A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Desenvolvimento sustentável
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Saúde em Todas as Políticas
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Reunião Autoformação Pinheiros
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Qual é a situação atual e qual o futuro?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A MORAL DA PARCIALIDADE
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Observatórios Sociais
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Sustentabilidade.
Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
Agenda 21 nas Universidades
Segunda parte: Análise sistêmica
Agenda 21: Agricultura Sustentável
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Responsabilidade Social
Gestão Ambiental na ESEF
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Fórum Nacional de Educação
Educação Cooperativista
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Ministério Público do Trabalho
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
twitter.com/funasa.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
O conceito básico da Agenda 21
Transcrição da apresentação:

A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil E-mail: ortega@fea.unicamp.br URL: www.unicamp.br/fea/ortega/ XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fortaleza, Ceará, 9 de agosto de 2000.

O conceito básico da Agenda 21 A Agenda 21 é um compromisso voluntário dos países que participaram da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovida pelas Nações Unidas e realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Compromissos múltiplos Assume-se que, desta maneira, articular-se-á uma Agenda 21 Mundial com compromissos internacionais de colaboração, pois o Desenvolvimento Sustentável requer dois tipos de trabalhos interligados:  Ações locais;  Ações globais.

Agenda 21 do Brasil: documentos programáticos para ação local 1. Agricultura Sustentável; 2. Cidades Sustentáveis; 3. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável; 4. Infra-estrutura e integração regional; 5. Gestão dos recursos naturais; 6. Redução das desigualdades sociais.

Esses documentos básicos promoverão outros documentos programáticos:  Agendas 21 estaduais, regionais, municipais; E Agendas 21, para:  Bacias Hidrográficas;  Universidades;  Setores Industriais;  Movimentos Sociais;  Localidades, bairros, etc..

Construção coletiva global O Desenvolvimento Sustentável é também um compromisso voluntário por parte da população e requer convencimento e motivação. Trata-se de uma idéia mobilizadora, da criação coletiva de uma utopia, com a plena consciência da dificuldade que isso pressupõe.

O Desenvolvimento Sustentável Tem como características básicas ser: 1. Economicamente viável; 2. Ecologicamente apropriado; 3. Socialmente justo; 4. Culturalmente eqüitativo; 5. Sem discriminação de gênero.

Antecedentes: o Eco-desenvolvimento 1. Satisfação das necessidades básicas da população; 2. Solidariedade com as gerações futuras; 3. Participação da população envolvida; 4. Preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral; 5. Elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; 6. Programas de educação.

Afinal, trata-se de um ajuste. Não é apenas desenvolvimento econômico e sim o resultado social de interações entre: Estoques de recursos naturais (renováveis e não renováveis); Crescimento das populações humanas; Eficiência produtiva; Impactos ambientais locais e globais; Capacidade de suporte dos ecossistemas; Limitações ao desenvolvimento humano.

Dinâmica da humanidade e a biosfera - 1

Dinâmica da humanidade e a biosfera - 2

Dinâmica da humanidade e a biosfera - 3