A MENTIRA INFANTIL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para você,desejo neste Ano Novo...
Advertisements

" A história de uma àrvore ".
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)
BÁRBARA GUIMARÃES.
Influência Social.
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
O Início da Comunicação
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Amor e Loucura Em tempos atrás viviam duas crianças, um menino e uma menina, que tinham entre quatro e cinco anos de idade. O menino chamava-se Amor e.
Regras e limites na educação de crianças
Os tipos de comportamento no meio social
GENTILEZA.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Por que meditar é tão importante?
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Apresentação do projecto – reunião de pais
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
A História do Pedrinho e da Joana
O nó de afeto.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Jogo Interactivo: Verdadeiro ou Falso
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
UMA CARTA DE AMOR....
Ética e Moral na formação dos filhos
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
Promoção de leitura em família
Estilos educativos e comunicação
A cesta do Carvão.
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Eu Aprendi.
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
O sentido, a esperança, a vida inteira de toda a pessoa, fundamenta-se e sustem-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
A Rocha.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
O hoje e o amanhã.
SITUAÇÕES.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem...
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ECO DA VIDA Um pequeno garoto e seu pai caminhavam pelas montanhas. De repente o garoto cai, se machuca e grita: - Aai!!! Para sua surpresa escuta a.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
A CRISE DOS SETE ANOS PARA VYGOTSKY
- 7 dezembro -. # PENSAMENTO Desde que te levantaste até agora, tens ideia de quantas coisas belas já te aconteceram hoje? O poderes pensar, falar e.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

A MENTIRA INFANTIL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS Licenciatura em Educação de Infância Unidade Curricular: Formação Pessoal e Social Docente: Paula Colares Pereira A MENTIRA INFANTIL Discentes: Bárbara Simão Nº16 Inês Afonso Nº22 Marta Ribeiro Nº27 Sónia Tavares Nº32

O que é a Mentira?

Uma mentira pode ser entendida como: Uma afirmação contrária à verdade (Piaget,1932); Uma falsidade, uma ficção, uma ilusão, um juízo errado, uma indução em erro, uma persuasão falsa (Priberam); Ao nível da Psicopatologia é considerada um distúrbio do comportamento (Marcelli, 2005); Para Sutter (1961), mentir é manter uma ideia, em desacordo com a verdade, com a finalidade de induzir em erro; Para Bakwin (1974), entende-se por mentira a falsificação deliberada com a intenção de enganar.

Segundo Angeles Gervilla Castillo (1994), existem 3 causas fundamentais para a mentira: Organização intelectual - Para Piaget, o pensamento infantil é caracterizado por: Egocentrismo: A criança centra-se no seu próprio ponto de vista, destacando-se pelo monólogo, a criança fala para si como se pensasse em voz alta. Esta característica mantém-se até aos 5 anos (Piaget, 1996); Social: Entre os 5 e os 7,5 anos a criança começa a formar pequenos grupos. A partir dos 8 anos existe a necessidade de trabalhar em comum.

Conduta do adulto – Razões pelas quais a criança mente ao adulto: para agradar, para evitar o sofrimento, por generosidade, por solidariedade, para convencer, por timidez, por prazer, por culpa, e por agressividade. Conduta de outras crianças – Razões pelas quais a criança mente a outras crianças: para parecer interessante, por desejo de poder e por agressividade.

Segundo a mesma autora é possível distinguir 3 tipos de mentira: Pseudomentira ou mentira aparente Mentira social Mentira patológica

A pseudomentira ou mentira aparente Para Piaget, a criança pequena não mente por mentir; na verdade, ela altera a realidade em função dos seus desejos e fantasias, pois, até aproximadamente 7/8 anos, a criança não tem obstáculo interior à mentira, mente como brinca, não sentindo a necessidade de dizer a verdade.

Mentira para chamar a atenção A mentira social Mentira fantástica Mentira imitativa Mentira defensiva Mentira para chamar a atenção Mentira escolar Mentira compensadora Mentira antagónica

Mentira e Histerismo Mitomania A mentira patológica Mentira e Simulação Mentira Neurótica Mitomania

ESTRATÉGIAS DE COMBATE À MENTIRA INFANTIL

Quando a criança mente a atitude do adulto deve ser: Chamar a criança à atenção, mencionando que ela foi mentirosa; Deixar passar ao lado; Explicar as consequências negativas do acto de mentir com exemplos práticos.

