de Humanização
CASA SOLAR DE GUARATINGUETÁ
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
MINISTÉRIO DO ESPORTE. MINISTÉRIO DO ESPORTE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR – ASCES Convênio: 112/2008 Vigência: 25 meses Atendimento de:
ANS – LEI 9656/98 Dr. Michel Daud Filho 07/11/2012
Ministério de Minas e Energia
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
C OMISÃO I NTRA- H OSPITALAR PARA D OAÇÃO DE Ó RGÃOS E T ECIDOS PARA T RANSPLANTES Portaria de 2009: Classifica os hospitais como tipo I, II, e.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Seja uma franquia 40+.
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Projeto Aumento de Demanda em Clínica de Reprodução Humana Assitida
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
Atenção Básica em Saúde
VOLUNTARIADO: um passo da cidadania Gilma Montenegro Padilha Holanda COLABORADORAS Araguacy Rebouças Simplício Charles Feijó Marchioni Aragão Emmanuela.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Blablabla Lorem Ipsum Café com RH Cluster Goiânia – Jan/15.
Blablabla Lorem Ipsum Café com RH Cluster Goiânia – Ago/14.
Sugestão de Vídeo Parte 1
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Integrar Consultoria Organizacional1. 2 UM BREVE HISTÓRICO DA NOSSA EMPRESA Fundada em 2005, a Integrar Consultoria e Assessoria Organizacional Ltda,
Violência contra médicos
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
O papel pedagógico do órgão gestor
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Manual de Integração Gestores. Sugestões ao Gestor que receberá o novo profissional Antes do início do novo colaborador, é importante que os equipamentos.
Transcrição da apresentação:

Voluntariado no Hospital Pequeno Príncipe Estudo de Caso Voluntariado no Hospital Pequeno Príncipe Café dos Gestores – Conselho das Ics – 10 de outubro de 2010

Hospital Pequeno Príncipe – Histórico e Informações Voluntariado foi o início de tudo 1919: inauguram o Dispensário Infantil. 1930: inauguram o Hospital de Crianças. 1951: Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta. 1956: criada a organização mantenedora, a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (3º setor).

Hospital Pequeno Príncipe – Histórico e Informações MISSÃO Promover a saúde da criança e do adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa e da mobilização social. VALORES Aprimoramento técnico-científico; Cuidado integral; Interação com a família; Compromisso com a causa.

Hospital Pequeno Príncipe – Histórico e Informações DIRETRIZES Satisfação dos clientes; Sustentabilidade econômico-financeira; Valorização dos colaboradores; Fortalecimento institucional; Responsabilidade social. MISSÃO (mantenedora) Proteger a criança e o adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa em saúde e da mobilização social, fortalecendo o núcleo familiar.

Hospital Pequeno Príncipe – Histórico e Informações Pontoações 2008 (Nº de procedimentos) Ambulatorial: 294.614. Internações: 24.555. Cirurgias: 16.167. Exames: 569.271. Transplante de órgãos: 31. Transplante de tecido ósseo: 99.

Hospital Pequeno Príncipe – Histórico e Informações Estrutura Física 3 edifícios principais; 4 anexos aos edifícios; Área superior a 17 mil metros quadrados; 390 leitos de internação, sendo 62 de UTI. Taxa de ocupação de leitos próxima dos 80%.

Hospital Pequeno Príncipe – Estrutura Física

Hospital Pequeno Príncipe – Voluntariado Atividades promocionais e arrecadação de fundos

Hospital Pequeno Príncipe – Voluntariado Programas de voluntariado ativos: 1. Brinquedoteca. 2. Enfermaria. 3. Jovem Abraça Criança. 4. Voluntariado Empresarial. 5. Programa Trupe da Saúde (doutores da alegria). 6. Acões culturais com doadores de talento: artistas, atores, músicos, palhaços.

Hospital Pequeno Príncipe – Colaboradores e Voluntários ~1700 funcionários. ~800 voluntários cadastrados. ~300 voluntários ativos nas seguintes áreas: 1. Brinquedoteca. 2. Enfermaria.

