 Percepções sobre o cenário atual  Crenças em relação ao futuro das tecnologias da educação  Características fundamentais das tecnologias usadas 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Reunião de Pais 2011.
Reunião de Pais 2012.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Reunião de Pais 2012.
Material didático para EaD
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
Elisa Maria de Assis
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
Universidade de Aveiro
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Reunião de Pais 2012.
Desafios e oportunidades do EAD
Questionário de Avaliação Institucional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Núcleo de Formação Profissional
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Material Didático Digital
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Regime de Dependência On-Line. Objetivos Recuperação parcial do aprendizado do aluno na disciplina, sem necessidade de atividades presenciais.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Curso de Capacitação em Educação a Distância
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Laboratório de Ensino a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
PROGESTÃO.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
TV ESCOLA.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

 Percepções sobre o cenário atual  Crenças em relação ao futuro das tecnologias da educação  Características fundamentais das tecnologias usadas  Contexto institucional  Desafios

Barreiras para uso da tecnologia  Acesso limitado a internet  Velocidade de conexão média no Brasil 2.4 mbps (3.6 Mexico e 8.7 EUA)  Serviços de telecomunicação de baixa qualidade e alto custo  Wifi restrito a poucas escolas e centros de idioma  Ambiente de aprendizado altamente centrado no professor e dependente de papel  Expectativas de alunos e professores

 Quadros interativos em todas as salas  Multi media centres  Política de uso de equipamento eletrônico:  BYOD A Cultura Inglesa e a Tecnologia

Capacitação on line  Moodle  Pre-Service e cursos para professores  Pacotes de estudo para auto-desenvolvimento  Cursos Blended Alunos  BYOD  Plataforma de prática online  Extended learning

Very useful Useful A little useful Not useful at all Principles of Andragogy 93,3%6,7%--- Phases of a lesson (Basic & Pre-Intermediate) 71,4%14,3%7,1%--- Drills & practice (Basic & Pre-Intermediate) 100%--- Phases of a lesson (Teens) 83,3%16,7%--- Drills and receptive skills 87,5%12,5%--- IWB Intro 71,4%21,4%7,1%--- IWB Module 1 83,3%8,3% --- IWB Module 2 90,9%9,1%--- e-Campus Intro 73,8%15,4%9,2%1,5% e-Campus Module 1 81,3%18,7%--- Culture World Intro 66,7%26,9%5%1,4%

A tecnologia usada deve: o Ser intuitiva e amigável (navegação) ; o Conter dicas/tutoriais (resolver problemas/dúvidas com autonomia); o Ter uma linguagem específica; o Oferecer relatórios detalhados de acompanhamento para os alunos possam acessar resultados com independência; o Disponibilizar relatórios para que as métricas estabelecidas para os cursos sejam acompanhadas o Oferecer flexibilidade para o desenvolvimento criativo de atividades (variedade); o Garantir feedback inteligente aos alunos (sensação de progresso); o Ser ágil e leve para carregar rapidamente; o Ter conteúdo academicamente sólido.

 Currículo: integração da tecnologia no desenho de propostas pedagógicas  Investimento em learning analytics para maior customizaççao da experiência  Incorporação de mídia social para maximizar interação  Oportunidade de educação inclusiva Considerações futuras:

 Desenvolver técnicas específicas para educação com o uso de tecnologia (ao invés de transferência de repertório)  Capacitar professores desenvolvendo segurança e conhecimento específico;  Estimular reflexão sobre o uso pedagógico de tecnologias educacionais  Adequar crenças de aprendizagem, conteúdo e proposta pedagógica Desafios: