Cidades Digitais ABASE Business Plan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Caso Google vs Microsoft
Implantação do Sistema de Custos na Prefeitura do Rio de Janeiro
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Pontifícia Universidade Católica
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Seminário de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação Cidades Digitais e Construção.
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Princípios de Sistemas de Informação
Projeto MIDAS Município Integrado Digital com Aplicações Sociais
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Secretaria de Educação a Distância - MEC “Oportunidade social”
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
MIDAS Projeto MIDAS Rede Integrada de Saúde. MIDAS Município Integrado Digital para Aplicações em Saúde.
Projeto Canopy Brasil Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed e UNICAMP Campinas Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed e UNICAMP Campinas.
Gabriel Bastos Machado
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
EDUMEDNet Sistema EDUMEDNet Rede Integrada de Educação a Distância e Telesaúde.
AGENDAMENTO ELETRÔNICO
Programa de Inclusão Digital
Redes Sem fio de banda larga
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Na Era do e-RH.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Power Line Comunication Aspectos técnicos e a algumas informações sobre esta nova Tecnologia.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Portfólio de Serviços TI
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
LOA PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Cidades Digitais ABASE Business Plan Quem visita uma das cidades digitais brasileiras, se surpreende com o impacto que o acesso à internet provoca no desenvolvimento local, e especialmente na qualidade do ensino

Introdução: As cidades Conectadas Os projetos ainda são poucos, mas começam a se espalhar. Os modelos das redes, normalmente híbridas, também não são uniformes.   Início: Tiradentes (MG), Rio das Flores (RJ), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ) e ... uma especial ... Macaé(RJ) Nelas, a rede conecta TODA a administração municipal, pontos de acesso públicos, telecentros, etc. Os projetos, quase todos, dão muita ênfase ao uso das tecnologias para a inclusão social. Daí, a preocupação especial com a educação. Surpreende encontrar escolas públicas instaladas em distritos de baixa renda, com sala de informática. Os projetos também têm o objetivo de alavancar a economia local, com ênfase no aproveitamento do pessoal local e estímulo para novas frentes de trabalho.

Introdução: As cidades Conectadas A experiência brasileira é muito recente, enfrenta problemas não resolvidos, mas já demonstra que esse pode ser um caminho a ser perseguido. É na sustentabilidade que está o ponto mais frágil das experiências.   À exceção de dois ou três casos, todos os demais dependem de recursos federais e/ou estaduais, e de apoio da iniciativa privada. Não conseguem levar a frente o projeto só com os recursos orçamentários porque, pela legislação em vigor, só podem prestar serviço de acesso à internet usando faixas de freqüência não licenciadas, se não cobrarem por ele. Podem até cobrar (de quem pode pagar), se tiverem uma licença da Anatel de Serviço de Comunicação Multimídia.

Introdução: As cidades Conectadas Mas, para isso, têm que ter uma empresa ... E manter uma empresa custa caro para uma prefeitura pequena.   A Anatel já buscou soluções para contemplar a demanda das prefeituras, mas não conseguiu resolver a questão do pagamento, porque esbarra na legislação. Mais fácil e rápido do que mudar a lei, talvez seja a criação de uma empresa pública por consórcios de prefeituras para colocar as pequenas cidades brasileiras na Sociedade da Informação ou ... a iniciativa privada entrar na operação com infra estrutura e exploração dos serviços. E fazer a revolução do ensino, da saúde, da administração e da cidadania.

O que fazer ... O PROJETO CONSISTE EM:   - aproveitar receitas de gastos de serviços obsoletos - realinhar necessidades com novas tecnologias e numa rede metropolitana - globalizar as necessidades com eficiência (as novas tecnologias, antes inatingíveis, viabiliza o projeto) - mudanças de paradigmas com os “novos tempos” - diminuir o tempo e o espaço entre as várias comunidades - implementar serviços on-line ÁREAS DE ATUAÇÃO: - Educação - Saúde - Administração

