Crescimento, Necessidade e Crise de Identidade da Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Europeia para a Avaliação de Línguas
Advertisements

NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2007 Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Calouste Gulbenkian 12 e 13 de Abril de 2007.
EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO INTERCULTURAL
PÓS-COLONIALISMOS, IDENTIDADES e MIGRAÇÕES
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
e o Fundo Social Europeu
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Prof. Murilo S. de Camargo
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Educação e Rendimentos Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR, IZA and CEEAPla.
Trabalho realizado por: Ana Cristina Serra nº Ana Maria Fraga nº Ana Maria Silva nº Célia Afonso nº Célia Carneiro nº Licenciatura.
Uma nova metodologia para uma nova escola
FRISO CRONOLÓGICO ANOS DE CRIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OFICIAIS DO ME
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
ALEMANHA Colégio Humboldt Kerstin Gross
DESPESA PÚBLICA ANUAL POR ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR Departamento do Ensino Superior e Investigação FENPROF (Novembro 2013)
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.
CAN THE CALIFORNIA AND NEW YORK CRISIS OCCUR IN EUROPE? Vasco Coucello Mesa-redonda no âmbito do MSc em Engenharia e Gestão da Tecnologia Instituto Superior.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
FEE - Centro de Informações Estatísticas Porto Alegre, 07 de Outubro de 2010 Destaques do Idese 2007
EXAMES NACIONAIS INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
Prof. Daniela Reis.

Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
Escola E.B. 2,3 de Fajões 2007/2008. A BECA`S apresenta…
“Integração Graduação – Pós-Graduação: Desafios Atuais ” XVII EnAngrad, São Luís - MA, 2006 Prof. Fernando S. Meirelles Diretor da FGV-EAESP.
“Juntos desde 1957: as Escolas celebram a Europa” (25 de Março – 30 de Junho) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO G A E R I GABINETE DE ASSUNTOS EUROPEUS E RELAÇÕES.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Programa Comenius Bilateral
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Colégio Manuel Bernardes
Documentos Autores Objectivos Software Descrição Áreas Curriculares Nível de Escolaridade Palavras-Chave Visão Global do Projecto.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
Colégio Manuel Bernardes
A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Dupla inspiração da teoria social António Pedro Dores 9 Março Risco, Trauma e Sociedade.
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
Razões da crise monárquica
Prof. Daniela Reis.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Prática da Matemática no Ensino Fundamental
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Expansão da Oferta Profissionalizante 19.Jun.07 Evolução da Oferta de Educação e Formação Novas Oportunidades – Aprender Compensa.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

Crescimento, Necessidade e Crise de Identidade da Educação Física Jorge Proença Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT, Lisboa

EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÉMICA, EM PORTUGAL, NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO 2006 Nova legislação Formação Professores (Bolonha) 2001 Revisão PNEF (standards) 1989 Programas Nacionais de EF 1979 Programas do Ensino Primário 1975 Integração da EF na Universidade(Institutos Superiores de EF) 1968 Programas do Ensino Preparatório 1905 EF obrigatória no ES 1902 EF obrigatória no EP F M H Lisboa Porto ESE Faro Univ Lusof FCD EF I S Maia LBSE 1986 ISEF Porto 1975 Lisboa 25 ABRIL 1974 EIEF 1964 INEF 1940 EIEF 1964

País Escolas Primárias Escolas Secundárias Tempo semanal (min.) atribuído à Educação Física Escolar nos Países da União Europeia[1] País Escolas Primárias Escolas Secundárias Min. Máx. Áustria 100 200 50 Bélgica 150 Bulgária 135 Chipre 80 45 República Checa 90 Dinamarca 60 Estónia Finlândia França 120 240 Alemanha Grécia Hungria 112 225 Irlanda 30 57 Itália Letónia Lituania 35 Luxemburgo 125 Malta Holanda Polónia 180 Portugal Roménia Eslováquia Eslovénia Espanha 110 Suécia Reino Unido 130 [1] Current situation and prospects for Physical Education in the European Union (Hardman, K. - Fev. 2007). (http://www.europarl.europa.eu/EST/download.do?file=16041)

Quais as condições necessárias para que a Educação Física tenha resultados benéficos?

Tempo e condições de prática Qualidade dos professores como factor determinante