Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Os projetos.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
O Aluno a Distância.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Prof. Ms. André Freire | Prof Ms.
Metodologia Versão 2 FSRS.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A Importância da Educação Continuada
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação.
O papel do conteudista.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
UMA PARCERIA.
As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Planejamento do Projeto de Curso Profa. Carolina Paz Aprender consultoria e design Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Curso de Capacitação em EAD
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Gestão por Competências
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Design Instrucional para Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.
Carlos Visão Global Social
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Capítulo 1 A administração hoje.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Universidade Corporativa Procenge
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
1 Caderno de Exercícios Os exercícios a seguir devem ser respondidos com base na leitura do conteúdo disponível para o Pré-curso (Hotsite PQRS2012 – Capacitação.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Equipes e Processos em EaD Etapas de Projetos em EaD Equipes e Competências Trabalhos em Equipe – Variáveis Modelo de Equipe Equipes multidisciplinares

Etapas de Projetos em EaD Objetivo Identificação das Equipes de Trabalho

1a Etapa Elaboração do Projeto Definição de cronogramas do curso; Definição de cronogramas de trabalho; Configuração equipamentos e rede cliente; Orçamentos / custos materiais, serviços e outros;

1a Etapa (continuação) Elaboração do Projeto Dimensionamento de Equipes de Trabalho: Interna / permanente; Interna / por projeto; Externa / prestadores de serviço.

Equipes de Trabalho Instituição Curso A Cliente Y Prestadores Serviços Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outros produtor

2a Etapa Produção Materiais Didáticos (MD) Modelos p/ Produção e Distribuição de MD; Atribuições das Equipes de Trabalho; Procedimentos das Equipes de Trabalho; Treinamento Equipe de Atendimento; Produção e Distribuição de MD; Ferramentas de Controle de todo o Processo / Custos, Prazos e Qualidade; Validação Curso Piloto.

3a Etapa Execução do Curso Produção e Distribuição de Materiais Didáticos; Cadastramento Usuários; Serviços de Secretaria; Treinamento Usuários (alunos); Organização Encontros Presenciais; Avaliação de Aprendizagem; Avaliação de Processo.

4a Etapa Finalização do Curso Certificação; Relatórios de avaliação; Prospecção para reedição.

Equipes e Competências Habilidades das Pessoas são essenciais para um ensino à distância com êxito; podem estar presentes em pessoas com vários papéis diferentes; atuando em circunstâncias diferentes.

1a Competência Liderança Lider(es) de Projeto Visão dos sistemas de EaD existentes; Compreensão das necessidades de implementação da EaD; Conhecimento do público alvo; Acesso recursos financeiros e humanos; Autoridade e respeito na organização.

2a Competência Capacidades Administrativas Administradores no Lançamento e Manutenção de cursos Conhecimento Logística; Conhecimento Gestão Financeira; Credibilidade na organização.

3a Competência Desenvolvimento do Curso Conteúdistas Especialistas Técnicos Instrucionais p/ EaD Desenhadores Instrucionais Prestadores Serviços / Equipe Interna Formatação e produção materiais

4a Competência Ensino e Apoio Alunos Tutores Conhecimento conteúdo; Aptidão a aprender novas abordagens de ensino e aprendizagem na EaD; Identificar e atender necessidades dos alunos; Supervisionar ensino e aprendizagem da equipe.

5a Competência Coordenação da Logística Administradores Prever e Planejar necessidades; Controle do Fluxo de Informações; Controle de Prazos; Conhecimento geral Sistemas Administrativos e Financeiros; Controle de Qualidade.

6a Competência Avaliação de Processo Lideres Compreensão dos objetivos e procedimentos de ensino; Identificação de necessidades de monitoramento constante; Identificação de estudos e métodos de analise dos dados.

Encenação de Gestão Atividade!

Trabalho em Equipe Variáveis Eficazes Tempo; Experiência e Maturidade; Respeito mútuo; Abertura e Flexibilidade; Desejo de aprender, curiosidade; Empenho; Empenho; Apoio e Encorajamento; Sensibilidade; Confiança; Atenção ao poder; Determinação e Energia;

Equipes de Trabalho Instituição Curso A Cliente Y Prestadores Serviços Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outros produtor

Equipes multidisciplinares Atividade! Identificar: Objetivos; Tipos; Atribuições; Procedimentos

Atividade Encenação de gestão Instruções: Desenvolva vários cenários para fins de encenação por diferentes grupos de participantes (sortear os nomes a partir de um chapéu poderá ser a maneira mais imparcial de seleccionar os “actores” para cada papel, caso não existam voluntários). Cada “encenação” é seguida por um debate para determinar como as situações poderiam ter sido abordadas mais eficientemente por todas as partes envolvidas.

Encenação de Gestão Cenário Um: São necessários quatro actores para esta encenação: dois entrevistadores e dois entrevistados. Os dois entrevistadores são o chefe do departamento e o desenhador instrucional. Duas pessoas são entrevistadas separadamente para preencher um lugar de redactor de curso (escolha a matéria do curso). Antes de entrevistarem os candidatos, os dois entrevistadores precisam de determinar a natureza do trabalho e as qualidades que pretendem dos candidatos; em seguida, entrevistam cada um dos candidatos. O primeiro candidato aproveita ao máximo a entrevista. O segundo candidato faz o contrário – não responde rapidamente, não parece possuir as qualificações necessárias, hesita excessivamente, etc.

Encenação de Gestão Cenário Dois: Uma reunião da equipa de curso: desenhador instrucional, editor, redactor do curso e desenhador visual. O redactor do curso está atrasado no cumprimento dos respectivos prazos, e a equipa está em sério desacordo sobre o que deverá ser feito.

Encenação de Gestão Cenário Três: Uma reunião do departamento: o desenhador instrucional, responsável por preparar cinco cursos prontos para entrega até Setembro, tenta explicar ao chefe do departamento, ao reitor e a um professor sénior o que está a fazer.