Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Equipes e Processos em EaD Etapas de Projetos em EaD Equipes e Competências Trabalhos em Equipe – Variáveis Modelo de Equipe Equipes multidisciplinares
Etapas de Projetos em EaD Objetivo Identificação das Equipes de Trabalho
1a Etapa Elaboração do Projeto Definição de cronogramas do curso; Definição de cronogramas de trabalho; Configuração equipamentos e rede cliente; Orçamentos / custos materiais, serviços e outros;
1a Etapa (continuação) Elaboração do Projeto Dimensionamento de Equipes de Trabalho: Interna / permanente; Interna / por projeto; Externa / prestadores de serviço.
Equipes de Trabalho Instituição Curso A Cliente Y Prestadores Serviços Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outros produtor
2a Etapa Produção Materiais Didáticos (MD) Modelos p/ Produção e Distribuição de MD; Atribuições das Equipes de Trabalho; Procedimentos das Equipes de Trabalho; Treinamento Equipe de Atendimento; Produção e Distribuição de MD; Ferramentas de Controle de todo o Processo / Custos, Prazos e Qualidade; Validação Curso Piloto.
3a Etapa Execução do Curso Produção e Distribuição de Materiais Didáticos; Cadastramento Usuários; Serviços de Secretaria; Treinamento Usuários (alunos); Organização Encontros Presenciais; Avaliação de Aprendizagem; Avaliação de Processo.
4a Etapa Finalização do Curso Certificação; Relatórios de avaliação; Prospecção para reedição.
Equipes e Competências Habilidades das Pessoas são essenciais para um ensino à distância com êxito; podem estar presentes em pessoas com vários papéis diferentes; atuando em circunstâncias diferentes.
1a Competência Liderança Lider(es) de Projeto Visão dos sistemas de EaD existentes; Compreensão das necessidades de implementação da EaD; Conhecimento do público alvo; Acesso recursos financeiros e humanos; Autoridade e respeito na organização.
2a Competência Capacidades Administrativas Administradores no Lançamento e Manutenção de cursos Conhecimento Logística; Conhecimento Gestão Financeira; Credibilidade na organização.
3a Competência Desenvolvimento do Curso Conteúdistas Especialistas Técnicos Instrucionais p/ EaD Desenhadores Instrucionais Prestadores Serviços / Equipe Interna Formatação e produção materiais
4a Competência Ensino e Apoio Alunos Tutores Conhecimento conteúdo; Aptidão a aprender novas abordagens de ensino e aprendizagem na EaD; Identificar e atender necessidades dos alunos; Supervisionar ensino e aprendizagem da equipe.
5a Competência Coordenação da Logística Administradores Prever e Planejar necessidades; Controle do Fluxo de Informações; Controle de Prazos; Conhecimento geral Sistemas Administrativos e Financeiros; Controle de Qualidade.
6a Competência Avaliação de Processo Lideres Compreensão dos objetivos e procedimentos de ensino; Identificação de necessidades de monitoramento constante; Identificação de estudos e métodos de analise dos dados.
Encenação de Gestão Atividade!
Trabalho em Equipe Variáveis Eficazes Tempo; Experiência e Maturidade; Respeito mútuo; Abertura e Flexibilidade; Desejo de aprender, curiosidade; Empenho; Empenho; Apoio e Encorajamento; Sensibilidade; Confiança; Atenção ao poder; Determinação e Energia;
Equipes de Trabalho Instituição Curso A Cliente Y Prestadores Serviços Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outros produtor
Equipes multidisciplinares Atividade! Identificar: Objetivos; Tipos; Atribuições; Procedimentos
Atividade Encenação de gestão Instruções: Desenvolva vários cenários para fins de encenação por diferentes grupos de participantes (sortear os nomes a partir de um chapéu poderá ser a maneira mais imparcial de seleccionar os “actores” para cada papel, caso não existam voluntários). Cada “encenação” é seguida por um debate para determinar como as situações poderiam ter sido abordadas mais eficientemente por todas as partes envolvidas.
Encenação de Gestão Cenário Um: São necessários quatro actores para esta encenação: dois entrevistadores e dois entrevistados. Os dois entrevistadores são o chefe do departamento e o desenhador instrucional. Duas pessoas são entrevistadas separadamente para preencher um lugar de redactor de curso (escolha a matéria do curso). Antes de entrevistarem os candidatos, os dois entrevistadores precisam de determinar a natureza do trabalho e as qualidades que pretendem dos candidatos; em seguida, entrevistam cada um dos candidatos. O primeiro candidato aproveita ao máximo a entrevista. O segundo candidato faz o contrário – não responde rapidamente, não parece possuir as qualificações necessárias, hesita excessivamente, etc.
Encenação de Gestão Cenário Dois: Uma reunião da equipa de curso: desenhador instrucional, editor, redactor do curso e desenhador visual. O redactor do curso está atrasado no cumprimento dos respectivos prazos, e a equipa está em sério desacordo sobre o que deverá ser feito.
Encenação de Gestão Cenário Três: Uma reunião do departamento: o desenhador instrucional, responsável por preparar cinco cursos prontos para entrega até Setembro, tenta explicar ao chefe do departamento, ao reitor e a um professor sénior o que está a fazer.