EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Advertisements

Prof. Ketty Gisele de Meira
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
ÉTICA EM PESQUISA.
EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS
Prof. Carlos Eduardo Ferreira Domingues
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Engenharia e Segurança do Trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho
ORGANZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO
CONVENÇÃO 139 CÂNCER PROFISSIONAL, 1974
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL
Segurança no trabalho Informar aos empregados da Empresa noções básicas de Segurança Industrial para prevenir e reduzir os riscos antes, durante e depois.
Ações do GTESC (Grupo Técnico de Estudos de Segurança de Contratadas)
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Responsabilidades.
Ministério da Previdência Social e o INSS
Segurança e Medicina do trabalho
Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho
A Evolução do prevencionismo
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
A primeira Revolução Industrial
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Política Pública Ambiental Brasileira
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
NRs.
Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra.
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
Necessidades Relativas a Metrologia
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS MÓDULO 02
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
ACIDENTES DO TRABALHO.
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
O Histórico da Saúde Ocupacional
Cronologia Histórica da Segurança do Trabalho
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Atenção a Saúde do Trabalhador
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
History of work-related accident - Industrial Revolution
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Segurança e Medicina do Trabalho
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Paulo Sérgio M. Mascarenhas Química
Segurança Ocupacional
Saúde e segurança do trabalho
Treinamento de uso e conservação de epis
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Engo Celso Atienza

Época Origem Contribuição Sec. IV a.c Sec. XIII Sec. XV Aristóteles Cuidou das enfermidades dos trabalhadores em Minas e das maneiras de evitá-las Platão Expôs certas deformidades do esqueleto típicos de determinadas profissões. Plínio (O Velho) Publicou a “História Natural”, onde incluiu pela 1a. vez os efeitos do Trabalho com o chumbo, apontando os males do Saturnismo por envenenamento agudo ou crônico produzido pelo chumbo e recomendado o uso de máscaras protetoras. Hipócrates (O pai de medicina) Revelou a origem das doenças profissionais que acometiam os trabalhadores nas minas de estanho. Galeno Preocupou-se também com o Saturnisno. Sec. XIII Avicena (Médico Árabe) Preocupou-se também com o Saturnisno e indicou como causa das cólicas provocadas pelo Saturnismo, o trabalho em pintura com tintas à base de chumbos. Sec. XV Ulrich Ellenbog Editou uma série de publicações em que preconizava medidas de higiene do trabalho.

Época Origem Contribuição Sec. XVI Europa 1601 Inglaterra 16 66 Paracelso (Médico Suíço) Divulgou estudos atinentes as afecções dos mineiros do Tirol. Europa Foram criadas várias corporações de ofício que organizavam e protegiam os interesses dos artífices que representavam. 1601 Inglaterra Foi criada a “Lei dos Pobres” 16 66 Rei Carlos II Em virtude do grande incêndio de Londres, foi lançada a proclamação exigindo que as novas casas fossem feitas com paredes de tijolos e que a largura das ruas fossem aumentadas de modo que o fogo, de um lado não atingisse o lado oposto. 1802 Substituição da “Lei dos Pobres” pela “Lei das Fábricas”. 1833 Foi regulamentada a inspeção nas fábricas pelo Governo. 1844 Aprovação das primeiras leis de Segurança do Trabalho. Foi decretada lei obrigando colocar proteções nas engrenagens e asas dos moinhos. Grande Lei das Fábricas, do Lord Ashley.

Época Origem Contribuição 1862 França 1865 Alemanha 1867 Massachusetts Regulamentação da Higiene do Trabalho e da Segurança do Trabalho. 1865 Alemanha “Lei da Indenização Obrigatória dos Trabalhadores”, responsabilizando o empregador pelo pagamento dos acidentes. 1867 Massachusetts Foi regulamentada a Inspeção nas Indústrias. 1869 Foram aprovadas Leis obrigando os proprietários de indústrias a instalarem dispositivos para proteger a integridade física dos trabalhadores. Foi instalado o primeiro Departamento Estadual de Estatísticas do Trabalho, com a finalidade de especificar a natureza das causas dos acidentes. 1874 Foi promulgada a Lei regulamentando a inspeção especial das indústrias. 1877 Foi aprovada a Lei obrigando a proteção de máquinas perigosas. 1883 Emílio Müller Fundou em Paris a Associação de Indústria contra os Acidentes do Trabalho.

