Licitações e Contratos: riscos e controles

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Transcrição da apresentação:

Licitações e Contratos: riscos e controles Encontro do CONFEA Licitações e Contratos: riscos e controles Milton Gomes Diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas Brasília, 9 de julho de 2014. 1

Objetivo da apresentação Apresentar uma visão mais ampla do problema de contratar melhor no setor público, identificando possíveis soluções Relacionar 10 controles internos que gestores com alto desempenho implementam nos processos para aquisições públicas

Reflexão inicial "O que não se conhece não se pode controlar. O que não se controla não se pode mensurar. O que não se mensura não se pode gerenciar. O que não se gerencia não se pode aprimorar." Morris A. Cohen

Papel das Aquisições Públicas Aquisições da APF – Informação sítio MPOG Aquisições públicas (poder de compra) Instrumento de implementação de políticas públicas Alocação de recursos em setores estratégicos e relevantes para o desenvolvimento econômico, social e ambiental Promoção de inovação e avanço tecnológico * (Milton) Macro-processo “Aquisições” existe para viabilizar a implementação de uma ou mais políticas públicas pelas quais a entidade é responsável. * As compras governamentais são um vetor de garantia dos interesses coletivos e de desenvolvimento nacional: Desenvolvimento econômico: Ex.: desenvolvimento da indústria brasileira mediante margem de preferência e tratamento especial a micro e pequenas empresas Desenvolvimento social: Ex.: dispensa de licitação para contratação de associação de portadores de deficiência física sem fins lucrativos (art. 24, XX, Lei 8.666/93) Desenvolvimento ambiental: Ex.: Selo Procel programa normativo faz parte de uma política nacional que prioriza as compras públicas como meio para desenvolvimento da indústria brasileira e para incentivo ao investimento em inovação e avanço tecnológico no país. Ver o estado como consumidor...

Aquisição como processo de trabalho

Aquisição como processo de trabalho Fonte: RCA - Riscos e Controles nas Aquisições

Planejamento da Contratação - Nas contratações de serviços, a elaboração do plano de trabalho é uma exigência que consta no art. 2º do Decreto 2.271/1997 (Art. 2º. A contratação deverá ser precedida e instruída com plano de trabalho aprovado pela autoridade máxima do órgão ou entidade, ou a quem esta delegar competência, e que conterá, no mínimo: I - justificativa da necessidade dos serviços; II - relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada; III - demonstrativo de resultados a serem alcançados em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis.) Se os estudos técnicos preliminares tiverem sido elaborados adequadamente, a construção desse artefato torna-se bastante simples, pois cada item já terá sido descrito anteriormente. O termo de referência ou o projeto básico é o documento, elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares, deve conter os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação (Art. 6º, IX, da Lei 8.666/93 - Projeto Básico: conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos: (...)) Fonte: RCA - Riscos e Controles nas Aquisições

O planejamento é o início do sucesso ou do fracasso da aquisição! Governança pressupõe delegação. Se não há delegação, é gestão.

Gestão do Contrato Fonte: RCA - Riscos e Controles nas Aquisições

O problema é só do setor de aquisições da organização? Quais são os papéis envolvidos? Que atores irão desempenhá-los? Governança pressupõe delegação. Se não há delegação, é gestão. a função de compras vem experimentando uma ampliação em seu papel dentro das empresas, deixando de ser vista apenas como uma atividade operacional e ganhando status estratégico, em face de seu elevado potencial de redução de custos/desperdícios e geração de valor. Tal movimento de valorização e ampliação das atividades de compras e suprimento tem se consubstanciado em sua maior proximidade dos níveis tomadores de decisão nas empresas e consequente aumento de poder dos executivos de compras.

Gestão de riscos aumenta o desempenho

A tríade... Objetivos Riscos Controles

Risco Efeito da incerteza nos objetivos (ISO 31.000) Combinação da probabilidade de um evento e suas consequências (ISO 27.002)

Contratação de empresas incapazes de executar o contrato Causas Empresas sem qualificação adequada para a execução do objeto participando da licitação. Consequências Não obtenção do objeto contratado Descumprimento, pela contratada, das obrigações previstas em legislação específica e no contrato. Sugestões de Controle A equipe de planejamento da contratação inclui no edital exigências de qualificação econômico-financeira e qualificação técnica mais robustas (ver Acórdão 1.214/2013-Plenário). Qual o nível de serviço pactuado?

“Aventureiros” participando de licitações Causas Entendimento de que não há consequências para conduta “aventureira”. Consequências Retardo indevido no processo licitatório Intempestividade no fornecimento de serviços aos cidadãos. Sugestões de Controle Área administrativa inclui no instrumento convocatório a gradação das sanções para os comportamentos tipificados na Lei 10.520/2002, art. 7º e, se for o caso, pregoeiro inicia processos administrativos para apenação. Qual o nível de serviço pactuado?

Falhas nos aceites provisórios e definitivos Causas Falta de de sistematização sobre o que deve ser verificado na fiscalização contratual Consequências Recebimento de objeto diverso do que foi contratado Pagamento indevido Sugestões de Controle Equipe de planejamento da contratação estabelece listas de verificação para os aceites provisório e definitivo na etapa de planejamento da contratação. Qual o nível de serviço pactuado?

