PROJETO DE REDE 1. FINALIDADE 2. PLANEJAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
Advertisements

Redes Windows.
Manual de instalação de um sistema operativo passo-a-passo .
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Plano Diretor de Sistemas de Informação
Hardware - Equipamentos
Conceitos Básicos de Computação
Introdução à Informática
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Informática Industrial
Análise e Projeto de Sistemas
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
2º Bimestre Os testes de Auditoria
Professor Robson Campos
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
PROJETO DE REDES LOCAIS.
3a Fase - Recomendação/Prognóstico de TI para a organização
Políticas de Backup FATEC – Americana
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
REDES DE COMPUTADORES Introdução
HARDWARE.
Arquitetura Cliente /Servidor
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
QUESTÕES BÁSICAS NA AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES E PERIFÉRICOS Finalidade: Como será(ão) utilizado(s) o(s) computador(es)?  Isolado, Uso Pessoal, Estacionário,
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
A empresa Ironhide Informática foi idealizada da necessidade de um atendimento amigável e personalizado com o cliente. Um sistema diferenciado na manutenção.
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Conceitos Básicos de Informática
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
(Sistema de Processamento de Dados)
REDES DE COMPUTADORES Professor: Marcelo Gisler Turma: EAD 2.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Segurança física e lógica
QUESTÕES BÁSICAS NA AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES E PERIFÉRICOS Finalidade: Como será(ão) utilizado(s) o(s) computador(es)?  Isolado, Uso Pessoal, Estacionário,
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Redes e Manutenção de Computadores
A Universidade Federal de Várzea Grande foi criada no ano de 2010, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade para aqueles que almejam cursar.
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Prof. Jonas Defante Terra
Introdução à Informática Prof. Leonardo Guimarães.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Componentes de uma rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Introdução a Informática
Apresentação da disciplina
Aplicativos Software - Backup.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
A empresa contratada Time Net Info prestará serviço para o contratante Lan Cast Coffee com as seguintes configurações propostas. Time Net Info  Contrato.
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE REDE 1. FINALIDADE 2. PLANEJAMENTO Elaborar um planejamento para implantação da Rede Local de Microcomputadores da Universidade Salgado de Oliveira. 2. PLANEJAMENTO O Planejamento inclui as seguintes fases: (1) LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL (2) PROJETO PROPRIAMENTE DITO (3) IMPLANTAÇÃO (4) TESTES E MANUTENÇÃO

PROJETO DE REDE 3. LEVANTAMENTO A Universidade ocupa um único prédio, possuindo 3(três) andares. A Universidade não possui LAN, sendo a primeira a ser implantada. Na Universidade foi desativado um Sistema de grande porte (MAINFRAME), que executava processamento prioritariamente administrativo, havendo necessidade de serem migrados para a Rede Local todos os sistemas lá implantados. Não há rede implantada, sendo a cultura de todo pessoal técnico restrita ao ambiente de grande porte (Ambiente do MAINFRAME). Em conseqüência, haverá necessidade de treinamento de pessoal e formação de recursos humanos.

PROJETO DE REDE 3. LEVANTAMENTO É pensamento da direção implantar um Laboratório com 20 micros AMD Athlon no DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA para atender a área de ensino. A rede elétrica existente é estável e o aterramento é bom. A Direção da Universidade já destinou recursos suficientes para o Projeto, estando já em condições de serem utilizados, em parte. A Direção da Universidade já destinou recursos suficientes para o Projeto, estando já em condições de serem utilizados, em parte.

PROJETO DE REDE 3. LEVANTAMENTO Os microcomputadores existentes na Universidade são os seguintes: 3(três) microcomputadores Core 2 Duo 4300, com 3 Gbytes DDR, possuindo na configuração 1(um) disco rígido de 320 GB SATA, monitor de vídeo WVGA, teclado de 101 teclas, interfaces USB e PS/2, mouse óptico, uma unidade de DVD, em operação no Almoxarifado, outro na Biblioteca e outro na Tesouraria. 3(três) microcomputadores Intel i3, com 4 GB DDR3, possuindo na configuração 1(um) disco rígido de 500 GB SATA, monitor LED 22 polegadas, teclado ABNT2, interfaces USB, mouse óptico, uma unidade de DVD, em operação no Departamento de Pessoal, outro na Secretaria de Graduação e o último no Departamento de Controle Acadêmico .

PROJETO DE REDE 3. LEVANTAMENTO 4(quatro) microcomputadores Intel i5, com 8 GB DDR3, possuindo na configuração 1(um) disco rígido de 1 TB SATA, monitor LED 22 polegadas, teclado, interfaces USB, mouse óptico, uma unidade de DVD, em operação no Departamento de Pessoal, outro na Secretaria de Pós-Graduação, um terceiro na Secretaria de Graduação e o último no Departamento de Controle Acadêmico. Em princípio, todos os equipamentos já existentes deverão ser integrados à Rede. A aquisição de novos equipamentos deverá ocorrer de forma gradativa.

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.1 – CRONOGRAMA (ANEXO I) FASE 2013 2014 SET NOV DEZ JAN I REQUISITOS II ESPECIFICAÇÃO III PROJETO IV IMPLANTAÇÃO V TESTES VI TREINAMENTO VI MANUTENÇÃO

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.2 – REQUISITOS A Rede a ser implantada terá aplicações administrativas e em apoio ao ensino. Rede para 50 usuários. Será adotado um padrão conhecido no mercado, que possibilite suporte técnico de qualidade. A implantação deverá ser realizada de forma gradativa, mas contínua. Deverá ser previsto um programa de treinamento para habilitar os usuários na rede a ser implantada.

