O que é o M.A.S.P. ? M.A.S.P. significa Metodologia de Análise e Solução de Problemas. M.A.S.P. é uma metodologia que baseia-se na obtenção de fatos que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PlaneJar é preciso.
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Brainstorming.
TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo.
NOÇÕES PRELIMINARES.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Práticas Investigativas
Projeto: Capacitação em GP
IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIAS
Gerenciamento da Integração
MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Pesquisa em Serviço Social
Estudando com Profª Simony
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
CLUBE DE CIÊNCIAS.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Consolidação PDCA.
Processo de Decisão de Tomadas
TEMA E PROBLEMA.
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Projeto de Melhoria – Setor Varejista Idéias de hoje melhorando o amanhã.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
M.A.S.P. Método de Análise e Solução de Problemas.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Metodologia de Análise e Solução de Problemas
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Padronização e Melhoria
Transcrição da apresentação:

O que é o M.A.S.P. ? M.A.S.P. significa Metodologia de Análise e Solução de Problemas. M.A.S.P. é uma metodologia que baseia-se na obtenção de fatos que justifiquem ou comprovem teorias ou hipóteses previamente levantadas. É um método científico, que apesar de lógico e natural, surgiu como conseqüência dos estudos de Descartes. É portanto um método cartesiano.

Qual é a aplicação do M.A.S.P. ? M.A.S.P. é aplicado, como o próprio nome já indica, na identificação e solução de problemas complexos onde diversas variáveis estão envolvidas. O M.A.S.P. é uma espécie de relato histórico nas atividades para melhoria da qualidade.

Outras denominações para o M.A.S.P. MSP - Método de Solução de Problemas; Q C ou QI Story; MAMP - Método de Análise e Melhoria de Processos; PDCA de solução de problemas; PDCA de melhorias; TASP - Técnica de Análise e Solução de Problemas; 8D - Oito Disciplinas (automobilística).

Outros métodos Método KKD ( Keiken-Kan-Dokoyo – Experiência-Intuição-Coragem): neste método as contra medidas são tomadas de forma intuitiva. Em caso de acerto, a solução é rápida mas isto raramente acontece, é quase como acertar na loteria. Método teórico de inferência: é um método dedutivo de solução de problemas. O seu defeito é exigir um amplo conhecimento sobre o assunto, dificultando a tomada de contramedidas mesmo quando a causa é descoberta.

Passo 1: Identificação do problema: identificar e definir claramente o problema. Atividades: Demonstrar que o problema a ser atacado tem maior importância que qualquer outro; Demonstrar os aspectos históricos do problema levantando a seqüência como o problema vem ocorrendo; Expresse em termos concretos os resultados do baixo desempenho, demonstrando as perdas na situação atual e o quanto precisa ser melhorado;

Defina a meta ou objetivo Defina a meta ou objetivo. A indicação das metas ou objetivos acerca do problema deve levar em conta a sua exiquibilidade, ou seja, metas impossíveis ou objetivos ideais devem dar lugar a propostas passíveis de obtenção, tanto em termos econômicos quanto técnicos; Defina o responsável a assumir a tarefa; se conduzida por uma equipe, designe os membros e o líder;

Estime ou, na medida do possível, defina uma proposta orçamentária para a melhoria a ser buscada; Estabeleça um cronograma. A definição de um cronograma, com uma data limite para a solução do problema, é muito importante. Caso contrário, teremos sempre problemas com baixo nível de prioridade.

Passo 2: Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista ou, em suma, conhecer melhor o problema. Atividades: Planejar o que será verificado na área de trabalho. Utilize o método 5W 1H; Investigar os quatro pontos básicos (tempo,local, tipo e sintomas) para descobrir as diversas formas do problema;

Tempo - diferenças entre turnos, dias da semana, horários, estações do ano. Local - diferenças quanto a localização dos defeitos no produto, localização do produto defeituoso no processo ou equipamento de produção, etc. Tipo - diferenças quanto a fração defeituosa de produtos provenientes de diferentes fornecedores ou processos. Sintoma - tipos de superfície em que o defeito aparece, suas diferentes formas e tamanho, como estão agrupados.

Identificar e obter a informações que não podem ser extraídas de planilhas ou formulários existentes, ou seja, verificar no local de trabalho envolvendo as pessoas ligadas ao problema;

Passo 3: Análise: determinar as causas fundamentais do problema. Atividades: Relacionar as hipóteses (selecionar as maiores candidatas às causas fundamentais). Desenvolver um diagrama de causa e efeito de forma a reunir todo o conhecimento acerca das possíveis causas e selecionar, no diagrama, aqueles elementos que se apresentam com elevada possibilidade de serem as causas fundamentais;

Testar as hipóteses. A partir dos elementos identificados no diagrama estabelecer os planos necessários para confirmar os efeitos de tais elementos no problema, através da obtenção de novos dados ou por experimentação.

