COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Advertisements

Projeto Sacola Verde.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Propostas sobre Conservação, Racionalização e Uso Eficiente de Energéticos GTENERGIA Dr. Marcio M. Vilela IEE-USP Prof. Dr. José.
Educação Ambiental - GPEEA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Sugestões de ações para implantações
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Agenda 21 nas Universidades
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Objetivo Projeto IAU Sustentável
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CIPA 2013/2014.
CTR Nova Iguaçu.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Política Educacional Brasileira
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Secretaria de Serviços Públicos
Implementação no Brasil
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Lixo Brasileiro.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Conhecendo a Vegetação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: Coleção de Frutos e Sementes A reserva do Museu de História Natural e Jardim.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA ATIVIDADES DE Extensão Centro de Divulgação Científica e Cultural  COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA Missão Estabelecer um vínculo entre a Universidade e a Comunidade; promover e orientar atividades que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura; oferecer cursos e orientação específica aos professores de educação infantil e do ensino fundamental e médio; Produzir e disponibilizar materiais instrucional para professores e alunos. Programa de Visitas Monitoradas Visitas a Campo Discute-se a importância da conservação ambiental. São abordadas as questões relacionadas às bacias hidrográficas, a conservação de áreas naturais, a biodiversidade, a ocupação urbana e os resíduos sólidos. Áreas de Exposição de Ciências Vivenciar a partir de espaços destinados às exposições de ciências: Espaço Vivo de Biologia, Espaço de Física, Jardim da Percepção e Trilha de Percepção do Ambiente. Nestes locais os visitantes são estimulados à percepção das sensações. Principais desafios enfrentados: Preparar os monitores para mediar os conteúdos abordados; Sensibilizar os visitantes com relação às questões ambientais. Aguinaldo Curtolo Gildete Oliveira da Conceição Silvia Aparecida Martins dos Santos Silvia Lopes Cereda

Centro de Divulgação Científica e Cultural ATIVIDADES DE Extensão Centro de Divulgação Científica e Cultural  COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA Programa de Visitas Monitoradas Microbacia Hidrográfica do Córrego do Gregório O Córrego do Gregório – é o principal afluente do Rio Monjolinho, que drena a área urbana do município de São Carlos. Com exceção da área da nascente, é um córrego totalmente urbanizado. Objetivo Observar os impactos ambientais causados pelo crescimento da cidade e refletir sobre formas de preveni-los e minimizá-los. Trilha da Natureza da UFSCar A Trilha da Natureza, localizada na área norte da UFSCar, é um transecto de 2km que corta os ambientes de Cerrado e Mata Galeria da área de Reserva Legal, além de passar pela Represa Mayaca, nascente do Córrego do Fazzari. Objetivos Discutir a importância da biodiversidade do Cerrado; Identificar e diferenciar os tipos de vegetação nativa e exótica, bem como suas implicações para com o equilíbrio do meio.

Centro de Divulgação Científica e Cultural ATIVIDADES DE Extensão Centro de Divulgação Científica e Cultural  COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA Programa de Visitas Monitoradas Educação Ambiental com ênfase em Resíduos Sólidos Objetivos Sensibilizar os participantes do volume de resíduos domiciliares produzidos em áreas urbanas; Mostrar a estrutura e a manutenção de um aterro; Discutir medidas para minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos. ÁREA DE EXPOSIÇÕES: Jardim da Percepção e Trilha de Percepção do Ambiente Objetivos Conhecer algumas espécies características de cerrado e mata galeria e estimular a percepção de umidade, calor, cor, som, diversidade e odor.

Centro de Divulgação Científica e Cultural ATIVIDADES DE Extensão Centro de Divulgação Científica e Cultural  COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA ATIVIDADES DE EXTENSÃO QUINTAL AGROECOLÓGICO - PROJETO APROVADO PELA SGA e CNPq Este projeto visa discutir as consequências do modelo convencional de agricultura, em relação à saúde dos consumidores, agricultores e meio ambiente e disseminar a proposta de agroecologia como alternativa. Para isso está sendo adaptada uma área de 100m2, que estava ociosa, localizada em prédio anexo ao CDCC/USP. Será um espaço de aprendizagem; local que será discutido com os visitantes, além dos funcionários a problemática dos resíduos sólidos compostáveis. ATIVIDADES INTERNAS GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS Resíduos Eletro-eletrônicos Os equipamentos são avaliados e se estão em condição de uso são disponibilizados dentro da unidade ou desmontados para reaproveitamento de peças e quando descartados são encaminhados para o Projeto Recicl@tesc. Energia: Substituição de lâmpadas de 32W por 28W – Está sendo discutido com o representante do PURE. Envolve troca de calhas. Vai ser avaliado pelo PURE, mas em longo prazo (recursos disponíveis). Colocar sensores de iluminação nos corredores ou substituir por lâmpadas com eficiência energética maior (ex. lâmpada de LED). Os sanitários já possuem sensores. Pilhas e baterias pós-consumo Existe um coletor para descarte desses materiais utilizados nas unidades e particular dos funcionários que posteriormente é encaminhado para o Banco Santander.

Centro de Divulgação Científica e Cultural COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA ATIVIDADES INTERNAS GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS Projeto aprovado pela SGA – Uso de células fotovoltaicas como fonte alternativa de energia elétrica. Coleta Seletiva Ocorre segunda as orientações do Programa USP Recicla. As funcionárias terceirizadas trabalham sob orientação de uma servidora portanto a coleta está satisfatória. Estamos verificando junto as funcionárias a necessidade de compra de coletores móveis para facilitar o trabalho. Problemas e Ações: Os usuários depositam inadequadamente os resíduos. Para tentar minimizar este problema estamos melhorando a identificação dos coletores. Estudo de um local mais apropriado, junto com o setor de manutenção predial, para a disposição temporária dos resíduos. ATIVIDADES DE Extensão FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE CDCC Apresentação da comissão interna e as propostas que estão sendo discutidas para a comunidade do CDCC durante o encontro de formação de monitores (início II semestre de 2013). Participação de dois funcionários no curso de Formação Socioambiental de Servidores não Docentes que está sendo oferecido pela SGA. Encontros com a comunidade interna do CDCC para apresentar e discutir as propostas da comissão, sua viabilidade bem como o envolvimento de todos no processo. Diagnóstico por setor dos resíduos produzidos (tipo e quantidade): Verificar se os resíduos são descartados adequadamente e quais as dificuldades; Quais ações poderiam ser implementadas para um processo efetivo; Refletir sobre o consumo – compras de determinados materiais são mesmo necessárias; Bem estar; Locais de socialização. Divulgar os projetos e ações que estão sendo realizadas pelas unidades do campus São Carlos. PRINCIPAIS DESAFIOS Sensibilizar a comunidade interna do CDCC sobre questões socioambientais presentes no dia a dia e conseguir envolve-la no processo.