Lei da Reciclagem de Eletrodomésticos no Japão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS ON-SITE (NA FÁBRICA) NO JAPÃO
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2012 Brasília, junho de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Março/2013 Brasília, abril de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2011 Brasília, junho de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
Custos ... afinal, o que é isto?
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Jogo do Ambiente.
Ciclo de vida do produto
Auditoria de Segurança da Informação
FINANÇAS CORPORATIVAS
Análise da Oferta de Mercado
Inventário de ciclo de vida do Diesel
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
Reciclagem de EPS em países com dimensões continentais
Lei da Reciclagem de Eletrodomésticos no Japão
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Adilson CASELLI de Moraes
Terminologia de Capital de Giro.
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Processos Licitatórios
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Razões para utilizar a logística reversa
O LIXO UM TESOURO?.
Gestão de resíduos perigosos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Logística e Ecologia.
Lixo Um tesouro.
A questão do lixo no Brasil
Sustentabilidade.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Solução em Informação para Gestão do Relacionamento com Clientes Seminário CRM – SUCESU-SP - 27/06/2007 Carlos Zampieri – Consultor de CRM CASE GRADIENTE.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
A reciclagem de papel no Brasil
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CIPA 2013/2014.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
LOGÍSTICA REVERSA.
Lixo Brasileiro.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

Lei da Reciclagem de Eletrodomésticos no Japão JICA Seminário Japão – Brasil sobre Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Lei da Reciclagem de Eletrodomésticos no Japão 12 de março de 2013 Bureau de Política de Informações Comerciais Divisão de Equipamentos de Informática e Telecomunicações     Satoshi Suenaga

Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Conteúdo da Apresentação  Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Fluxo da disposição do lixo eletrônico antes da Lei da Recilagem de Eletrodomésticos Equipamentos sujeitos à Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Motivo do recolhimento do custo no momento do descarte do lixo eletrônico Papel do Descartante Papel do Varejista Papel do Fabricante de Eletrodomésticos Estrutura da logística e custo de disposição da reciclagem de eletrodomésticos usados.  Resumo da Apresentação

Empresas de processamento Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Fluxo da disposição do lixo eletrônico antes da Lei da Recilagem de Eletrodomésticos Cerca de 40% Cerca de 20% Consumidor Cerca de 600 mil t Prefeitura Cerca de 240 mil t Aterro direto Cerca de 20% Varejistas, etc Cerca de 480 mil t Empresas de processamento Cerca de 360 mil t Esmagamento, descarte Cerca de 80% Cerca de 60% Grande parte de recursos reutilizáveis descartados. Dificuldade na redução do volume por usina de processamento das prefeituras. Escassez do aterro (disposição final) Recuperação de metais Aplicação da Lei Específica da Reciclagem de Eletrodomésticos (Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos) (Promulgada em junho de 1998, em vigor a partir de abril de 2001)

Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos 2.Equipamentos sujeitos à Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos ① Dificuldade em ser reciclado pelas Prefeituras, etc. ② Necessidade especialmente alta para ser reciclado. ③ A seleção de desenho, peças, etc tem influência significativa na reciclagem. ④ Coleta racional por varejistas por ser produto de entrega. Ar condicionado Aparelho de TV Geladeira, freezer Máquina de lavar roupa, secadora Alvo da Reciclagem Não é Alvo Normas de reciclagem Acima de 70% (60%) CRT 55% (55%) Cristal líquido/Plasma 50% Acima de 60% (50%) Acima de 65% (50%) ※ Normas de Reciclagem – o valor () indica a norma anterior 4

Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos 3. Motivo do recolhimento do custo no momento do descarte do lixo eletrônico Pode ser aplicado para produtos vendidos (cerca de 300 milhões de unidades). Imprevisibilidade do custo de processamento da disposição, no momento da aquisição. Possibilita o atendimento mesmo no caso da falência do fabricante. Promove o uso prolongado do produto e redução de resíduos. Não requer o sistema de reembolso do custo de reciclagem. Equiparação do ônus do benefício

Fabricante Descartante Varejista Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos 4.Papel do Descartante Fabricante Descartante Varejista Entrega apropriada, arca com custos Utiliza os eletrodomésticos por longo prazo e reduz o descarte de eletrodomésticos usados. Entrega para varejistas, para que a reciclagem seja seguramente realizada. Arca com o custo necessário para coleta, transporte e reciclagem.

