Obras Publicadas Cancioneiro Guasca ( 1910) Contos Gauchescos (1912) Lendas do Sul (1913) Casos do Romualdo (1914)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música : Holding Your Hand
Advertisements

Escutando o oratório de S. Paulo de Mendelssohn “Levantemo-nos”
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Por Antônio Schimeneck.
A Lenda da Noite Antigamente, um jovem menino chamado Arutãna pedia a seu pai para contar-lhe novamente a Lenda da Noite.
Music: Holding your hand
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A Pintura.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Uma flor especial.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
NADA ACONTECE POR ACASO!
O TEMPO NÃO VOLTA!.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
O Príncipe Feliz.
A Bela Adormecida Era uma vez um rei e uma rainha que viviam muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha a quem.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Vestido Azul.
A FLOR DA HONESTIDADE.
Fazer Natal, ( fácil demais) Ter Natal, ( quem não o tem?) Ser Natal,
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
A Flor da Honestidade.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
O PÃO DE CRISTO....
Ética e Moral na formação dos filhos
Num dia caloroso de verão no sul da Florida, um garoto decidiu ir nadar no lago atrás de sua casa. Saiu correndo pela porta traseira, se jogou na água.
TEXTOS: Dr. Robert Fulghum
O Tapetinho vermelho.
Mulher não trai Vinga-se...
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A guerra contra o pecado
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Pequeno conto chinês.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Efeito bulmerang.
Um compromisso real Atos
Era uma vez ………….
A verdadeira conversão
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Branca de Neve e os Sete Anões
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
ROLAGEM AUTOMÁTICA Faixa 1 do CD “Johanna Maria em Rimas e Melodias”
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
Naja Slides Apresenta.
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Olá Amigos e Amigas... > Esta mensagem e para todas as pessoas que Deus colocou em meu caminho; meus amigos... dos qual quero e aprecio muito Por favor.
Tema: ‘Uma Caminhada de Fé’ Marcos Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do.
JOÃO era casado com MARIA e se amavam
30 de maio de :46:28 Naquela casa reinava a paz e o amor, todos eram bem- vindos e era um entra e sai diário, era gente chegando, era gente saindo,
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Obras Publicadas Cancioneiro Guasca ( 1910) Contos Gauchescos (1912) Lendas do Sul (1913) Casos do Romualdo (1914)
Ela era alta demais, gorda demais, tinha um lábio côncavo e o outro convexo, fartos cabelos negros que nasciam no meio da testa e olhos apertados parecendo.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
LITERATURA BRASILEIRA - LEITURAS UPF CONTOS GAUCHESCOS (SIMÕES LOPES NETO) TEMÍSTOCLES ZAMPROGNA PASSO FUNDO, MARÇO DE 2012.
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Transcrição da apresentação:

Obras Publicadas Cancioneiro Guasca ( 1910) Contos Gauchescos (1912) Lendas do Sul (1913) Casos do Romualdo (1914)

Contos Gauchescos Seleção de contos lançados em 1912, aniversário de 100 anos de Pelotas, a maior parte deles já lançados em jornais naquele ano.

Trezentas onças Imbuído da missão de comprar rezes para o patrão, o personagem acaba parando para descansar e esquece o dinheiro na beira da sanga. Cachorro tenta chamar a atenção para o fato. Ao voltar em busca das onças de ouro, encontra um grupo de cavaleiros. Não encontra a guaiaca e pensa em se matar. Faz o caminho de volta e alivia-se ao ver que lhe pregaram uma peça.

Fato acontecido com o próprio Blau Nunes; TE LIGAAAA MEUUUU! Fato acontecido com o próprio Blau Nunes; Descrição da paisagem; Amor e confiança nos animais; Proteção divina; Heroísmo do gaúcho; '-Louvado seja Jesus Cristo, patrício! Boa noite! Entonces, que tal le foi de susto?

Negro Bonifácio Blau Nunes conta a história do Negro Bonifácio, que apareceu para umas carreiras; A china Tudinha possuía muitos pretendentes, entre eles estava Nadico, de quem ela gostava; O negro aposta carreira com Nadico e perde. Inicia uma briga feia, e Bonifácio mata Nadico e Fermina; Tudinha vinga-se do negro preso por boleadeiras e atingido por um tiro na cabeça; Mais tarde, Blau descobre que o negro fora o primeiro homem de Tudinha;

Tragédia que tem como pano de fundo a disputa pelo amor de uma mulher; ATENÇÃÃÃÃOOOOOOOOO! Negro Bonifácio configura-se como um dos contos mais violentos da literatura gaúcha (Lopes Neto, 2008). O conto possui muitas marcas de oralidade e diálogo com o interlocutor, por ex: “Escuite”, “Vancê compreende?” Tragédia que tem como pano de fundo a disputa pelo amor de uma mulher;