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.3 – ESPECIFICAÇÃO DA REDE Será utilizado o S.O. Windows 2003 / Server da Microsoft, para 50 usuários, no servidor e Windows XP nas estações. Será adotada a topologia em Barra, segundo o padrão Ethernet 10/100 Mbps, cuja configuração consta do Anexo II. Será utilizado par trançado (cabo MultiLan) categoria 5.

PROJETO DE REDE ANEXO II CONFIGURAÇÃO

PROJETO DE REDE ANEXO II CONFIGURAÇÃO

PROJETO DE REDE ANEXO III PLANTA BAIXA DA INSTALAÇÃO LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE CONEXÃO À REDE SINAL DE DADOS X SINAL DE FORÇA

PROJETO DE REDE ANEXO III REDE ELÉTRICA

PROJETO DE REDE ANEXO III REDE ELÉTRICA

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.4 – HARDWARE Serão conectados à Rede os microcomputadores já existentes, acrescidos daqueles constantes do Anexo IV, que deverão ser adquiridos. Os pontos de conexão do Servidor da Rede e das Estações de Trabalho estão marcados nas Plantas do Anexo III. Os HUBs estão locados na Planta do Anexo III. Serão utilizadas placas de comunicação padrão Ethernet 10/100 Mbps, “jumperless”, preferencialmente do mesmo fornecedor.

RELAÇÃO DOS MICROCOMPUTADORES A SEREM INTEGRADOS À REDE PROJETO DE REDE ANEXO IV RELAÇÃO DOS MICROCOMPUTADORES A SEREM INTEGRADOS À REDE HARDWARE

PROJETO DE REDE RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS A SEREM ADQUIRIDOS VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.4 – HARDWARE Serão conectadas à Rede as seguintes impressoras: HP LaserJet Quantidade : 02 Especificação constante do Anexo IV Jato de Tinta, HP Quantidade : 03 Especificação constante do Anexo IV Serão utilizadas Estações "DISKLESS"? Há necessidade de REPETIDORES, “BRIDGES”, “ROUTERS", “SWITCH” ou "GATEWAYS"?

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.5 – SOFTWARE O S.O. da Rede é o Windows /Server da Microsoft, com Licença de Uso para 50 usuários. Interface com o usuário – Windows 7 ou 8 Processador de texto --- Word SGBD: Informix, Oracle ... Planilha --- Excel Software Gráfico : COREL DRAW, 3D Studio, PhotoShop, Flash Editoração: In Design Antivírus: Avast, McAffee, ...

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.5 – SOFTWARE Backup: ArcServer para 50 usuários Monitoração de rede: Transcend (da 3Com), ... Compiladores: C, C#, Java, ... Outros softwares: Dreamweaver... A relação para aquisição consta do Anexo V.

PROJETO DE REDE ANEXO V RELAÇÃO DE SOFTWARE

VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.6 – SUPRIMENTO DE INFORMÁTICA Deverão ser adquiridos os materiais constantes do Anexo VI. VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD

SUPRIMENTO DE INFORMÁTICA VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD PROJETO DE REDE ANEXO VI SUPRIMENTO DE INFORMÁTICA VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.7 – SEGURANÇA Segurança Física Sala reservada para o Servidor da Rede Uso de NO-BREAK para Servidor Uso de Estabilizadores de Tensão Uso de Filtro de Linha para Estações O cabeamento deverá ser lançado através de calhas com chegada aos microcomputadores pelo piso. Observar a distância de 30cm do cabo de sinal para o cabo de força Utilizar ambiente protegido para os HUBs Segurança Lógica Obrigatoriamente CONTA + PASSWORD. Backup a cargo do Administrador da Rede. Utilizar Software de Monitoração de Rede Não deverá ser utilizado Software "pirata".

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.8 – TREINAMENTO Analisar se o treinamento deverá ser conduzido por pessoal próprio ou contratado. Caso deva ser contratada empresa especializada para Cursos visando a Administração e Operação da Rede, discriminar: Quantidade ? Público-Alvo ? Empresa responsável ? Custo ? Local ? No caso de treinamento conduzido por pessoal próprio, há necessidade de material auxiliar (fitas de vídeo, ...)

PROJETO DE REDE 4. PROJETO PROPRIAMENTE DITO 4.9 – MOBILIÁRIO Deverão ser adquiridos os materiais constantes do Anexo VII. Onde serão colocados (distribuídos ou centralizados em Laboratório)? 4.10 – IMPLANTAÇÃO Ocorrerá de forma gradativa? Será utilizada mão de obra própria ou contratada? Será utilizada mão de obra própria ou contratada? 4.11 – TESTES Serão elaborados "checklists" ? Serão realizados no decorrer da implantação ou somente ao seu final?

VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD PROJETO DE REDE ANEXO VII MOBILIÁRIO VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD

PROJETO DE REDE FIM ANEXO VIII REFERÊNCIA NA REDE VER ARQUIVO PROJRL.DOC ---- WORD TRABALHO – ELABORAÇÃO DE PROJETO VER TRABRD.DOC ---- WORD FIM