Fabricante, etc Descartante Varejista Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos 5.Papel do Varejista Fabricante, etc Descartante Varejista Coleta e transporte do lixo eletrônico (recolher/entregar) Coleta o eletrodoméstico do descartante e entrega para o fabricante. Objeto: Equipamento que o próprio varejista vendeu no passado Equipamento solicitado a recolher no momento da nova aquisição

・ Fluxograma da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Importante a gestão do lixo eletrônico Descartante (Consumidor, etc)          Entrega adequada, arcar com custo relacionado com coleta e reciclagem           Tarifa de reciclagem (exemplo de grande fabricante de eletrodomésticos): ar condicionado: \1,575, TV: \1,785 (pequena) , \2,835 (grande), geladeira/freezer: \3,780 (pequeno), \4,380 (grande), máquina de lavar roupa/secadora: \2,520 Descarte Formulário de gestão de Resíduos Industriais (MANIFESTO) Garantia de transporte seguro pelo sistema Dever de coleta junto ao Descartante ① Equipamento que o próprio Varejista vendeu no passado ② Equipamento solicitado a recolher no momento da nova aquisição Dever de entrega junto ao Fabricante, etc. Prefeitura, etc Coleta/Trasnporte Varejista Pontos de coleta designados Entregar/Circular Reciclagem, etc. Equipamento-alvo que foi produzido ou importado pelo fabricante ou por importador Prefeitura, etc ① Ausência do responsável, etc ② Consignação das empresas P&M Monitoramento da implementação Fabricante Importador Empresa designada Dever execução da reciclagem de acordo com a Norma de Reciclagem 8

Coleta de 4 eletrodomésticos usados ・ Gestão centralizada do Cupom de Reciclagem de Eletrodomésticos no Ponto de Coleta Designado Coleta de 4 eletrodomésticos usados Leitura e entrada do cupom de reciclagem de eletrodomésticos Conservação do cupom de reciclagem de eletrodomésticos Conferência do cupom de reciclagem de eletrodomésticos com 4 eletrodomésticos usados Envio de dados para Sistema de Reciclagem de Eletrodomésticos Carregamento de 4 eletrodomésticos usados (transporte para Unidade de Reciclagem)

・ Confirmação da situação da coleta de eletrodoméstico usado    Tela do website para descartante confirmar a coleta (Homepage RKC) 10

・ Cupom de reciclagem de eletrodoméstico emitido por Varejistas Importante a gestão do resíduo eletrônico Descartante (Consumidor, etc)          Entrega adequada, arcar com custo relacionado com coleta e reciclagem           Tarifa de reciclagem (exemplo de grande fabricante de eletrodomésticos): ar condicionado: \1,575, TV: \1,785 (pequeno) , \2,835 (grande), geladeira/freezer: \3,780 (pequeno), \4,380 (grande), máquina de lavar roupa/secadora: \2,520 Descarte Dever de coleta junto ao Descartante ① Equipamento que o próprio Varejista vendeu no passado ② Equipamento solicitado a recolher no momento da nova aquisição Dever de entrega junto ao fabricante, etc務 市区町村等 Coleta/Transsporte 管理票 (マニフェスト) 制度による確実な 運搬の確保 Varejista Ponto de coleta designado 交付・回付 Reciclagem, etc Prefeitura, etc     Dever de Coleta ① Ausência do responsável, etc ② Consignação das empresas P&M Equipamento-alvo que foi produzido ou importado pelo fabricante ou por importador Monitoramento da implementação Fabricante Importador Empresa designada Dever execução da reciclagem de acordo com a Norma de Reciclagem 11

