Ponte dupla estaiada com mastro em “X” sobre o rio Pinheiros Palestrante: Catão F. Ribeiro Enescil Engenharia de Projetos Ltda Sócio Diretor
Conteúdo: Concepção da estrutura Projeto Básico Projeto Executivo (Duas pontes independentes) (Uma única obra) Projeto Executivo Dois tabuleiros curvos sobrepostos Projeto inovador Mastro único Estrelaçamento dos estais
Projeto básico: Duas pontes independentes - O Cruzamento entre as duas pontes ocorre próximo a Av. Jornalista Roberto marinho. - Cada tabuleiro estaiado é suportado por um mastro.
Interferências locais (fundação) Mastro de estaiamento Tabuleiro - 2 faixas de 3,50m ; 1 acostamento de 2,00m. - 2 faixas de segurança de 0,60m. - 2 passeios de emergência de 1,00m. Interferências locais (fundação) - Cada torre possui 105m acima do tabuleiro.
Estaiamento Apoios extremos - 2 vãos simétricos de 143,0m de comprimento. - 2x22 estais em cada vão. - Estais espaçados longitudinalmente a cada 6,0m. Apoios extremos - Travessa circular. - Ligação monolítica com o tabuleiro.
Propósito de alteração da arquitetura para o projeto executivo. Arquitetura alternativa: Participação de dois novos profissionais: Eng. Guy Fremont (Jean Muller International) Arq. Charles Lavigne (Charles Lavigne Architecte) Projeto básico para licitação já se encontrava adiantado Impossibilidade de adiamento Não havia tempo para mudanças Apresentação na EMURB Propósito de alteração da arquitetura para o projeto executivo.
Projeto arquitetônico de Charles Lavigne 08/04/03 08/04/03
Projeto arquitetônico de Charles Lavigne 08/04/03 Charles Lavigne 08/04/03
Projeto arquitetônico de Charles Lavigne Jean Muller International Charles Lavigne 08/04/03 Guy Fremont
Uniao Européia:
Hong Kong:
Macao:
Macao:
Macao:
Projeto executivo: Uma única obra - O Cruzamento entre as duas pontes ocorre no mastro (margem do rio Pinheiros). - Ambos os tabuleiros estaiados são suportados por um único mastro.
O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !!! PONT DE TERENEZ CHARLES LAVIGNE
O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !!! - Cada tabuleiro curvo necessita de um mastro inclinado para ser equilibrado.
O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica !!! - Como o cruzamento entre os tabuleiros ocorre junto ao mastro, as torres inclinadas se interceptam, contraventando-se entre si.
A sobreposição dos tabuleiros nasceu da necessidade geométrica e não arquitetônica !!!
Fundação: Interferências locais - Linha de transmissão - Canal de adução - Rio Pinheiros - CPTM - Marginal Pinheiros (Av. Nações Unidas) - 28 estacões f130cm - 10 estacas raiz f 41cm
Mastro: Altura: 138,0m - Altura elevada quando comparada com outras pontes de mesmo vão, porém necessária para assegurar o gabarito mínimo de 6,0m.
Mastro: N<12,0m 12m
Mastro: N=12,0m (1o travamento) - Pilares ligados transversalmente por 3 vigas armadas e uma laje. - Pilares ligados longitudinalmente por 2 vigas protendidas.
Mastro: 12,0m < N < 23,4m 23,4m 12,0m - Torres inclinadas com seção variável. 12,0m - Paredes com espessura de 40cm e 60cm.
Mastro: N=23,4m (2o travamento) - Pilares ligados longitudinalmente por duas vigas armadas.
Mastro: 23,4m < N < 81,0m 81,0m 23,4m - Duas torres inclinadas (1:3) com seção variável. 81,0m - As extremidades das torres convergem para um mesmo ponto. - Parede com espessura de 40cm. 23,4m
Mastro: 81,0m < N < 90,0m 90,0m 81,0m - Ligação entre as torres feita através de uma seção celular de 9,0m de altura.
Mastro: 90,0m < N < 132,0m 132,0m 90,0m - Duas torres inclinadas (1:4,5) com seção variável. 90,0m - Inclinação necessária para minimizar efeitos de torção devido cargas permanentes e assegurar gabarito de 6,0m. - Espessura da parede igual a 40cm e 80cm.
Mastro: 90,0m < N < 132,0m
Mastro: 90,0m < N < 132,0m Posição dos ressaltos (Av. Marginal Pinheiros) Posição dos ressaltos (Av. Jornalista Roberto Marinho)
Apoio extremo:
Estais: - 18 pares de cabos em cada um dos 4 vãos, totalizando 144 estais. - Arranjo espacial único devido curvatura do tabuleiro e inclinação das torres. - Estais compostos por 9 a 25 cordoalhas. - Consumo de estais: - 374.350m de cordoalha - 462 toneladas de aço.
Estais: - Próximo ao mastro, sobre o rio Pinheiros, há o cruzamento entre os estais. Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho) Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros)
Estais: Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho) Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros)
Estais: Vão sobre o Rio Pinheiros (ligação Av. Marginal Pinheiros) Vão sobre a Av. Nações Unidas (ligação Av. Jornalista Roberto Marinho)
Tabuleiro: - 16,0m de largura: - Passeio de emergência: 2 x 0,85m - Vigas: 2 x 1,50m - Defensas: 2 x 0,40m - Leito carroçável: 10,50m
Tabuleiro:
Tabuleiro: - Devido ao componente horizontal de força dos estais, é necessária uma protensão no tabuleiro para minimizar este efeito.
Tabuleiro: - Protensão longitudinal da laje (flexão em planta)
Tabuleiro:
Etapas construtivas Etapas construtivas
Etapas construtivas Etapas construtivas
Etapas construtivas Etapas construtivas
Etapas construtivas
Número de Fibonacci:
Número de Fibonacci: - Triângulo de Pascal - Ramos dos troncos das árvores
Número de Fibonacci: - O Homem Vitruviano - O Mastro “Vitruviano”
EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP Contratante: EMURB – Empresa Municipal de Urbanização SP Projeto Estrutural: Enescil Engenharia e Projetos Ltda ANTW Engenharia de Projetos Ltda Antranig Muradian Ltda Eng. Catão F. Ribeiro ; Heitor Afonso Nogueira Neto ; Antranig Muradian Projeto Viário: Geométrica Engenharia de Projetos Ltda Eng. Leonardo Pedro Lorenzo Construtora: Contrutora OAS Ltda Eng. César de Araújo Mata Pires Filho ; Eládio Alves ; Francisco Germano Estudo em túnel de vento: Prof. Joaquim Blessmann - LAC / UFRGS Eng. Acir Mercio Loredo-Souza Arquitetura: Valente, Valente Arquitetos Arq. João Valente Filho
Demais pontes estaiadas projetadas pela ENESCIL
Ponte estaiada sobre o rio Paraná em Paulicéia (SP-MS) Construtora: Camargo Correa
Ponte estaiada sobre o rio Negro (Amazonas) Construtoras: Camargo Correa / Construbase
Ponte estaiada sobre o Canal das Laranjeiras Município de Laguna (Santa Catarina)
Ponte estaiada sobre o rio Atibaia (Atibaia - SP) Construtora: Conter
FIM