Por: Karlla Siqueira Tristão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SE VOCÊ NÃO ME ESCOVA, EU DANÇO!
Advertisements

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
odontologia 1º ten Marcele GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Higiene Bucal.
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
Estresse.
Nome: Ana Luisa e Julia Moura
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
EDUCAÇAO EM SAUDE BUCAL lll
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Escola de Educação profissional SEAC
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
ESCOLA SEAC   GISELLE DINIZ SILVA
Curso: Auxiliar em saúde bucal Nome: Regiane Cruz da Silva
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Câncer de boca.
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
SEAC – Escola de Educação Profissional
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
HIGIENE BUCAL.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Vamos aprender a ser saudáveis?
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Higiene bucal e das mãos dos alunos do 9º ano da Móbile na escola Fernando Safadi; Giulia Brunacci; Gustavo Veneziani; Raquel Soldá Perguntas de investigação:
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Por: Karlla Siqueira Tristão Saúde Bucal Por: Karlla Siqueira Tristão

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar o que a falta de higienização pode causar para a saúde de sua boca, acreditando que a boca seja a porta de entrada de cada pessoa. Esse trabalho serve para ajudar as pessoas compreenderem que é possível ter uma boca saudável com cuidados diários, assim como: uso do flúor, escovação correta da boca e língua e uso do fio dental.

Algumas doenças: Gengivite Afta Carie Placa bacteriana Tártaro

Gengivite: É uma doença causada pela placa bacteriana que, assim como a cárie, ataca grande parte da população. Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais, podendo ser aguda (pouco comuns) ou crônica, a forma mais comum, principalmente, em indivíduos mais idosos. Sintomas  Os sintomas principais da gengivite são; sangramento espontâneo ou provocado, alteração da cor da gengiva, ficando com cor avermelhada, inchaço, edema, perda da textura. 

Afta: São ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhadas ao redor. Não existe uma causa específica para seu aparecimento e podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico. Duram de uma a duas semanas. Caracteriza-se por erosões dolorosas na superfície interna da cavidade oral, causando lesão aberta no tecido epitelial, atingindo o tecido conjuntivo, expondo terminações nervosas, desencadeando um processo inflamatório de intensidade leve ou moderada e crônica, se não tratada. 

Carie: A Cárie é a descalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos.  A cárie é considerada uma doença infecto- contagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o Estreptococus mutans.  Tratamento A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

Placa bacteriana: Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.  As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.

Tártaro: O tártaro ocorre quando a placa (que é o acúmulo de bactérias sobre o dente) não é retirada e acaba calcificando, ou seja, endurecendo.  Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. O tártaro dá à placa bacteriana espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode ocasionar problemas mais sérios como as cáries e a gengivite.  Como evitar o Tártaro? A forma mais eficaz de combatê-lo é a escovação diária, após as refeições, e o uso do fio dental.  É de extrema importância não deixar a placa se calcificar. Se isso acontece, o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização. Somente um dentista é capacitado para removê-lo

Conclusão: Nesse trabalho abordamos o assunto “Saúde Bucal”, um assunto muito comentado, pois a saúde da sua boca importa muito para todos, falamos sobre os principais modos de limpeza bucal, e sobre algumas das principais doenças causadas pela má higienização. E concluímos que, é importante informar para todos as importâncias de uma boa higienização bucal, que a saúde de sua boca é de extrema importância.