POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Curso de Docência Universitária
Fundamentos, Concepções e Princípios da EJA
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PAIC 2013.
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O que é ensinar história?
SUJEITO HISTÓRICO.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
humanos não podem ser vistas como desigualdades.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Construindo a cultura educacional inclusiva
Atividade complementar 05
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A teoria pós-colonialista do currículo
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Transcrição da apresentação:

POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS

História da Educação Didática Teorias do currículo Etnografia escolar QUESTÕES EDUCATIVAS Psicologia educacional Sociologia da Educação Pedagogia Políticas educativas

Tecnologias e escola Didática Qual o melhor modo de utilizar as novas tecnologias com os jovens, de modo a produzir melhores aprendizagens? Estuda o ensino

Teorias do currículo Que modificações ocorreram no conhecimento desde o currículo oficinal até as reformulações que mostram a imprescindibilidade das tecnologias na escola? A teoria curricular estuda as relações entre conhecimento, instituições, políticas e culturas

Psicologia educativa Como se relaciona as práticas escolares mais tradicionais com as estruturas cognitivas dos sujeitos de hoje? E as práticas mais mediadas pelas tecnologias? Ela estuda a aprendizagem, o desenvolvimento do aluno e os processos cognitivos que tem lugar na aula.

Pedagogia As tecnologias antigas representam a posição de autoridade docente? São um símbolo de assimetria própria de toda relação educativa? Que circunstâncias históricas, políticas, institucionais, explicam a força delas nos dispositivos escolares? A pedagogia se ocupa da educação em seus termos básicos mais gerais, e se interessa por entendê-la desde uma perspectiva histórica, política e filosófica. A pedagogia desnaturaliza, estranhando o que na escola é cotidiano A pedagogia indaga as identidades escolares: O que significa ser aluno, ser professor...?

Sociologia da educação Como tem se alterado as representações sociais a respeito da escola? Que lugar ocupam as tecnologias mais antigas como símbolo das ditas representações? A sociologia educativa analisa os fatos educacionais em conexão com os processos sociais

Etnografia escolar Que sentido os alunos atribuem à experiência de utilizar tecnologias como o giz e o quadro negro, por exemplo? O olhar etnográfico sobre a vida escolar indaga a perspectiva dos atores na experiência e nas construções que tem lugar na cultura escolar.

E o quanto à História da Educação? O que podemos pensar? Como podemos conceituar?

Cartum, de Tonucci