GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

Gestão da Inadimplência Hierarquia Organizacional C Diretoria Comercial CB Gerência de Novos Negócios CBC Coordenadoria de Gestão de Créditos

Gestão da Inadimplência COMPETÊNCIA Combater a inadimplência da empresa relativa as carteiras de consumo, parcelamento e serviços. OBJETIVOS Atuar intensamente e de forma contínua na redução dos índices de inadimplência, buscando mantê-los, sempre que possível, os menores; Atuar preventivamente nos fatores geradores responsáveis pelo crescimento da inadimplência; Melhorar as ferramentas de gestão, objetivando torná-las cada vez mais eficazes.

Gestão da Inadimplência FONTE DO SUCESSO VONTADE POLÍTICA PLANEJAMENTO FERRAMENTA ADEQUADA APOIO JURÍDICO

Gestão da Inadimplência VONTADE POLÍTICA VONTADE POLÍTICA Fator preponderante para o êxito do negócio; Ingerência no processo administrativo; Equilíbrio na equação político/administrativa.

Gestão da Inadimplência PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO Levantamento dos débitos; Classificação dos débitos segundo a categoria: Residencial, Público, Comercial e Industrial; Agrupam códigos de consumidor em conformidade com a titularidade; Ordenar devedor por ordem decrescente de valor do maior para o menor; Definir etapas de cobrança e ferramentas mais adequadas para cada seguimento. Cobrar atentando-se para o limite do prazo prescricional.

Gestão da Inadimplência FERRAMENTA ADEQUADA FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CRÉDITOS Cadastro (Higienizado e Enriquecido); Interrupção do Fornecimento de água; Protesto (Termo de Confissão de Dívida) e Negativação; Ação de Cobrança Extrajudicial (Amigável); Ação de Cobrança Judicial (Jurídico); Ação de Execução Judicial (Jurídico); Relatórios de Gestão / Indicadores; Leis e Normas Regulamentares; Negociação de Serviços e Débitos; Gestão de Protestos.

Gestão da Inadimplência APOIO JURÍDICO APOIO JURÍDICO Ações integradas sustentadas na legalidade; Agilidade e determinação na tomada de decisão; Organização e controle.

Gestão da Inadimplência Cobrança Referente: Ligações de Água – Ativas Procedimento: Corte de Água Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

Gestão da Inadimplência Cobrança Referente: Ligações de Água - Inativas Procedimento: Cobrança Extrajudicial Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

Gestão da Inadimplência Cobrança Referente: Carteira de Parcelamento e Serviços – Títulos em atraso Procedimento: Execução Judicial Vencto Até 30 Dias Até 60 Dias Até 90 Dias Maior 90 Dias

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Figura 1 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Adimplência no Período Tabela 1 – Demonstrativo Comparativo (%) - Adimplência no Período Exercício 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 180 dias = > 90,17% 92,53% 92,65% 95,18% 94,44% 93,04% 96,53% 98,76% 96,96% 90 Dias 87,5% 91,10% 91,05% 94,69% 94,08% 91,87% 94,01% 97,10% 95,85% 60 Dias 86,15% 90,22% 89,64% 92,93% 92,77% 90,57% 92,23% 95,03% 94,30% 30 dias 82,60% 85,99% 83,79% 85,20% 85,06% 82,58% 84,64% 88,73% 88,71% Vencimento 62,78% 66,50% 65,79% 66,65% 65,13% 64,74% 66,76% 71,57% 72,41% FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Figura 2 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico) - Inadimplência no Período Tabela 2 – Demonstrativo Comparativo (%) - Inadimplência no Período Exercício 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 180 dias = > 9,83% 7,47% 7,35% 4,82% 5,56% 6,96% 3,47% 1,24% 3,04% 90 Dias 12,75% 8,90% 8,95% 5,31% 5,92% 8,13% 5,99% 2,90% 4,15% 60 Dias 13,85% 9,78% 10,36% 7,07% 7,23% 9,43% 7,77% 4,97% 5,70% 30 dias 17,40% 14,01% 16,21% 14,80% 14,94% 17,42% 15,36% 11,27% 11,29% Vencimento 37,22% 33,50% 34,21% 33,35% 34,87% 35,26% 33,24% 28,43% 27,59% FONTE: DW OBS: Ligações Ativas + Inativas

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Tabela 3 – Corte de Água Tabela 4 – Religação de Água

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Figura 3 – Demonstrativo Comparativo (Gráfico)

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Tabela 5 – Demonstrativo Comparativo de Títulos em Protestos

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Tabela 6 – Ação Extrajudicial

Gestão da Inadimplência RESULTADOS Tabela 7 – Execução Judicial Tabela 8 – Protocolos do setor Jurídico

Gestão da Inadimplência METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2014 Contratação de Serviços de Higienização e Enriquecimento da Base de Dados da Empresa; Contratação de Serviços de Anotação de Pendências Financeiras de Pessoas Físicas e Jurídicas (negativação); Contratação de Serviços de Pesquisa e Consulta On-Line de Pessoas Físicas e Jurídicas; Aquisição do SIM – Sistema de Informação Municipal.

Gestão da Inadimplência “O rio atinge seus objetivos porque contorna os obstáculos.”

Coordenador de Gestão de Créditos Roberto Cordeiro Coordenador de Gestão de Créditos Telefone: (19) 3735-5389 / e-mail: gestaodecreditos@sanasa.com.br