Época Origem Contribuição 1885 Alabama Alemanha 1887 Massachusetts Foi aprovada a Lei de Responsabilidade dos Empregadores. Alemanha Bismark elaborou e aprovou o primeiro Decreto de Indenização Obrigatória aos Trabalhadores. Este Decreto era restrito à doenças. 1887 Massachusetts Foi aprovada a Lei de responsabilidade dos empresários. 1892 Illinóis Foi formado o Departamento de Segurança nas fábricas Joiet, na Cia. Siderurgica de Illinóis. Este evento foi denominado o início do movimento Americano de Prevenção de Acidentes do Trabalho e a primeira Instrução de Segurança, foram de inspeção de todos os volantes de máquinas. 1897 Inglaterra Após o incêndio Cripplegate, foi fundado o Comitê Britânico de Prevenção e iniciou-se uma série de pesquisas relativas a materiais aplicados em construção. Inglaterra, Áustria e Hungria Foram também aprovadas Leis de Indenização aos operários. França Após a catástrofe do Bazar da Caridade, foram dadas maiores atenções aos problemas de incêndios.

Época Origem Contribuição 1898 França e Itália 1903 EUA Rússia 1909 Foram aprovadas Leis de Indenização aos operários 1903 EUA Promulgada a primeira Lei sobre Indenizações dos Trabalhadores, limitada a empregador e trabalhadores federais. Rússia Foi aprovada Lei de Indenização aos operários. 1909 Foi realizada a primeira Conferência Nacional de Doenças Profissionais. 1911 Nova Jersey Foi aprovada a primeira Lei de Estado de Indenização aos operários. Califórnia Foi aprovada a primeira Lei Americana de Comunicação Obrigatória de Doenças do Trabalho. 1912 Congresso USA Aprovou Lei revogando a existência “Osteorosis de Mandila”, como doença do trabalho. 1919 Tratado de Versalles Criação da organização Internacional do Trabalho – O.I.T., com sede em Genebra, que substituiu a Associação Internacional de Proteção ao Trabalho.

A O.I.T. determinou o serviço de Segurança do Trabalho. Época Origem Contribuição 1921 Genebra A O.I.T. determinou o serviço de Segurança do Trabalho. EUA Estendeu os benefícios da Lei de 1903 a todos os trabalhadores através de “Lei Federal”. 1922 Greenburg e Smith instalaram o aspersor, dispositivo de controle de poeiras, que iniciou o método de aspersão adotado como norma pelo Departamento Americano de Minas. 1926 “Estudo de envenenamento pelo Benzeno”. Em 1922 foi elaborado estudo de envenenamento pelo Benzeno no Congresso Nacional de Segurança. Despertou tanto interesse que foi instalado em grupo de trabalho pelo Conselho Nacional de Segurança para estudo e divulgação. O estudo final deste Comitê foi publicado em maio de 1926 pelo Comitê Nacional de Segurança N.S.C. Neste trabalho se definiu o problema, descreveu-se a investigação e divulgaram sugestões de formas alternativas. Também especifica o uso de Benzeno e o tratamento adequado dos operários expostos.

Época Origem Contribuição 1927 1939 1936 França Foram iniciados estudos de laboratórios relacionados com a inflamabilidade dos materiais e estabeleceram-se os primeiros regulamentos específicos que ditaram medidas e precauções a serem tomadas nos locais de trabalho e nos locais de uso público. EUA O Conselho Norte Americano de Engenharia realizou estudo em 1926 e 1927 da relação entre segurança e produtividade. O Conselho foi convidado pelo Conselho Nacional de Acidentes e Segurança, para realizar este estudo que financiou este projeto.O relatório final que foi submetido aos editores em 1937, que foi o primeiro tratado autêntico sobre o tema de segurança vinculado com a produção. 1939 Pensilvânia O Serviço de Saúde Pública nos EUA, com a cooperação dos operadores de minas de carvão, com os operários de mineração e com o Departamento de Trabalho e da Indústria da Pensilvânia concluiu uma investigação de doenças pulmonares nas minas de antracita. Foi concluído que a fibrose pulmonar dos mineiros de carvão tinha como causa a sílica e não ao pó de carvão. 1936 A Fundação de Higiene do Ar foi criada para realizar estudos científicos e investigações para determinar meios e procedimentos na prevenção de doenças profissionais.

Foram instalados departamentos de higiene do trabalho em 33 estados. Época Origem Contribuição 1941 EUA Foram instalados departamentos de higiene do trabalho em 33 estados. Mississipi No início de 1941 em todos os Estados, exceto em Mississipi, tinham em vigor Leis de Indenização, Arkansas foi o 47o Estado. 1972 Criação da OSHA.