・ 指定取引場所が発行する家電リサイクル券  ・ 指定取引場所が発行する家電リサイクル券 Importante a gestão do lixo eletrônico Descartante (Consumidor, etc)          Entrega adequada, arcar com custo relacionado com coleta e reciclagem           Tarifa de reciclagem (exemplo de grande fabricante de eletrodomésticos): ar condicionado: \1,575, TV: \1,785 (pequeno) , \2,835 (grande), geladeira/freezer: \3,780 (pequeno), \4,380 (grande), máquina de lavar roupa/secadora: \2,520 Descarte Dever de coleta junto ao Descartante ① Equipamento que o próprio Varejista vendeu no passado ② Equipamento solicitado a recolher no momento da nova aquisição Dever de entrega junto ao fabricante 市区町村等 Coleta/Transsporte 管理票 (マニフェスト) 制度による確実な 運搬の確保 Varejista Ponto de coleta designado 交付・回付 Reciclagem, etc 市区町村等      Dever de Coleta ① Ausência do responsável, etc ② Consignação das empresas P&M Equipamento-alvo que foi produzido ou importado pelo fabricante ou por importador 実施状況の 監視 Fabricante Importador Empresa designada Dever execução da reciclagem de acordo com a Norma de Reciclagem 12

・Diferença entre Varejista e Ponto de Coleta Designado ・ Desnecessária a taxa de coleta/transporte」, por ser transporte próprio. ・ Não pode transportar eletrodomésticos de grande porte, como geladeira ・ É conveniente para o Varejista transportar o resíduo eletrônico da residência. ・ Por pagar a 「taxa de coleta/transporte」, aumenta o custo de descarteo

Descartante Varejista Fabricante, etc Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos 6.Papel do Fabricante de Eletrodomésticos, etc Fabricante, etc Descartante Varejista Coleta/Reciclagem do eletrodoméstico usado por próprio fabricante Reciclagem eficiente por fabricante, projetista do desenho. Promover o desenho ambientalmente correto, considerando o momento do descarte. Recuperação de CFC do ar condicionado, geladeira e máquina de lavar roupas. Execução da reciclagem.  Ar condicionado 70%, TV de tubo catódico (CRT ) 55%, TV de cristal líquido/plasma 50%, geladeira/freezer 60%, máquina de lavar roupa/secadora 65%.

・ Reciclagem eficiente por fabricante, projetista do desenho. Treinamento de Projetistas sobre reciclagem de eletrodomésticos Troca de opiniões Treinamento dos técnicos Seminário sobre Tecnologia DfE (Design for Environment) Oficina de reciclagem

Unidade de painel + chassis Unidade de Alto falante  ・ Promoção do Desenho Ambientalmente Correto Quadro Quadro de Metal Painel de filtro パネルユニット シャシフレーム Tampa traseira Painel de filtro Unidade de painel + chassis Antigo Novo Unidade de Alto falante Placa Ass’y Tampa traseira Unidade AVC スピーカユニット 基板Ass’y 1 1 2 2 3 3 4 5 4 6 5 7 6 8 7 9

・ Exemplo da Consideração do Momento do Descarte Idéias para facilitar a reciclagem   ■ Símbolo de Reciclagem para melhoria da desmontagem : exemplo da indicação da posição do 「parafuso para remoção」 e número de parafusos Indicação do número de parafusos Indicação da posição do 「parafuso para remoção」 e tipo de parafuso 17

・Recuperação de CFC do ar codicionado, geladeira e máquina de lavar roupa ■ Símbolo de Reciclagem para recuperação eficiente do CFC: indica o tipo de metal utilizado, uniformizado com carimbo e marca para recuperação eficiente de CFC, etc.

Resultado Efetivo da Reciclagem  ・ Implementação da Reciclagem Resultado Efetivo da Reciclagem     Ano Fiscal 2008 Ano Fiscal 2009 Ano Fiscal 2010 Ano Fiscal 2011 Norma de Reciclagem Pós Ano Fiscal 2009 (até Ano Fiscal 2008) Ar condicionado 89% 88% Acima de 70% (Acima de 60%) TV tubo catódico (CRT) 86% 85% 79% Acima de 55% (Acima de 55%) TV cristal líquido, plasma - 74% 83% Acima de 50% Geladeira/Freezer 75% 76% Acima de 60% (Acima de 50%) Máquina de lavar /secadora de roupa 84% 87% Acima de 65% ※ a partir do ano fiscal 2009 inclui a secadora de roupa    

・Fluxo de Processamento na Usina de Reciclagem ① Ar condicionado São recuperados ferro, cobre, alumínio, metal misto, latão, placa, plásticos e fluído refrigerante CFC, etc.