Hospital Pequeno Príncipe – Equipe do Voluntariado Equipe para gestão do voluntariado (incluindo programas): 3 Psicólogas contratadas. 6 Estagiários(as). 1 Recepcionista contratada.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado Processo de adesão ao voluntariado: Candidatura. Entrevista individual. Treinamento. Supervisão.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado Candidatura. Interessado entra em contato com a área de voluntariado para agendar entrevista. 20 candidatos entrevistados mensalmente. Doze (12) chegam ao final do processo de integração e se efetivam. Anteriormente eram entrevistadas 60 pessoas mas sem qualidade na integração do voluntário.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado 2. Entrevista Individual: Seleção criteriosa. É averiguado: quer ser voluntário? Por que? Por que no Pequeno Príncipe? Verificam se existem interesses secundários (qual o vínculo com o hospital). Investigam se a pessoa suportará o ambiente do hospital (condições emocionais, tempo, saúde).

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado 2. Entrevista Individual: Esclarecem sobre o compromisso que se espera do voluntário. Definem a área (enfermaria ou brinquedoteca). Se o voluntário se identifica seguirá para o treinamento. Assinatura do termo de adesão do voluntário obrigatório por lei.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado 3. Treinamento: Duração de 2 horas aos sábados. Estrutura do hospital organizacional e física. Funcionamento da biblioteca e brinquedoteca. Rotinas do trabalho, inclusive a ISO (SA 8000 – O modelo ISO 9000 aplicado à responsabilidade social) Procedimentos, horários, organização geral.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado 4. Supervisão: Período máximo de voluntariado: 1 vez por semana (3h). O voluntário é acompanhado desde a chegada até o retorno e dura de 4 a 6 semanas. Tempo necessário para abaixar a ansiedade do inicio e entender a atividade.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado Outras Características: Reuniões bimestrais para treinamento, capacitação e intercâmbio. Comunicação: mural, e-mail, bilhetes, pessoalmente, telefone e secretaria. Voluntários tem livre acesso à sala de Voluntariado. Voluntários trabalham sempre de uniforme: avental, camiseta e crachá.

Hospital Pequeno Príncipe – Características do Voluntariado Resumo Características do Voluntariado: 20 pessoas entrevistadas por mês. Período máximo de voluntariado: 1 vez por semana ( 2 a 3h). Equipe de 7 pessoas fazem a gestão de 300 voluntários ativos e outros projetos. Candidatura, entrevista, treinamento e supervisão. Trabalho sempre em grupo. Valorização do voluntário.

Hospital Pequeno Príncipe – Equipe de Voluntariado Características da Gestão do Voluntariado Atenção direta aos voluntários: 3 a 4 horas diárias (entrevistas, capacitação, reuniões). Por dia recebem entre 20 a 40 voluntários. Outras atividades: recreação (brinquedos, literatura, música, histórias), culturais, acompanhamento de bebês, organizar festas, arrecadação*, marketing e relacionamento, bazar permanente. Setor de voluntariado existe desde 1957.

Hospital Pequeno Príncipe – Questão 1 Qual o segredo do sucesso no voluntariado? Organização do setor, tarefas definidas. Voluntário não pode se sentir perdido. Exigir o comprometimento (horários), mas flexibilizar (relação é sensível). Acolhimento, reconhecimento (não se satisfazem com a doação), contato, cafezinho, dia do voluntário. Trabalhar em dupla ou trio.

Hospital Pequeno Príncipe – Questão 2 Qual o maior desafio no voluntariado? Fidelizar o voluntário. “Voluntariado é uma atividade extra para a maioria. Muitas variáveis dificultam a pessoa ir para o serviço voluntário. Vemos que as pessoas que tem menos tempo são as que mais se disponibilizam para trabalhar.”

Hospital Pequeno Príncipe –

Hospital Pequeno Príncipe – Debate Questões para debate xxxxxx. xxxxxx