Multiplicidade de esforços para realizar contratações semelhantes Causas Organizações realizam contratações sem atentar ao princípio da padronização. Consequências Esforço desnecessário para elaborar especificações da contratação Repetição de erros Perda de economia de escala Sugestões de Controle OGS padroniza especificações para aquisições que são comuns com apoio das diversas organizações sob sua jurisdição e a equipe de planejamento da contratação usa as especificações padronizadas Qual o nível de serviço pactuado? Órgãos Governantes Superiores (OGS)

Especificações deficientes Causas Responsável pelo planejamento da contratação não detém as competências multidisciplinares necessárias à execução da atividade Consequências Indefinição do objeto e dificuldade de obtenção da solução necessária ao atendimento da necessidade Diminuição da competição e aumento dos custos Sugestões de Controle Alta administração estabelece que as contratações devem ser planejadas por uma equipe multidisciplinar, incluindo pelo menos os papéis de beneficiário, especialista e administrativo. Qual o nível de serviço pactuado?

RCA – Riscos e Controles nas Aquisições Acessível em http://www.tcu.gov.br/selog

Acórdão 1.321/2014-Plenário 9.1.1. publique na Internet o documento RCA – Riscos e Controles nas Aquisições; 9.1.2. divulgue, interna e externamente ao TCU, as informações publicadas em atenção ao item anterior, com as ressalvas de que se trata de instrumento de orientação a ser avaliado, em cada caso concreto, pelos gestores que forem utilizar o RCA e de que não se trata de entendimento em tese por parte deste Tribunal; (sublinhei)

Governança das aquisições: a causa-raiz dos problemas

A causa dos problemas em TI pode ser ... +liderança +processo/controles -liderança -processo/controles Fonte: Levantamentos de Governança de TI

Ação em curso (TCU/Selog) Obter e sistematizar informações sobre a situação da governança e da gestão das aquisições em amostra de organizações da Administração Pública Federal (APF), com o intuito de identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias nessa área TC 025.068/2013-0, fiscalização em fase de relatório

O que TCU pretende quando fala em governança de aquisições? Que a alta administração estabeleça um sistema que permita avaliar, direcionar e monitorar a gestão das aquisições O que TCU pretende quando fala em governança de aquisições? * Na 1ª parte do slide: Perguntar à plateia quantos são da alta administração (nível estratégico), gestor de licitação e compras (nível tático) e pregoeiros (nível operacional), para ter uma noção de como abordar os temas a serem apresentados. * Na 2ª parte do slide: a função de compras vem experimentando uma ampliação em seu papel dentro das empresas, deixando de ser vista apenas como uma atividade operacional e ganhando status estratégico, em face de seu elevado potencial de redução de custos/desperdícios e geração de valor. Tal movimento de valorização e ampliação das atividades de compras e suprimento tem se consubstanciado em sua maior proximidade dos níveis tomadores de decisão nas empresas e consequente aumento de poder dos executivos de compras.

Mas o que é isto na prática? Definir estratégias, políticas e processos de aquisição; avaliar riscos e implantar controles internos, sem se esquecer da transparência e da qualificação da equipe Mas o que é isto na prática? * Relembrar o que é risco: objetivos -> riscos -> controles internos!!! - Conjunto de responsabilidades, papeis, objetivos, interfaces e controles... = Mostrar ao gestor a interação entre o macro processo finalístico com o macro processo de apoio (compras) – mostrando que este é de suma importância para a consecução dos interesses públicos . Há plano de compras – aprovado por colegiado . Há diferenciação entre o que é comum e incomum? Preocupar-se com a continuidade, perenidade do órgão, das políticas... - Ter visão proativa. (sair do reativo ou mecânico)...

Os 10 mandamentos nas aquisições públicas

I – Entregarás a função de aquisição a servidores públicos competentes

II – Planejarás o conjunto de tudo que pretendes adquirir ao longo dos anos

III – Envidarás esforço para realizar aquisições conjuntas, usando padrões nas especificações

IV – Sempre licitarás, a menos que a lei diga o contrário

V – Contratarás pensando na necessidade que deve ser atendida, e não no orçamento que tens disponível

VI – Avaliarás a possibilidade de parcelamento do objeto para dar cumprimento ao princípio da isonomia

VII – Não limitarás a competição de forma indevida, garantindo que as especificações não possuem requisitos a mais nem a menos

VIII– Sempre pagarás por produto ou serviço entregue, e não pelo esforço das contratadas

IX - Usarás o pregão eletrônico, a menos que a lei diga o contrário

X – Cumprirás fielmente o que consta no contrato

Considerações Finais

TCU e a disseminação de conhecimento No sítio do TCU (www.tcu.gov.br), encontram-se: Jurisprudência sistematizada download do livro: Licitações e Contratos – Orientações e Jurisprudência do TCU download do Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação push para o Informativo de Jurisprudência de Licitações arquivo para download consolidando as orientações da AGU Biblioteca Digital (para download) Obras públicas: recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras públicas - 3ª edição O Instituto Serzedello Correa (centro de treinamento do TCU) oferece vários cursos a distância no sítio acima indicado.

PRESTE ATENÇÃO NO QUE ASSINA/ATESTA FORMALIZE TUDO NO PROCESSO PREZE PELO PLANEJAMENTO E TRANSPARÊNCIA

Objetivo da apresentação Apresentar uma visão mais ampla do problema de contratar melhor no setor público, identificando possíveis soluções Relacionar 10 controles internos que gestores com alto desempenho implementam nos processos para aquisições públicas

Obrigado!

TCU - Contatos Acompanhe o TCU Selog SAF Sul, Quadra 4 - lote 1, Anexo II, sala 429 Cep: 70.042-900 Tel: 3316-7301 Fax: 3316-7540 selog@tcu.gov.br Ouvidoria: 0800-6441500 ou www.tcu.gov.br Acompanhe o TCU Portal/ CU_CUSTOM.RSS_TCU_NOTICIAS