No manantial Maria Altina é moça de bom caráter, que pretende casar-se com um jovem militar chamado André; Chicão, também se apaixona por ela. Ao saber do noivado, invade a casa, mata a avó da moça, e investe contra ela, que foge a cavalo; Os dois acabam caindo no manantial dos fundos da casa; Mariano é avisado, mas não consegue salvar a filha, avista apenas a rosa vermelha boiando no lodo. Luta com Chicão; No meio do barro brota uma roseira e o local fica mal assombrado;

Um dos contos mais dramáticos da obra: Tragédia envolvendo o amor de uma mulher; Blau Nunes foi testemunha dos acontecimentos; O comportamento de Chicão aponta para a competitividade masculina e a predisposição para a batalha em busca de seus interesses; Presença do elemento sobrenatural;

Deve um queijo!... O velho Lessa era um homem bondoso, mas não menos corajoso; Andava, quando seu caminho cruza um castelhano desonesto que pretendia aplicar-lhe um golpe Então lhe cobra um queijo; Lessa manda vir o maior, o castelhano se delicia, mas ao agradecer é obrigado a comer todo o queijo abaixo de facão;

Ausência de travessão, indicador de que Blau Nunes não estava presente quando o fato aconteceu, apenas é mais caso que ele ouviu contar. Descrição das características do gaúcho: bonachão, sério, mas ao ser desafiado ou desrespeitado lava sua honra pela força; Comparação entre o gaúcho e o castelhano, sendo que este, apresenta um temperamento leviano, fanfarrão e debochado.

O boi velho Blau Nunes relembra o caso da família Silva na estância do Lagoões; Possuíam dois bois mansos: Cabiúna e Dourado; Dourado apareceu morto e seu amigo o cercava para que levantasse; Tempos depois, Cabiúna fica magro e velho e a família resolve soltá-lo. Reaparece e tiram-lhe o couro para aproveitar Blau utiliza a interjeição: cuê-pucha, que significa espanto, indignação diante da maldade humana; A interação entre animais e humanos é perfeita, até que aqueles não “sirvam” mais; A inocência das crianças contrasta com a falta de sentimento dos adultos que matam o boi, que lhes serviu tanto, por causa de um simples couro;

Correr eguada Blau Nunes descreve o esporte de correr eguada, animais que viviam soltos e chucros pelos campos do Rio Grande do Sul; Blau lembra com saudade dos tempos em que estas atividades aconteciam; Através do diálogo com seu interlocutor, Blau revela que o “patrãozinho” é bem mais jovem que ele e não conhece quase nada da vida;

Contrabandista Jango Jorge foi contrabandista nas bandas do Ibirocai (Uruguaiana), era muito valente, insolente e mão aberta; Blau o reencontra às vésperas do casamento da filha e acaba ficando para a festa; Jango Jorge demora para chegar com o vestido; A filha já está inconsolável quando é anunciada a chegada do contrabandista; Fora atacado pela polícia, mas antes de morrer amarrara um embrulho no peito embaixo do pala; Ao examinarem-no encontraram o vestido branco da filha manchado com plastras de sangue;

Batendo orelha!... A trajetória de um menino e um cavalo desde o nascimento; Em dado momento, no exército, seus destinos acabam se cruzando, e ao separarem-se seguem caminhos parecidos; O conto apresenta uma intercalação que justifica o título: Batendo orelha ou, como o termo é utilizado nas corridas de cavalo: disputando lado a lado;

Jogo do osso A vendola do Arranhão, homem espertalhão, era um pouco retirada da vila, era onde se davam jogos, carreiras e danças; O jogo: “O jogo é só de culo ou suerte. Culo é quando a taba cai com o lado arredondado pra baixo: quem atira assim perde logo a parada. Suerte é quando o lado chato fica embaixo: ganha logo e sempre” (Lopes Neto, 2012, p. 184); Osoro e Chico Ruivo começam a jogar taba no lado de fora da venda. Chico começa a perder e acaba apostando Lalica; Perdendo a mulher no jogo, entregou a china que, durante três rodadas de dança, provocou-lhe ciúmes; Não aguentando vê-la aos beijos com o outro, puxou do facão e matou os dois no meio do salão; Fugiu sem pagar a conta;

Arranhão está mais preocupado com a conta do que com o acontecido; Lalica, mesmo humilhada por servir como moeda de troca, mostra o poder de sedução e a força que possuía ao provocar ciúmes em Chico Ruivo; O conto é bem ilustrativo ao mostrar como se davam as festas, jogos e costumes campeiros; Arranhão está mais preocupado com a conta do que com o acontecido;

Bibliografia: Lopes Neto, João Simões. Contos gauchescos e Lendas do Sul. Porto Alegre: L&PM, 2012. Lopes Neto, João Simões. Contos gauchescos e Lendas do Sul. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2008.