Mãe e filha estão em casa quando o telefone toca Mãe e filha estão em casa quando o telefone toca. A mãe diz: “Atende e diz que não estou!” Este tipo de atitude: não tem mal porque a criança percebe que não há consequências negativas; é nociva porque o exemplo dos pais é muito importante; é conveniente para que a criança apreenda as vantagens das mentiras úteis.

correcta, porque já não era a primeira vez; A Sara partiu uma jarra de colecção. O pai, agressivamente, perguntou: “Foste tu que partiste a jarra?!” Ao que a criança melindrada, respondeu: “Não…” A atitude do pai foi: correcta, pois a peça era valiosa pelo que a agressividade do pai se justificava; incorrecta, pois a agressividade nas palavras do pai, intimidou a criança, levando-a a mentir; correcta, porque já não era a primeira vez; incorrecta, porque ele não gostava da jarra.

O Frederico chegou ao infantário e disse à educadora: “Ontem à noite estive a conversar com o Pai Natal!” Ao que a educadora respondeu: “Não sejas mentiroso. Ultimamente só dizes mentiras!” Esta atitude foi: correcta porque apesar de já lhe ter sido dito que o pai Natal não existe, a criança mentiu; incorrecta porque não se deve chamar a criança de mentirosa pois isso não ajudará a erradicar o comportamento inadequado; incorrecta porque a Educadora tinha contado uma história de Natal na véspera; correcta porque isso reforçará uma imagem negativa na criança o que vai facilitar a correcção do comportamento.

Sempre que os pais do Pedrinho se dão conta de que o filho mente, castigam-no duramente. Este comportamento contribui para que a criança entenda que mentir é um comportamento incorrecto; b) O castigo continuado apenas contribui para que sinta medo e aumente a necessidade de voltar a mentir; c) Perante a mentira, os pais deveriam ignorar, fingindo não se aperceberem, para a criança não se sentir incentivada a mentir novamente.

Concluindo… A mentira é uma afirmação contrária à verdade. Só se pode falar de mentira infantil a partir dos 7/8 anos, antes disso trata-se de fabulação. A mentira está relacionada com a organização intelectual da criança, com a conduta do adulto e com a conduta das outras crianças. São distinguíveis 3 tipos de mentira: pseudomentira, social e patológica. Para combater este comportamento nas crianças devemos dar o exemplo, levar a criança a reconhecer que mentir não é benéfico, evitar o castigo optando pelo diálogo, entre outras estratégias.

FIM

1. Quais as causas da mentira na infância? Organização intelectual - Para Piaget, o pensamento infantil é caracterizado por: Egocentrismo: A criança centra-se no seu próprio ponto de vista, destacando- se pelo monólogo, a criança fala para si como se pensasse em voz alta. Esta característica mantém-se até aos 5 anos (Piaget, 1996); Social: Entre os 5 e os 7,5 anos a criança começa a formar pequenos grupos. A partir dos 8 anos existe a necessidade de trabalhar em comum. Conduta do adulto – Razões pelas quais a criança mente ao adulto: para agradar, para evitar o sofrimento, por generosidade, por solidariedade, para convencer, por timidez, por prazer, por culpa, e por agressividade. Conduta de outras crianças – Razões pelas quais a criança mente a outras crianças: para parecer interessante, por desejo de poder e por agressividade.

2. A partir de que idade se pode considerar mentira infantil e qual a denominação correcta para a mentira antes disso? Nos primeiros anos de vida a dita mentira infantil é um processo natural do desenvolvimento da criança e não um acto voluntário, pois até aos 6/7 anos, a criança não distingue a realidade da ficção. Antes desta idade trata-se de pseudomentiras que são produtos espontâneos do pensamento infantil.

3.Enumera diferentes categorias associadas à mentira social. A mentira social Mentira fantástica Mentira imitativa Mentira defensiva Mentira para chamar a atenção Mentira escolar Mentira compensadora Mentira antagónica