Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Métodos de Estudo na Universidade
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Apresentação.
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
O Uso Pedagógico do Blog
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
Equipe responsável pela produção
Investigar, ensinar e aprender
• Manejo – Formação – Professor.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Transcrição da apresentação:

Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância

Você como ALUNO VIRTUAL Com essas orientações, você será levado a refletir sobre algumas questões importantes da educação a distância. Inicialmente, precisamos saber quais os seus interesses em relação ao curso escolhido, precisamos que você faça uma auto-avaliação.

O novo aluno. Não esqueça que você é um novo aluno!!! Independentemente das necessidades, você precisa saber que vai aprender de forma diferenciada. Superando os obstáculos.

Alguns fatores fundamentais para o aprendizado on-line Conhecimento básico da Internet; Conhecimento básico de informática; Gerenciamento do tempo; Distinção entre aprendizado on-line e presencial; Interação professor-aluno e aluno-aluno; Feedback; Adequação das interações e comunicações; Busca de auxílio.

Neste momento, vamos expor mais detalhadamente os fundamentos para você ter sucesso como aluno on-line 1) Conhecimentos básicos de Internet e informática Não basta você saber usar esses recursos para o lazer. Primeiramente deve saber distinguir as diversas alternativas e possibilidades que a Internet e o computador possuem. Sempre busque aprender mais sobre os recursos da Internet e do computador.

2) Gerenciamento de tempo Esse fundamento é tão importante que merece destaque, vamos comentá-lo mais detalhadamente à frente. Com o uso correto do tempo, você pode empenhar-se em tarefas importantes e reduzir a sobrecarga de informações. Peça ajuda ao seu professor ou tutor para organizar de maneira correta o seu tempo!!!

3) Saber distinguir entre ensino on-line e presencial No ensino on-line você tem mais responsabilidade. Veja o seu professor como um orientador e siga as instruções, pois o prosseguir da “caminhada” passa por você!!!

4) Interação do professor com os alunos e destes entre si Ensino presencial PROFESSOR ALUNOS Quando a interação aluno-professor não acontece o aprendizado pode não ser afetado! Ensino on - line Não há aprendizado se não houver interação !!!

Ter sucesso significa estudar sozinho e também interagir !!! Atenção Não esqueça de que você está em uma comunidade virtual de aprendizagem e sua participação é fundamental para você e para os outros. Ter sucesso significa estudar sozinho e também interagir !!!

5) Feedback Na construção da comunidade, precisamos saber que os nossos encontros podem ser únicos e cada palavra valiosa, portanto, devemos aproveitar bem esses momentos. Não diga simplesmente frases curtas, mas procure ser objetivo, contribuindo para o aprendizado de todos!

O que pode e o que não pode!!! Cuidado!!! Regras para os tipos de interações devem ser criadas pela própria comunidade de aprendizado. O que pode e o que não pode!!! São as chamadas etiquetas virtuais para um melhor aprendizado.

6) Interação e comunicação adequadas Saber usar a etiqueta virtual ou netiqueta é um bom começo para se interagir com qualidade. Tanto o aluno como o professor são estimulados com a participação dos outros É necessário compartilhar de forma harmoniosa os andamentos das discussões.

Código de comportamento = Regras da comunidade Comunicação adequada Ao usar a Internet em seu curso, você está em um ambiente de aprendizagem.

Atenção Não fique com dúvidas! Pesquise, estude, compartilhe, ajude, converse, discuta, seja interessado na construção de uma comunidade que respeita, valoriza e orienta.

Tempo e comprometimento Fator fundamental para cursos on-line, você deve gerenciar seu tempo para otimizar seu aprendizado. Princípios básicos para o gerenciamento do tempo: Estabelecimentos de objetivos claros; Avaliação do tempo necessário.

1) Estabelecendo objetivos Informe-se sobre as demandas do curso; Estabeleça objetivos realistas e flexíveis; Sempre relacione as disciplinas. Para a conclusão do curso, é importante uma visão global com interação disciplinar.

2) Estabelecendo de prioridades Também faz parte dos objetivos gerenciar o tempo e estabelecer prioridades para lidar com a demanda de um curso on-line Lembre-se!!! Se você não colocar seus estudos acima de outras atividades não urgentes e não importantes, os outros membros da comunidade sofrerão com sua ausência

Algumas técnicas Procure junto com a comunidade estabelecer um tempo necessário para os estudos; O tempo deve ser organizado diariamente, no sentido de preparação de tarefas e participação on-line ou em grupo; Os estudos devem ser diários, bem como a interação e o acesso ao site do curso para o efeito de sua atualização; Seja flexível, problemas acontecem, então, mantenha a comunidade informada sobre suas dificuldades;

Atenção!!! Não “perca” o tempo...ele é precioso, minimize o tempo no chat nos horários destinados ao curso, ele pode ser mais uma ferramenta de aprendizagem, não um instrumento de conversas desnecessárias.

Com essas poucas técnicas, você estará pronto para ter suas tarefas sempre atualizadas e fazê-las com cuidado e atenção. Gerenciamento tempo = eficiência e eficácia

Com essas técnicas, você também evita sobrecarga, pois vai dividir seu tempo entre o estudo e o descanso. Além disso, o tempo longe do computador é importante, porque nenhuma atividade deve ser respondida imediatamente. O assunto deve ser debatido e estudado com critério antes de ser enviado para seu professor/tutor.

GERENCIAR O TEMPO INDICA COMPROMETIMENTO CREDIBILIDADE Boa sorte!

Essas recomendações foram produzidas a partir do livro “O aluno virtual”, de Paloff e Pratt (2006).