ABORDAGENS DE ENSINO Quadro-síntese.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
O que é uma instituição social?
Escola e Família: quais são suas competências?
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
(experiências e reflexões de uma educadora)
Essa é minha escola.
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO A ARTE DE DONALD ZOLAN
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
Os tipos de comportamento no meio social
Curso Direito à Memória e à Verdade
Com o tempo....
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Ajude – me!!.
ESTAR SOZINHO....
Ah! O amor... Mario Quintana.
Sawabona Shikoba.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Cícero paulino dos santos costa
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
em sistemas escolares e não escolares
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
Empreendedorismo pode ser aprendido
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Maggy Barankitse. O projeto começou quando Maggy assistiu cenas de violência e morte. Isso mexeu com ela! Por isso, quando teve a oportunidade resolveu.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Planos para um Mundo Melhor
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Ah! O amor... Mario Quintana.
A ARTE DE DONALD ZOLAN.
A VOZ DA ALMA Autor desconhecido Ligue o Som.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
CARTA DA TERRA Para crianças.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Os Estilos de Liderança
Ah! O amor... Mario Quintana.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Os anos das grandes oportunidades
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
A ARTE DE DONALD ZOLAN ´ Donaldo Zolan é reconhecido atualmente como o maior pintor das Américas na área infantil. A beleza de sua obra encanta a todos.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

ABORDAGENS DE ENSINO Quadro-síntese

Escola Summerhill Summerhill é uma escola inglesa, fundada em 1921 por Alexander Sutherland Neill (Escócia, 1883 - 1973). É uma das pioneiras dentro do movimento das escolas democráticas. Atende crianças do ensino fundamental e do ensino médio. Atualmente a diretora é a filha de Neill, Zoe Readhead. Uma escola democrática é caracterizada por dois princípios básicos: a possibilidade de os alunos escolherem se querem ou não assistir as aulas e a dinâmica de assembléias, onde todos participam, para decidir as normas da escola. Summerhill se destaca por defender que as crianças aprendem melhor se livres dos instrumentos de coerção e repressão usados pela grande maioria das escolas. Todas as aulas são opcionais, os alunos podem escolher as que desejam freqüentar e as que não desejam. Neill fundou a escola acreditando que "uma criança deve viver sua própria vida - não uma vida que seus pais acreditem que ela deva viver, não uma vida decidida por um educador que supõe saber o que é melhor para a criança."

Principais idéias Neill estabelece que a principal meta de uma escola deve ser auxiliar os seus alunos para que estes sejam capazes de encontrar a própria felicidade e é por isso que propõe um modelo muito diferente do das escolas tradicionais, que segundo o autor só conseguem promover uma atmosfera de medo. Para uma pessoa ser feliz ela precisa ser livre para escolher seu próprio caminho. É por isso que ele renuncia a qualquer tipo de autoridade moral e hierarquia. Em Summerhill, nenhum adulto tem mais direitos que uma criança, todos tem direitos iguais. Todos devem ser livres, entendendo liberdade como uma construção coletiva e respeitar os iguais. A liberdade precisa que todos sejam livres para existir. A pedagogia tradicional supõe que as crianças possuem uma tendência natural ao egoísmo, sendo necessário uma interferência autoritária por parte da família e da escola, para desenvolver o altruísmo. Summerhill parte de que as crianças são egoístas, mas crescendo sem medos desenvolvem o altruísmo naturalmente. Ao se tentar impor a elas um comportamento altruísta para fugir do pretenso egoísmo natural é que se cristaliza esse comportamento. Ou seja, a educação tradicional, erra por acreditar que é necessária uma interferência autoritária, sem perceber que é justamente esse tipo de interferência que alimenta aquilo que identifica como problema. Segundo Neill é somente através do medo que se pode tentar forçar o interesse de alguém. Nessa escola todas as regras de convívio e as soluções aos problemas que surgem no dia-a-dia são resolvidas em uma assembléia que ocorre semanalmente, na qual cada pessoa, seja criança, professor ou funcionário, tem direito a falar e votar, sendo que o peso do voto é igual para todos. As normas da escola são construídas por todos, todos sentem-se parte do coletivo e se empenham em aprimorá-lo. Um bom exemplo disso são as punições definidas pela Assembléia. Em uma ocasião, um menino, que não tinha dinheiro para ter sua própria bicicleta, pegou uma de outra criança para dar uma volta e acabou estragando-a. A punição acertada foi que todos os membros da escola juntassem dinheiro para consertar a bicicleta estragada e para comprar uma para o menino que não tinha a sua. Não existe sentimento de ódio vinculado a punição.

A escola Summerhill atende alunos de 5 a 16 anos. As crianças são divididas em três grupos etários: dos 5 aos 7 anos, dos 8 aos 10 anos, dos 11 aos 15 anos. As crianças dormem na escola durante todo o período letivo e são instaladas por grupos etários com uma “mãe-de-casa” para cada grupo. Os alunos não sofrem inspeção nos quartos e ninguém é responsável por pegar os objetos pessoais deixados fora do lugar, além é claro do próprio dono. As manhãs são destinadas para as lições e as tardes são livres para atividades diversas que as crianças desejem desenvolver. Apesar de os alunos não serem obrigados a participar das aulas, um grupo pode expulsar de uma aula um aluno faltoso por atrapalhar o andamento dos trabalhos.

Para pensar "Gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico“ Muitas das idéias de Neill foram incorporadas a diferentes teorias pedagógicas. Na maioria dos casos, de forma relativizada. Cada vez menos colégios mantêm um esquema totalmente rígido de controle dos alunos, mas também não são muitos os que adotam a liberdade radical. No mundo violento e complexo de hoje, como conciliar o desenvolvimento da responsabilidade com a liberdade? Como educar para o bem comum e, ao mesmo tempo, respeitar a individualidade de todos? Neill diria que o importante são o indivíduo e seu bem-estar. Cabe a cada um e agir de acordo com as próprias convicções e os objetivos e valores da escola em que trabalha.