Capital Humano & Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
SÉCULO XX.
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.

REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Panorama da Saúde no Brasil
dos Objectivos à Concretização
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Percurso universitário Programa de educação tutorial
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Benefícios da participação em CGV
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Sumário Projeto ptrs.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA Marco Institucional, Políticas e Agenda de Pesquisa em Saúde Antonia Angulo Ministério de Saúde.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Análise da Geração de Emprego segundo o Nível de Qualificação no Período 2003/2008 João Saboia IE/UFRJ.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Capital Humano & Desenvolvimento Prof. Dr. José Humberto da Silva Filho Universidade Federal do Amazonas

Capital Humano & Desenvolvimento Brasil: Se tornou rapidamente na 9ª. maior Economia Mundial. Manaus, a 6ª. economia do país. Os países mais ricos apresentam forte correlação com elevados níveis intelectuais (QI)

Capital Humano & Desenvolvimento O QI médio brasileiro é 89, ainda considerado baixo para explicar o crescimento econômico do país. No entanto, o capital humano de nível superior, concentrado nas melhores universidades do Brasil, estão equivalentes ao capital humano nos países desenvolvidos

Capital Humano & Desenvolvimento Estima-se que o capital humano  (de nível superior) no Brasil seja de aproximadamente 20 milhões de pessoas

Capital Humano & Desenvolvimento O capital humano com alto desempenho cognitivo é o único segmento da sociedade capaz de produzir e aprimorar tecnologias, elevar a escala de desenvolvimento e alcançar os países desenvolvidos.

Capital Humano & Desenvolvimento É papel do Governo encorajar e apoiar iniciativas e investimentos no desenvolvimento de CAPITAL HUMANO para o desenvolvimento cientifico e tecnológico da nação. É papel de todas as instituições de ensino em todos os níveis (Ensino fundamental, Médio e Superior) executar programas de estimulação e cultivo do Capital Humano.

Capital Humano & Desenvolvimento Existe uma demanda concreta para a PSICOLOGIA: propor estratégias de desenvolvimento de Capital Humano, visando contribuir definitivamente com o desenvolvimento cientifico e tecnológico da nação.

Capital Humano & Desenvolvimento É um desafio para todos nós da PSICOLOGIA brasileira atuar não somente no âmbito da políticas publicas de atenção básica (saúde, segurança e educação), mas sobretudo para enriquecimento das comunidades e no enriquecimento da nação.

Capital Humano & Desenvolvimento No Ensino Básico, um exemplo é o PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental. Adotado em vários países com avanços significativos e elevação dos níveis de QI’s de estudantes.

Capital Humano & Desenvolvimento Na Formação do Psicólogo: Desenvolvimento de laboratórios de pesquisa e derivação (spin-off) em empresas residentes de incubadoras;

Capital Humano & Desenvolvimento Na psicologia Aplicada: Consultorias voltadas para promoção de pessoas nas empresas; identificação de talentos, perfis e competências. Formação e manutenção de CAPITAL HUMANO nas organizações.

Capital Humano & Desenvolvimento Manaus é uma das maiores economias do Brasil e do Mundo. Manaus já demonstra iniciativas solidas nos serviços de psicologia associados às políticas públicas e para as necessidades básicas;

Capital Humano & Desenvolvimento Manaus já demanda uma PSICOLOGIA voltada para a contribuição com o desenvolvimento econômico das comunidades e da região.

Referencia: C. Flores-Mendoza, K. F. Widaman, M. Mansur-Alves, J. H. Silva-Filho, S. R. Pasian, C. G. M. F. Schlottfeldt .(2012). Considerations about IQ and human capital in Brazi. Temas em Psicologia - 2012, Vol. 20, no 1, l