Introdução à Linguagem Java

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Linguagem Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes cristiano.nunes@metrocamp.edu.br

Java Linguagem de programação orientada a objetos; Desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems (comprada pela Oracle); Permite desenvolver: WebServices Enterprise JavaBeans (EJB) Java Servlets JavaServer Pages (JSP)

Java Distribuições: J2SE (Standard Edition): Para desenvolvimento de aplicações desktop, cliente/servidor; J2ME (Micro Edition): Para desenvolvimento de aplicativos para celulares e PDAs; J2EE (Enterprise Edition): Para desenvolvimento de aplicações distribuídas, multicamadas e WEB.

Hello World public static void main(String[] args) { class HelloWorldApp { //Comentário de linha public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello World!"); } /* Comentário de bloco */

Hello World Para executar o aplicativo Hello World é preciso: Salvar o arquivo de código-fonte com o mesmo nome usado após a palavra reserva class, como a extensão .java. Neste caso: HelloWorldApp.java Compilar o código fonte para que seja gerado o .class, da seguinte maneira: javac HelloWorldApp.java Executar o aplicativo usando apenas o nome da classe: java HelloWorldApp Importante: a linguagem Java é case-sensitive, ou seja, diferencia entre maiúsculas e minúsculas.

HelloWorldApp revisitado a) Altere a linha System.out.println("Hello World!"); para System.out.println("Hello " + args[0] + " e " + args[1]); b) Compile novamente o programa com javac c) Execute o programa da seguinte forma: java HelloWorldApp Francisco Maria d) Como args é um vetor dinâmico de objetos da classe String e é o argumento do método main() desse programa, Francisco e Maria são passados como parâmetros quando o java executa esse método.

Como o Java é executado Código Fonte Java Byte Code JVM HelloWorldApp.java javac HelloWorldApp.java Java Byte Code HelloWorldApp.class java HelloWorldApp JVM Existem uma JVM (Java Virtual Machine) para cada tipo de sistema operacional.

Tipos de dados (Tipos Primitivos) boolean Pode assumir o valor true ou o valor false char Caractere em notação Unicode de 16 bits. Serve para a armazenagem de dados alfanuméricos. byte Inteiro de 8 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -27=-128 e 27-1=127. short Inteiro de 16 bits em notação de complemento de dois. Os valores possívels cobrem a faixa de -2-15=-32.768 a 215-1=32.767

Tipos de dados (Tipos Primitivos) int Inteiro de 32 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -231=2.147.483.648 e 231-1=2.147.483.647. long Inteiro de 64 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -263 e 263-1. float Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão simples de 32 bits. O menor valor positivo represntável por esse tipo é 1.40239846e-46 e o maior é 3.40282347e+38 double Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão dupla de 64 bits. O menor valor positivo representável é 4.94065645841246544e-324 e o maior é 1.7976931348623157e+308

Classe String Java não disponibiliza de um tipo primitivo para tratar cadeia de caracteres (palavras), mas sim uma classe para tal, chamada String; //declara um objeto String e já o inicializa com um valor (frase) String umaFrase = “Não existe tipo primitivo para String”; //retorna a décima sétima letra da String, neste caso, a letra p umaFrase.charAt( 17 ); //retorna o número de caracteres da String, neste caso, 38 umaFrase.length(); Tudo sobre a classe String: http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/String.html

Declaração de variáveis //Declaração simples char sexo; //Declaração simultânea boolean ligado, encontrou; //Declaração e atribuição simultâneas byte a=10, b=5, c; //Declaração e atribuição em diferentes instruções int valor; valor = 100;

Arrays (vetores ou matrizes) São estruturas de dados capazes de armazenar mais de um valor do mesmo tipo sob o mesmo nome; Cada valor de um array é identificado por um índice; Forma Geral: <tipo>[] <nome_do_array> = new <tipo>[no de elementos]; Ou <tipo> <nome_do_array>[] = new <tipo>[no de elementos];

Declaração e atribuição de arrays //Declaração e dimensionamento na mesma instrução char alfabeto[] = new char[26]; //Declaração e dimensionamento em diferentes instruções int[] num; num = new int[10]; //Declaração e atribuição dimensionada float nota[] = { 7.8, 8.4, 4.2, 1.8, 6.4 }; nota.length //Retorna o valor 5, pois é a quantidade de elementos do array nota //Declaração dimensionada e atribuição em diferentes instruções char sexo[] = new char[2]; sexo[0] = “M”; sexo[1] = “F”; //Declaração dinâmica, mas em algum momento terá que se dimensionar boolean tabela_verdade[];

Símbolos especiais \n Avanço de linha (LF) (imprime na próxima linha) \t Avanço de parágrafo (tabulação) \b Início de linha (retrocesso) \r Carriage Return (CR) \f Avanço de página \\ Imprime uma barra invertida \’ Imprime o caracter apóstrofe \” Imprime o caracter aspas

Símbolos especiais Comando: Saída: Java vai entre aspas assim: ”Java”. System.out.println(“linha de cima \n linha de baixo”); Saída: linha de cima linha de baixo System.out.println(“Java vai entre aspas assim: \”Java\”.“); Java vai entre aspas assim: ”Java”.

Estrutura de condição if([condição]) { [comando 1] // Executado se a condição for true } else { [comando 2] // Executado se a condição for false

Operadores lógicos Operador Significado Exemplo == Igual x == y != Diferente x != y ! NÃO lógico (NOT) && E lógico x == y && s == t II OU lógico x == y II s == t > Maior que x > y >= Maior ou igual que x >= y < Menor que x < y <= Menor ou igual que x <= y

Operadores Aritméticos Significado Exemplo Resultado ( se x=7 e y=2) + adição x + y 9 - subtração x – y 5 * multiplicação x * y 14 / divisão x / y 3 % resto da divisão (módulo) y % y 1

Estrutura condicional seletiva por valores switch([expressão]) { case [constante 1]: [comando 1] break; case [constante 2]: [comando 2] . case [constante n]: [de comando n] default: [comando] }

Laços de iteração Enquanto/faça: Faça/enquanto: while([condição]) { [comandos] } Faça/enquanto: do { [comando] } while([condição]);

Laços de iteração Com contagem: for ([expressão 1]; [condição]; [expressão 2]) { [comando] }

Tratamento de exceções(erros) Exceções em Java referem-se aos erros que podem ser gerados durante a execução de um programa; Esses erros podem e devem ser tratados dentro do programa. try { <bloco de instruções> } catch ( <Tipo da exceção> <argumento> ) {

Tratamento de exceções(erros) try { //gera uma exceção em tempo de execução int x = 10 / 0; } catch ( Exception erro ) { //mostra a mensagem de erro System.out.println( erro.getMessage() ); //mostra a exceção e a linha onde ocorreu o erro erro.printStackTrace(); Nota: erro é um objeto da classe Exception passado como parâmetro no catch. Nele está instanciado informações sobre o erro gerado em tempo de execução.

Conversão de tipo de dado public class Some{ public static void main (String args[]) { int soma = Integer.parseInt( args[0] ) + Integer.parseInt( args[1] ); System.out.println(soma); } Existem os métodos estáticos para outras classes como: Float.parseFloat(String S) Float.toString(float f) Byte.parseByte(String S)

Entrada de dados via teclado import java.io.IOException; public class EntradaPeloTeclado { public static void main (String args[]) { byte entrada[] = new byte[20]; try { System.in.read(entrada); } catch ( IOException e ) { System.out.println(“Erro na entrada de dados”); String str = new String(entrada);