・Fluxo de Processamento na Usina de Reciclagem ② TV São recuperados painel de vidro, funil de vidro, ferro, cobre, alumínio, metal misto, placa, etc.

・Fluxo de Processamento na Usina de Reciclagem ③ Geladeira/Freezer Ferro Metais não ferrosos Uretano Plástico São recuperados ferro, cobre, alumínio, uretano, plásticos, fluído refrigente CFC, material de isolamento CFC, etc.

・Fluxo de Processamento na Usina de Reciclagem ④ Máquina de lavar roupa/Secadora São recuperados ferro, cobre, alumínio, metal misto, plástico, etc.

・ Resultado Efetivo da Reciclagem por Matéria Prima Taxa de composição da recliclagem por matéria prima (por produto) ★ Dados do Ano Fiscal 2011

Exemplos de reciclagem (do resíduo eletrônico p/novo eletrodoméstico)  ・ Implentação da Reciclagem   Exemplos de reciclagem (do resíduo eletrônico p/novo eletrodoméstico)     Plásticos como da embalagem de verduras Reutilizado pelo fabricante Cobertura do permutador térmico Bandeja de drenagem da geladeira ※ fonte: Relatório Anual sobre Reciclagem de Eletrodomésticos

Exemplos de reciclagem (do resíduo eletrônico para outros produtos)  ・  Implentação da Reciclagem Exemplos de reciclagem (do resíduo eletrônico para outros produtos)     Plástico Cobre Através do forno a arco eletrônico, etc passa a para produtos de ferro. Através da fundição, etc passa para produtos de cobre. Cabides, etc

Encargo do Descartante Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos  (7)  Estrutura da logística e custo de disposição da reciclagem de eletrodomésticos usados     製造業者等の再商品化等費用の内訳について(平成22年度実績)     Encargo do Descartante Encargo do Fabricante

Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Resumo da Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos   (Referência) Sistema Jurídico para Promover a Formação da Sociedade de Reciclagem      Lei Básica do Ambiente 1994.8 完全施行 Lei Básica para Promover a Formação da Sociedade de Reciclagem (Lei de Estrutura Básica) 01.2001 – aplicação plena Lei de Promoção da Utilização Eficiente de Recursos Lei de Disposição de Resíduos < Destinação correta de resíduos > < Promoção da reciclagem > (Promoção de 3Rs) Regulamentação de acordo com as características de cada produto produtos designados para reciclagem Lei de Reciclagem de de embalagens e recipientes Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos Lei de Reciclagem da Alimentação Lei de Reciclagem de Construção Lei de Reciclagem de Automóveis Bateria secundária pequena Computador Início em 04.2001 04.2001 – Início sistema Empresarial 10.2003 – Início sistema Domiciliar 04.2000 Aplicação plena 04.2001 Aplicação plena 05.1989 Aplicação plena 05.2002 Aplicação plena 01.2005 Aplicação plena Lei sobre Promoção de Compra Verde 04.2001 – aplicação plena

Resumo da Apresentação Necessidade da Reciclagem de Eletrodomésticos Fazer o uso eficiente de recursos naturais limitados. O custo de processamento de eletrodomésticos usados são arcados por ambas as partes, descartante (consumidor) e fabricante. Introdução de produtos recicláveis e desenvolvimento de tecnologia de reciclagem. É importante a recuperação do lixo eletrônico O descartante (Consumidor) deve dispor o lixo eletrônico de acordo com as normas estabelecidas. A chave é o lixo eletrônico levado para Varejista ou Ponto de Coleta Designado chegar devidamente ao Fabricante. http://www.aeha.or.jp/assessment/en/english_flame_rp.html

Muito Obrigado!