COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Advertisements

IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
O que o CEREST faz?.
Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
1ª Consocial Informações Gerais.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Contribuição da Tecnologia da Informação
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
220ª. Reunião Ordinária da CIB
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Governo do Estado do Espírito Santo
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Comitê Estadual de Investigação
Elaborada em 2005 e Revisada em 2007
Competência Legal da CIEA-BA
VI Conferência Nacional de Assistência Social
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Comitê Regional de Investigação
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA

Criada em 1992; Vinculada ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba; Formada por representantes de diversos segmentos.

OBJETIVOS E ATIVIDADES

OBJETIVOS: Consolidar o controle social nas ações de saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde; Defender a assistência integral à saúde do trabalhador (prevenção, promoção e assistência).

ATIVIDADES: Desenvolver atividades conjuntas com outras comissões temáticas do CMS; Elaborar e executar o plano de ações da CIST – Curitiba; Acompanhar a execução financeira de todos os recursos destinados à área;

ATIVIDADES: Promover e participar de eventos sobre saúde do trabalhador; Encaminhar propostas para deliberação pelo CMS;

AÇÕES

AÇÕES: Acompanhamento da atividades do CEMAST – Centro Metropolitano de Atenção à Saúde do Trabalhador; Participação na organização da Pré- Conferência de Saúde do Trabalhador da Macro Região Metropolitana (Agosto de 1999);

AÇÕES: Participação na criação e discussão das estratégias de introdução da Ficha de Notificação de agravos relacionados ao trabalho e acompanhamento da implantação junto aos serviços de assistência básica à saúde da PMC (Unidades de Saúde): 2001 – A SMS realiza o treinamento das equipes para uso Ficha de Notificação de Papel:

MODELO DA FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE PREENCHIMENTO MANUAL

AÇÕES: 2004 – Acompanhamento e discussão do Processo de Acolhimento em Saúde do Trabalhador das equipes e Médicos das Unidades Básicas para implantação e uso da Ficha de Notificação eletrônica, inserida no Prontuário Eletrônico:

Modelo da Ficha de Notificação Eletrônica

Módulo de Saúde do Trabalhador – Sistema Municipal de Informação em Vigilância Sanitária e Ambiental

AÇÕES: Participação na primeira Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador ocorrida em 2003, com o tema - Efetivando a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador com Ampliação do Controle Social;

AÇÕES: Participação das discussões para retomada das atividades e definição dos objetivos do CEIOART – Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionadas ao Trabalho em 2005:

AÇÕES: CEIOART – Objetivos Principais: Estabelecer rede estadual de vigilância de óbitos e amputações relacionados ao trabalho; Monitoramento estatístico da ocorrência de óbitos e amputações relacionados ao trabalho no Estado do Paraná, com a finalidade de propor medidas coletivas de prevenção; Avaliação do impacto das intervenções sobre a ocorrência de óbitos e amputações.

AÇÕES: Acompanhamento da criação e funcionamento da Unidade de Saúde do Trabalhador do Hospital do Trabalhador (Convênio: UFPR/FUNPAR, SESA, PMC/SMS); Participação na organização da Oficina do Trabalhador com o tema – TRABALHAR SIM, ADOECER NÃO, realizada em 26 de agosto de 2005, como oficina pré- Conferência da Conferência Municipal da Saúde/2005;

AÇÕES: Organização e participação de eventos relativos às datas internacionais dos dias 28 de fevereiro (LER/DORT) e 28 de abril (Saúde e Segurança no Trabalho); Discussão e acompanhamento da ações referentes à RENAST e implantação de CEREST; Acompanhamento das discussões e ações para erradicação da Sílica e Amianto;

AÇÕES: Participação de representantes da CIST na 9ª Conferência Municipal de Saúde, tendo contribuído para a aprovação de várias propostas, entre elas a implantação do CEREST de gestão municipal para Curitiba, concretizada pela publicação da Portaria Nº 121 de 18 de março de 2009, no DOU Nº 53, de 19 de março de 2009, Seção 1, folha 50;

AÇÕES: Encaminhamento de propostas para deliberação pelo CMS; 2002 - Assistência especializada em saúde do trabalhador no município de Curitiba; 2002- Notificação obrigatória de agravos relacionados ao trabalho; 2003 - 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Curitiba e Seminário Pré- conferência.

Evilásio Francisco Pinheiro Conselheiro do CMS - Conselho Municipal de Saúde – Usuário Entidade: SINTESPAR - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná E-mail: CMS: cms@sms.curitiba.pr.gov.br

MUITO OBRIGADO!