CONTRIBUIÇÕES DA GRANDE AREA DA ENGENHARIA MECÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Prof. Alberto Martins Júnior
Inovação e difusão tecnológica
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
O Etanol como Combustível: Características e Oportunidades
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Engenharia de Software
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
Curso de Engenharia de Computação
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Indústria de Gás Natural no Brasil
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Cenário de Competitividade para a Indústria Moveleira
Hugo Cecílio de Carvalho
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
A CRISE INTERNACIONAL E O MERCADO DE COMPENSADO – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MARCO TUOTO MARÇO, 2009 IRATI-PR / BRASIL 1.
Pós-Graduação em TI de A a Z
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Mestrado em Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia 21 de Novembro de 2003 Reading 1 – Reposicionamento da investigação na indústria Leonardo.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Engenheiro Mecânico Gestão de Carreira.
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
MÁQUINA DE ENVASE FERNANDO XAVIER REIS LUCIANO NUNES DA SILVA
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Por que estudar sistemas de informação?
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
Associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, filiada à SAE International, é o mais importante centro de propagação de técnicas e conhecimentos.
Serviço de Manutenção e Obra SVMANOB – EESC "Novas atividades e proposta de reestruturação da gestão dos serviços“
Projetos Personalizados ao seu Negócio
TEMOS TODO GÁS.
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
1 Normas ASTM e você: O papel das normas no nosso quotidiano Série de módulo de aprendizagem.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Design !? 1.
Desenho e simulação de bioprocessos
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Bem-vindo!.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
Engenharia Mecânica.
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
Apresentação MI OMEGA Engenharia w w w . m i o m e g a . c o m . b r.
APRESENTADO POR: ISMAIL FERNANDES BRAGA REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 EM MOTORES.
II SIMPÓSIO DE COMÉRCIO EXTERIOR – SIMCOMEX “Inovação tecnológica: fator de competitividade no comércio exterior” Dias 17 e 18 de Maio de 2016 Faculdade.
Sistemas de gerenciamento de combustível no Brasil
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Sua necessidade Terceirização de mão de obra Somos especialistas na.
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
Transcrição da apresentação:

CONTRIBUIÇÕES DA GRANDE AREA DA ENGENHARIA MECÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA. PEDRO MANUCHAKIAN CONSULTOR 6 MAIO 2014

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEUDO: -EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA NO BRASIL -CAPABILIDADE DA ENGENHARIA I INSTALAÇÕES E PESSOAL - COMPLEXIDADE DO MERCADO BRASILEIRO - CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA MECANICA - COMENTARIOS FINAIS

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA 1969...................................................................................... 2001 # ADAPTAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS AO MERCADO LOCAL - Produtos projetados e desenvolvidos no exterior - Adaptação dos produtos às condições do mercado Brasileiro . Combustivel . Condições de estrada (reforços na carroceria e suspensão) . Condições ambientais . Usos e costumes

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA 1994.........................................................................................2006 # DESENVOLVIMENTO DE DERIVATIVOS - Plataforma e modelo principal desenvolvido no exterior - Modelos Derivativos desenvolvidos pela Engenharia no Brasil . Modelo Sedan de veículos compactos e pequenos . Modelo Hatchback para veículos médios . Pick up derivada de veiculo de passeio . Modelo Cabine Dupla para a Pick up media

ENGENHARIA MECÂNICA – DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA 1998......................................................................................................2006 # PROJETOS E DESENVOLVIMENTOS DE VEICULOS NOVOS - MERIVA - ECOSPORT - PALIO - CELTA - AGILE

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA 2006.................................................................................................2014-FUTURO # PROJETOS E DESENVOLVIMENTOS GLOBAIS - VEICULOS GLOBAIS DESENVOLVIDOS PELA ENGENHARIA BRASILEIRA - VEICULOS DESENVOLVIDOS PARA MERCADOS EMERGENTES . S-10 (NOVA GERAÇÃO) . ECOSPORT (NOVA GERAÇÃO) . SPIN . AIRCROSS . ONIX

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA # INSTALAÇÕES - CENTROS DE PROJETO E DESENVOLVIMENTO - ENGENHARIA EXPERIMENTAL E CONSTRUÇÃO DE PROTOTIPOS - CAMPO DE PROVAS

ENGENHARIA MECÂNICA – DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA # PESSOAL - CRESCIMENTO DO QUADRO DE PESSOAL DE ENGENHARIA - ENGENHEIROS TREINADOS NO EXTERIOR - ENGENHEIROS PARTICIPANDO EM PROJETOS NO EXTERIOR - MESTRADO EM ENGENHARIA AUTOMOTIVA –MEA (POLI-USP) - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO BRASIL (POLI-USP) - SIMPOSIOS E CONGRESSO (SAE) - CONVENIOS INDUSTRIA/ UNIVERSIDADES –PACE (POLI-USP / FEI)

ENGENHARIA MECÂNICA – DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMPLEXIDADE DO MERCADO : COMPETITIVIDADE - REAIS NECESSIDADES DO MERCADO - ALTA QUALIDADE DOS PRODUTOS - EXCELENTE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - PREÇO COMPETITIVO INOVAÇÃO - SURPREENDER E EXCEDER AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE

ENGENHARIA MECÂNICA –DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDAE BRASILEIRA CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA MECÂNICA – INOVAÇÕES A CAMINHO DO MERCADO - EFICIENCIA ENERGETICA - SEGURANÇA - POWERTRAIN MODERNOS E EFICIENTES - DESIGN MAIS ATRAENTES - VERSATILIDADE

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA - EFICIENCIA ENERGETICA # OTIMIZAÇÃO DE MASSA –USO DE MATERIAIS MAIS LEVES # OTIMIZAÇÃO DA AERODINAMICA – FORMA E DIMENSÕES # POWERTRAIN –MOTORES MAIS MODERNOS E EFICIENTES # SISTEMA START-STOP # PNEUS E ROLAMENTOS ¨LOW FRICTION¨ # DIREÇÃO ELETRICA # SISTEMAS DE GERENCIAMENTO TERMICO DO MOTOR

ENGENHARIA MECÂNICA- DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMENTARIOS FINAIS: - A ENGENHARIA BRASILEIRA ESTA PREPARADA PARA ATENDER AOS DESAFIOS FUTUROS DE MERCADO E DE REQUISITOS LEGAIS. - SOLUÇÕES INOVADORAS E CRIATIVAS DEVERÃO SER APLICADAS PARA REDUZIR O IMPACTO DE REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS, E DE SEGURANÇA. - ESFORÇO CONTINUO SERÁ REQUERIDO PARA A MELHORIA DA CAPABILIDADE DE NOSSOS ENGENHARIAS PARA QUE POSSAM ACOMPANHAR O PROGRESSO TÉCNOLOGICO .