Por Setor ... por onde se vai ... Educação Implantação de três redes virtuais na infovia para a Educação (ADM, Laboratório, Acadêmica) Implantação de um sistema de gestão escolar (opcional) Treinamento de uso pedagógico da internet (opcional) Saúde Implantação de duas redes virtuais na infovia para a Saúde (ADM, Prontuário Eletrônico) Implantação de um sistema de Prontuário Eletrônico (opcional) Administração Implantação de redes virtuais na infovia para a ADM (depende dos órgãos da PM) Implantação de um sistema de Ponto Eletrônico para todas as secretarias (opcional) Implantação de sistema de sites para prestação de serviços a população com atualização on-line e controle local (por secretarias, setores ou centralizado)

É só o começo ... A evolução é natural ... com o aperfeiçoamento dos sistemas surgirão novos pontos de interligação e/ou integração e a infovia é o caminho natural quando se fala em CONVERGÊNCIA DIGITAL.

DETALHANDO ... EDUCAÇÃO Alguns lembretes sobre os projetos educacionais - Não se faz mudanças sem se levar em conta o legado - Não existe transição e sim evolução - Comprar computador é até fácil ... o duro é ver o que fazer com ele com praticidade e eficiência O nosso diferencial é a implementação de serviços na rede e sua sustentabilidade   A proposta não é “montar uma rede internet” ... e sim termos uma infovia para o conhecimento, aperfeiçoando os processos, encurtando distâncias e com ferramentas para o uso da informação. É preparar o jovem para a vida e o mercado de trabalho.

DETALHANDO ... SAÚDE Alguns lembretes sobre os projetos de automação para a área de saúde - Com informação on-line de cada paciente, elimina-se operações repetitivas - Montar uma rede é até fácil ... o principal é colocar serviços que agregam qualidade no atendimento facilitando o dia a dia da população de forma igualitária O desafio é muito grande para chegarmos a um nível aceitável de atendimento para a população em geral   A proposta não é “montar uma rede internet” ... e sim termos uma infovia para que as informações on-line proporcionem melhorias nos processos, encurtando distâncias e com ferramentas para o aperfeiçoamento constante visando o bem estar da população.

O PROJETO ... REDE PRIVADA MUNICIPAL com CONEXÃO INTERNET Projeto

A REDE PRIVADA MUNICIPAL OBJETIVO A REDE PRIVADA MUNICIPAL REDE METROPOLITANA Sede ABASE  ERBs Secretarias Telecentros (opcional) Escolas ERBs PAs Pontos Remotos (Garagens, Almoxarifados, ...) Descrever a conexão da rede interna da PM (Sede, Secretarias, Orgãos Municipais, etc.) à REDE METROPOLITANA (banda full), especificando os serviços que poderão ser agregados a esta Rede e suas vantagens competitivas em relação às redes existentes mais a REDE INTERNET com banda controlada.

TOPOLOGIA ... Os pontos de presença estarão em Edifícios ou torres e que serão escolhidos estrategicamente para atender as conexões SM (Módulo dos Pontos). Os rádios são Wireless 5.7 Ghz – Motorola – Canopy. ESCOLA P. DE SAÚDE No ponto de acesso aos Serviços (SEDE) também utilizaremos Rádios Wireless 5.7 Ghz para backbone (de 20Mbps). GARAGEM SEDE PREFEITURA

MÓDULO DA CENTRAL E DO CLIENTE ENLACES ... MÓDULO DA CENTRAL E DO CLIENTE O sinal é distribuido pelas repetidoras (CMM) O Cliente recebe através de uma conexão assim ...

Quando há necessidade de instalação mais remota coloca-se refletor. ENLACES ... Quando há necessidade de instalação mais remota coloca-se refletor.

Uma base REPETIDORA TOPOLOGIA ... Nas bases repetidoras tem-se equipamentos para, com GPS integrado CMM (Módulo Central de Controle) manter a rede sem interferências (via satélite). No pulso de sincronismo, referência obtida através desse receptor de GPS, é que o sistema Canopy baseia as suas transmissões garantindo que sistemas Canopy não se interfiram (interferência interna).

Hoje, melhor do que ontem amanhã, melhor do que hoje Business Plan CONCLUSÃO ... ABASE Hoje, melhor do que ontem amanhã, melhor do que hoje