Passo 4: Ação: agir para eliminar ou bloquear as causas fundamentais do problema. Atividades: Uma perfeita distinção deve ser feita entre as ações tomadas como correção imediata e aquelas tomadas como de natureza preventiva (eliminação das causas); Elaborar, para cada causa fundamental, uma solução viável e planejar a sua execução;

Assegurar que as ações não irão produzir efeitos colaterais Assegurar que as ações não irão produzir efeitos colaterais. Caso isto venha a ocorrer, outras ações devem ser adotadas ou ainda definir medidas contra os efeitos colaterais; Orientar e treinar as pessoas e executar o plano de ação conforme o planejado.

Passo 5: Verificação: confirmar a eficácia da ação tomada. Atividades: Verificar, através de resultados numéricos, se a meta estabelecida foi alcançada com a implementação do plano de ação; Converta, sempre que possível, os resultados em valores financeiros para apresentar a gerência;

Passo 6: Padronização: eliminação permanente da causa ou prevenção contra o reaparecimento do problema. Atividades: Comprovado o bloqueio da causa, elaborar os novos procedimentos operacionais; Treinar as pessoas que irão executar o novo procedimento; Implantar e monitorar na área o cumprimento dos novos procedimentos.

Passo 7: Conclusão: recapitular as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro. Atividades: * Reunir os problemas remanescentes. Via de regra a solução de um problema dificilmente conduz a perfeição. Assim, não é adequado buscar a perfeição plena ou continuar no mesmo tema por um período muito longo; * Planeje o que deve ser feito para resolvê-los. Estabeleça planos do que fazer futuramente com os planos remanescentes;

* Reflita sobre a eficiência da metodologia seguida para a solução do problema, de forma a identificar atividades para a melhoria da mesma. Esta revisão deve ser feita mesmo que o problema tenha uma solução satisfatória e, particularmente, nos casos em que o limite de tempo foi ultrapassado; * Concluir e divulgar o relatório final.

Quais ferramentas da qualidade utilizar no MASP ? Não existe receita para se saber qual a ferramenta da qualidade adequada em cada fase do MASP. Tudo vai depender do problema envolvido no projeto, das informações e dados históricos disponíveis, e do conhecimento que se tem do processo em questão, em cada etapa. O quadro a seguir é um resumo das principais ferramentas da qualidade, tendo em vista sua seleção para ser utilizada no MASP.

FASES DO MASP FERRAMENTAS ÚTEIS Listar e priorizar problemas Brainstorming ou Multivoting Análise de Pareto Matriz GUT Matriz BASICO Análise dos sintomas Análise de Pareto Fluxograma Coleta de dados Formulação de teorias Brainstorming ou Multivoting Causa e efeito Estratificação

Testar as teorias Análise de Pareto Fluxograma Causa e efeito Estratificação Coleta de dados Histogramas Lista de verificação Identificar causas primárias Análise de Pareto

Implementar soluções Análise de Pareto Fluxograma Coleta de dados Histogramas Diagrama de Árvore 5W+1H Gráficos para controle Lista de verificação Verificar desempenho e Análise de Pareto Monitorar sistema de controle Coleta de dados Diagrama de dispersão Estratificação

Cuidados a serem tomados na utilização do MASP Não queime etapas. O método científico deve ser seguido dentro do raciocínio lógico natural. Observe as grandes barreiras. Dentre elas: a falta de tempo; a rotina normal; a falta de habilidade com ferramentas e a falta de habilidade para atuar como time. Cuidado com a tendência de adotar soluções prematuras sem base fatual para suporta-las. Não use posições pré-concebidas: o que precisamos é ...; nosso problema é falta de ...; se tivéssemos...

Pode-se trabalhar com sentimentos e opiniões, para ampliar o universo de observações. Entretanto, decisões devem ser tomadas com base em fatos. Uma informação, para ser válida, deve ser composta de dados e fatos que a evidenciem. Dados isolados nem sempre se constituem em informações passíveis de serem utilizadas.

Prepare-se para implementar as soluções. Busque acordo Prepare-se para implementar as soluções. Busque acordo. Planeje e faça provisão de recursos. Teste antes de implementar. Registre todas as fases do método através de um histórico que possa sustentar uma apresentação para o grupo central, e gerar a conscientização das partes envolvidas.