Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
Visão Global do Projecto
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
A AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR (BE)
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Santarém Março a Julho de 2007
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Semana da Leitura O que é?
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Análise de Site Sónia Pinto
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
BE/CRE – Proposta de intervenção
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Formanda: Luísa Batista. O sentido da auto-avaliação. Objectivos implicados. O Modelo de Auto-Avaliação. As etapas do processo. O envolvimento dos diferentes.
BIBLIOTECA ESCOLAR DE ARGA E LIMA. l P R O G R A M A DE MONITORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA E COM A BE.
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
Auto-avaliação da Biblioteca escolar: Papel e Mais-Valias
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2014/2015.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima

Domínios de intervenção Apoio ao desenvolvimento curricular Cooperação com os órgãos pedagógicos de gestão intermédia - Promoção da Literacia da Informação

Evidências a recolher Os professores Integram os recursos da BE nas planificações disciplinares? Os diferentes projectos curriculares de turma integram a BE? A BE é chamada a envolver-se no planeamento de actividades e estratégias que a envolvem pelos Conselhos de Turma / DT/ professores? A utilização da BE é rentabilizada pelos professores no âmbito das suas actividades lectivas? Existe colaboração mútua entre docentes e BE na produção de materiais didácticos, páginas de Internet, Plataforma, Blogs, dossiês ...? Os docentes usam a BE como recurso para divulgação de trabalhos e materiais? A BE coloca à disposição dos docentes materiais, documentos e equipamentos necessários? A Equipa da BE auxilia no acompanhamento de grupos/ alunos e professores em trabalho orientado?

Evidências a recolher O coordenador das ACND reúne com a equipa para planificar e gerir a utilização de recursos e equipamentos da BE? Os recursos da BE são rentabilizados pelos docentes em actividades de apoio educativo e actividades de substituição ? Os alunos que pesquisam na BE , por indicação dos docentes, trazem orientações e indicações bibliográficas ? O plano de actividades do agrupamentos inclui actividades da e na BE? A BE contribui para o plano de formação do agrupamento? A resposta dos destinatários é positiva? A BE promove ou colabora com os docentes em planos / acções para o desenvolvimento da literacia de informação? A BE faculta modelos de pesquisa de informação para serem usados ? A BE promove o uso das TIC e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recursos de aprendizagem? A BE promove posturas que contribuam para o desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação para a cidadania?

Domínios de intervenção Promoção da leitura e da literacia BE Docentes Alunos Funcionários Família Comunidade LER

Evidências a recolher A Colecção é variada e adequada ? A BE desenvolve actividades no âmbito da promoção da leitura? Todas as turmas da escola se envolvem em actividades de leitura na/da/ com a BE? A BE cria contextos de leitura em ambiente digital? Os alunos revelam progressão em competências de leitura e literacia? O trabalho desenvolvido pela BE tem impacto no desenvolvimento do gosto pela leitura? Os docentes apoiam a BE e recebem com agrado as propostas apresentadas? Os docentes / turmas apresentam propostas de acções no âmbito da leitura?

Domínios de intervenção Projectos parcerias, actividades livres, abertura à comunidade Trabalho da BE ao serviço destes objectivos jogos didácticos dramatizações filmes exposições sessões de leitura cd áudio livros palestras encontros revistas

Evidências a recolher Os diferentes projectos da escola envolvem a BE ? Existe um trabalho colaborativo com as outras escolas do agrupamento? As famílias envolvem-se e são envolvidas nas acções da BE? A BE está aberta ao exterior? A comunidade usa os recursos da BE?

Instrumentos de recolha de evidências Grelha de presença na BE / acções desenvolvidas ( todos) Grelhas de registos de actividades desenvolvidas na BE Grelhas de marcação de actividades Grelhas de empréstimo para a sala de aula Grelhas de sugestões documentais/ equipamentos Horários de utilização dos equipamentos pelas NAC Registos fotográficos Planificações disciplinares PCTs Actas PABE Materiais produzidos Questionários Dados estatísticos de uso das ferramentas WEB e WEb2 Número de adesões às actividades propostas …

Conversas em português Página web @ Teia de livros Plataforma

E assim a BE será TEIA