DOCUMENTÁRIO Revelando a Cidade Rural de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Advertisements

06/01/10.
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CAMINHOS JÁ PERCORRIDOS
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
CRONOGRAMA Pós-Produção: setembro a dezembro – finalização, mixagem, cópias. Lançamento: verão 2007.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Apresentação SUA MARCA.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
PROJETO 80 ANOS Jardim Botânico de São Paulo
Educando para um Mundo Melhor
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Gerhard Valkinir Cabreira
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
SOBRE O PROJETO O festival Demo Fest 2009, tem como enfoque o fomento e incentivo da musicalização de bandas de todo Brasil. O projeto visa reviver o.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto Comunidade de Certificados Indice Índice Introdução 3 Dados do ICSS 5 Projeto 12 Formato de Patrocínio 16 Contatos 20.
Objetivos Específicos:
Planejamento Urbano e Plano Diretor
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Projeto de extensão Capim Limão
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)
Coordenadora : Josandra Araújo
CAT.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Cia. de Dança Sprint Projeto Apoio:. CIA. DE DANÇA SPRINT INTRODUÇÃO  A Cia. de Dança Sprint surgiu em julho de 1993 com o objetivo de resgatar e difundir.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Transcrição da apresentação:

DOCUMENTÁRIO Revelando a Cidade Rural de São Paulo 52 minutos | Média-metragem Aprovado Art. 18 da LEI ROUANET

Mensagens Principais Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade atua há 5 anos no extremo sul de São Paulo, com a educação ambiental para a agricultura orgânica, amplo conhecimento da realidade local deu origem a proposta do filme. O Documentário expressa a importância do patrimônio histórico, cultural e ambiental do extremo sul do município de São Paulo. Região com características rurais em plena metrópole, o paulistano desconhece o fato de que há pessoas vivendo da agricultura numa das maiores concentrações urbanas do mundo.   Propriedade familiar no extremo sul de São Paulo Vista aérea de trecho da Cratera do Colônia

Mensagens Principais O objetivo é revelar o papel dos agricultores orgânicos na preservação das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos. Maior remanescente de Mata Atlântica do município, modos de vida e saberes tradicionais, proteção dos mananciais que abastecem 30% da população da cidade. Público beneficiado Público interessado no assunto em território nacional, dois milhões de moradores da região sul de São Paulo, e ampla divulgação na Internet para o público em geral. Agricultor Antônio Félix, do bairro Embura, em Parelheiros APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos no sul da cidade

O documentário Cenários antagônicos: crescimento desordenado e práticas insustentáveis X resgate cultural e valorização dos agricultores familiares. 200 anos de história de imigração: agricultores que dão nome às ruas, cultura indígena viva, tradições alemãs e japonesas.  Manisfestações únicas: festas nas aldeias Tenondé-Porã e Krukutu, Solo Sagrado, Colônia Fest, Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, a Rota Gastronômica do Cambuci, etc. Valor do território: produção de alimentos orgânicos para a cidade e enorme potencial para o ecoturismo.  Cerca de 15 depoimentos: personagens “guardiões” do meio ambiente local ganham voz no Documentário. Capela de São Sebastião, na ilha do Bororé Agricultor Antônio Petrino, com mel da Região sul Agricultor “Zé da Floresta”, com filhote urubu em sua mata

Divulgação Documentário e Exposição Itinerante de fotos sobre a região em ocasião de lançamentos e eventos em espaços de grande circulação na cidade de São Paulo.  Exibição em sessões gratuitas para a comunidade local e em circuitos culturais, mostras, festivais e outros espaços da cidade.  Estratégia de divulgação: distribuição de folders, convites eletrônicos e banners para serem expostos em todos os lançamentos, além da distribuição de cópias em DVD. Divulgação de trailer em mídias eletrônicas, televisivas e redes sociais Exibição nos eventos da COPA ORGÂNICA, com foco na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Agricultora orgânica Maria José Kunikawa, a “Tomi” Produção familiar de hortaliças na região sul

Resultados esperados Reconhecimento da população sobre os saberes e práticas tradicionais da região, influenciando o ecoturismo local. Conhecimento sobre os alimentos produzidos por agricultores familiares e orgânicos, fortalecendo as feiras orgânicas na cidade.   Estímulo à organização de iniciativas comunitárias como a Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa na Zona Sul de São Paulo). “Zé da Floresta” em sua propriedade na APA Bororé-Colônia Mata Atlântica na propriedade da agricultura “Ana do Mel” Viveiro de mudas em sítio da região sul

Resultados esperados Conscientização sobre os impactos do crescimento urbano e ampliação da participação social em torno da proteção das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.   Divulgação e exibição do documentário em diferentes escalas e regiões. Exposição da marca em folders e materiais de divulgação do documentário, fortalecendo sua imagem como apoiadora da cultura, educação e sustentabilidade. Agricultor Antônio Sodré, com produção orgânica na região sul Agricultor Nelson Shimidt, em seu sítio no bairro do Embura

Valor e contrapartida Valor e contrapartida Valor do financiamento: quatro cotas de R$ 80.268,00 (oitenta mil duzentos e sessenta e oito reais). Cada cota equivale a uma contrapartida de 2 segundos nos créditos do Documentário. Tamanho e tempo da logomarca do patrocinador condicionados ao valor da cota que irá investir. Documentário aprovado na LEI ROUANET, com valor total de R$ 321.070,00 (trezentos e vinte e um mil e setenta reais). Margens da represa Billings no extremo sul da cidade Valor e contrapartida

Sobre o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade O Instituto 5 Elementos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 1993, em São Paulo, com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade, fomentar o debate e as ações sobre questões socioambientais na sociedade, construir e disseminar conhecimentos de modo a transformar a relação das pessoas com a natureza e o meio ambiente urbano. Em 2013, o Instituto 5 Elementos- Educação para a Sustentabilidade comemora seus 20 anos com o lançamento da Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos.