Reunião Geral de Alunos Diogo Medina Presidente AEFML Lisboa, 23 de Março de 2009.

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Transcrição da apresentação:

Reunião Geral de Alunos Diogo Medina Presidente AEFML Lisboa, 23 de Março de 2009

Introdução órgão deliberativo máximo RGA informar construir posições sondar opiniões órgão executivo Direcção

Introdução SUMÁRIO Numerus Clausus em Medicina Novas Faculdades de Medicina em Portugal Concurso Especial para Ingresso de Estudantes Portugueses no Estrangeiro Alterações à Prova Nacional de Seriação e sua Experimentação Condições de Ensino na FMUL

1500 alunos Condições de Ensino na FMUL 1954 aumento de 50% 2200 alunos 2010

Condições de Ensino na FMUL alunos resolveu alguns problemas, mas foi insuficiente:  videoconferência inter-anfiteatros  alunos no chão em anfiteatros e outras salas  falta de espaços de estudo e computadores  não resolve problemas dos anos clínicos 1500 alunos 1954 aumento de 50% alunos

Condições de Ensino na FMUL novos ingressos dados: FMUL

Condições de Ensino na FMUL razão tutor-aluno média dados: FMUL

desvalorizados pela geração de porquê?!  espaços de ensino com lotação insuficiente  falta de espaços de estudo suficientes  razão tutor-aluno excessiva Condições de Ensino na FMUL resumo de problemas

 total de estudantes: 4185  record   1313 nos anos clínicos mas  sem garantia de aulas teóricas ou práticas  apenas cerca de 350 terminariam o curso Condições de Ensino na FMUL 1973 dados: “um certo conceito de medicina”, prof. jaime celestino da costa

Qual a opinião dos Alunos da FMUL acerca das condições logísticas e humanas de que a FMUL dispõe actualmente, tendo em vista um ensino médico de qualidade? a) suficientes b) insuficientes c) abstenção Condições de Ensino na FMUL

pedidos de esclarecimento intervenções votação

Numerus Clausus método utilizado no ensino superior para limitar as vagas abertas anualmente a números logisticamente comportáveis pelas faculdades / mercados de trabalho

Numerus Clausus últimos 30 anos dados: MCTES

Novas Faculdades de Medicina ano faculdades FMUC FMUL FMUP ICBAS FCML ECSUBI ECSUM UAlg UAv

Regresso de Estudantes no Estrangeiro Janeiro 2009: Ministra da Saúde manifesta vontade de permitir a alunos portugueses no estrangeiro a conclusão do curso de medicina nas faculdades portuguesas Março 2010: Director da FMUL propõe criação do concurso especial “Fast Track” permitindo ingresso no 4.º ano por 25 a 30 estudantes portugueses que tenham concluído o 3.º ano no estrangeiro

Fundamentação das Medidas  rápida correcção da falta de médicos no país  fixação de profissionais fora dos grandes centros urbanos

3.5 / 1000 habitantes 3.1 / 1000 habitantes Estudos Independentes OCDE: n.º de médicos dados: OCDE09 / estados-membro Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coreia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Rep. Checa, Suécia, Suíça, Turquia, UK, US.

Estudos Independentes CIPES: n.º de médicos  percepção errada de falta de médicos está relacionada com: “uma distribuição regional desequilibrada” “uma má distribuição por especialidades”  de acordo com o fluxo de aposentadorias e novos licenciados: 1175  numerus clausus nacional ideal 1658  numerus clausus nacional actual

Estudos Independentes CIPES: n.º de médicos 1175 dados: CIPES

Estudos Independentes INE: distribuição médicos

Estudos Independentes OMS: n.º de faculdades dados: OMS milhões de habitantes por faculdade de medicina Portugal

Qual a posição dos Alunos da FMUL quanto ao aumento do numerus clausus nos cursos de Mestrado Integrado em Medicina em Portugal? a) favorável b) contrária c) abstenção Aumento do Numerus Clausus

Argumentos a Favor  Argumentos Contra supressão da falta de médicoscontraria estudos da OCDE e CIPES liberalização do mercadocriação de desemprego aumento da qualidade/competitividadeactuais condições das faculdades

Qual a posição dos Alunos da FMUL quanto à criação de novas Faculdades de Medicina em Portugal? a) favorável b) contrária c) abstenção Novas Faculdades de Medicina

Argumentos a Favor  Argumentos Contra supressão da falta de médicoscontraria estudos da OCDE e CIPES incentiva fixação nas localidadescontraria média de países desenvolvidos autonomia formativa das regiõespesado investimento estatal

Qual a posição dos Alunos da FMUL quanto à criação de um concurso especial para regresso de estudantes de medicina potugueses actualmente no estrangeiro? a) favorável b) contrária c) abstenção Regresso de Estudantes no Estrangeiro

Argumentos a Favor  Argumentos Contra preferível à contratação estrangeirafundamentação errada da necessidade menor tempo de formação totalperpetração de injustiça social menor investimento total do estadoactuais condições das faculdades

Numerus Clausus, Faculdades e Regresso pedidos de esclarecimento intervenções votação

Prova Nacional de Seriação NBME Apresentação pela Comissão de Acompanhamento da Prova Nacional de Seriação

Qual a posição dos Alunos da FMUL quanto à adopção de uma Prova Nacional de Seriação sem bibliografia específica, publicação de chave de correcção ou possibilidade de recurso? a) favorável b) contrária c) abstenção Prova Nacional de Seriação NBME

Argumentos a Favor  Argumentos Contra conteúdos fiáveis e reconhecidosausência de bibliografia específica mais abrangente que o actual modeloausência de chave de correcção pública segurança e confidencialidadeimpossibilidade de recurso Prova Nacional de Seriação NBME

Qual a posição dos Alunos da FMUL quanto à participação na segunda Prova Experimental NBME de 28 de Abril de 2010? a) favorável b) contrária c) abstenção Prova Nacional de Seriação NBME

pedidos de esclarecimento intervenções votação

obrigado Diogo Medina Presidente AEFML Lisboa, 23 de Março de 2009