Estudos de Estabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Importância do Plano de Amostragem e da Coleta de Amostras
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
Formulações Farmacêuticas
Liofilização Freeze-Drying Operações Unitárias
AULA 7 INSTALAÇÃO DE CONDUTORES EM ELETRODUTOS E DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTORES.
Cinco indicadores das condições de vida – SAÚDE.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Medidas de Posição e Dispersão
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
C R O S S PROMENADE C R O S S C R O S S PROMENADE PROMENADE C R O S S
PCCS Lei Complementar nº 162/95
Efeito de períodos de semeadura e das condições de armazenamento sobre a qualidade de grãos de feijão para o cozimento.
Reações de transformação e vida-de-prateleira de alimentos processados
Registro de Medicamentos
ANÁLISE DE TRANSMISSÃO DE LUZ
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Trabalho Energia.
Gerenciamento de riscos
Matemática Financeira – Unidade 2
VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES
Universidade Federal de Viçosa
Notificação simplificada de droga vegetal
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
ME623 Planejamento e Pesquisa
Figura 1. Circuito de polarização
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 04.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Minino Múltiplo Comum.
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
CALIBRAÇÃO.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 05.
Estudos de Caso-Controle
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
As vendas de aço nos Estados Unidos, em milhões de toneladas, durante os anos de 1946 a 1952 estão indicados na tabela: a) Determine a equação de urna.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 08.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO III – Nº 09.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
PASSAGEM DE “MEDICAMENTOS DE MARCA” A MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Higiene Ocupacional.
QUALIDADE DO ÓLEO E GORDURA VEGETAL EM PASTELARIAS DE CURITIBA-PR
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Rastreabilidade de Medição
Farmácia – Termos Utilizados no Sistema de Manipulação
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Helena Margarida Ribeiro Março Novos medicamentos Reformulação de medicamentos no mercado Maior aceitação por parte do doente.
Kelton T. Rodrigues Barreto
Como executar os Estudos de Estabilidade de Medicamentos
VALIDADE DE MEDICAMENTOS
Transcrição da apresentação:

Estudos de Estabilidade Estabilidade de Fármacos e Medicamentos: Consiste na resistência a reações químicas, principalmente de ocorrência nos constituintes ativos da formulação. Depende: Fatores ambientais (extrínsecos): Temperatura, umidade e luz Fatores relacionados ao próprio produto: propriedades físico-químicas do fármaco e excipientes farmacêuticos, forma farmacêutica, composição, processo de fabricação, tipo e propriedade dos materiais de embalagem.

Estudos de Estabilidade Estudos de Estabilidade: São um conjunto de métodos qualitativos e quantitativos, realizados pelo fabricante em produtos, os quais são submetidos a diferentes tempos e condições de armazenamento, no sentido de AVALIAR SEU PRAZO DE VALIDADE e DETERMINAR DATA DE VENCIMENTO. São parte integrante da Garantia de Qualidade Avaliam também o comportamento do fármaco ou medicamento que se alteram com o tempo,por influência de fatores extrínsecos. RE nº1 de 29 de julho de 2005 – Guia para realização de Estudos de Estabilidade. RE 398 de 12 de novembro de 2004 - Revogada

Estudos de Estabilidade Segundo a Resolução RE nº 1, de 29 de julho de 2005 (Anvisa), o Teste de Estabilidade é um conjunto de testes projetados para obter informações sobre a estabilidade de produtos farmacêuticos visando definir seu prazo de validade e período de utilização em embalagem e condições de armazenamento especificadas. Prazo de validade: é a data limite para utilização de um produto farmacêutico , definida pelo fabricante, baseado nos respectivos testes de estabilidade, mantida as condições de armazenamento e transporte estabelecidas. Prazo de validade: É o tempo durante o qual o produto pode ser usado. PARA MEDICAMENTOS é caracterizado pelo tempo durante o qual o fármaco perde no máximo 10% de sua integridade.

Estudos de Estabilidade Estudos de estabilidade podem ser classificados em: Estudo de estabilidade acelerado: Estudo projetado para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento. Finalidade / Utilização dos dados obtidos: Os dados obtidos, juntamente com dados do estudo de longa duração, podem ser usados para avaliar o impacto de curtas exposições a condições fora daquelas estabelecidas no rótulo ( por exemplo, durante o transporte). - Prazo de validade PROVISÓRIO por um período de 24 meses, para registro de produto. O mesmo DEVE ser confirmado pelo Estudo de Estabilidade de Longa duração.

Estudo de estabilidade acelerado: Temperatura :40oC ± 2oC Estudo de 6 meses Umidade Relativa:75% ± 5% U.R. Frequencia de retirada das amostras: 0, 1, 2, 3 e 6 meses Temperatura : 50oC ± 2oC Estudo de 3 meses Umidade: 90% ± 5% U.R. Frequencia de retirada de amostras 0, 1, 2 e 3 meses * Prazo de validade provisório de 24 meses, o qual deve ser confirmado com Estudo de Longa duração.

Estudos de Estabilidade b) Estudo de estabilidade de longa duração: Estudo projetado para verificação das características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas de um produto farmacêutico durante e, opcionalmente, depois do prazo de validade esperado. Finalidade / utilização dos dados obtidos: Estabelecer prazo de validade Confirmar prazo de validade Recomendar condições de armazenamento Condições do teste : 30oC ± 2oC / 65% ± 5% Umidade relativa Para produtos semipermeáveisa umidade não deve ultrapassar 35% ± 5% U.R.

Estudos de Estabilidade c) Estudo de estabilidade de Acompanhamento: Para verificar se o produto mantém suas características físicas, químicas e microbiológicas , conforme estudo de longa duração.

Estudos de Estabilidade Condições de Armazenamento Depois de avaliada a estabilidade do produto, uma das seguintes recomendações deve ser indicada na embalagem 1ria e 2ria do produto farmacêutico: conservar a temperatura ambiente (15o a 30oC) conservar abaixo de 25oC conservar entre 2o e 8oC, sob refrigeração conservar congelado (-5o a –20oC) conservar abaixo de –18oC

Estudos de Estabilidade RE 398/2004 x RE 01/2005 Estudo de estabilidade de longa duração RE 398/2004 RE 01/2005 30oC ± 2oC / 65% ± 5% U.R. 30oC ± 2oC / 75% ± 5% U.R. Disposições gerais RE 398/2004 RE 01/2005 O estudo de estabilidade deve ser executado com o produto farmacêutico em sua embalagem final. O estudo de estabilidade deve ser executado com o produto farmacêutico em sua embalagem primária.

ENADE / Provão 2001 Amostras de uma formulação farmacêutica foram mantidas em estufa à temperatura de 40°C e umidade relativa (UR) de 75%, durante 6 meses, e analisadas em tempos predeterminados. Os resultados obtidos foram os seguintes: % (potência ) Tempo (dias) 100,0 0 94,4 5 89,0 10 84,0 15 70,6 30 49,9 60 35,2 90 24,9 120 12,4 180

Analisando estes dados, responda: a) Qual o objetivo deste estudo? b) O que é prazo de validade? c) De acordo com o estudo, qual seria o prazo de validade desta formulação? d) e) Em que etapa da produção farmacêutica deve-se realizar este estudo?

Resposta: a) Verificar / Garantir a estabilidade ou manutenção das características da formulação farmacêutica.Trata-se de um estudo de estabilidade acelerada. b) Prazo de validade é a vida de prateleira, em que o teor de seu princípio ativo do medicamento é mantido, no mínimo, em 90%, cumprindo com as especificações de qualidade. c) Cinco, dez ou entre cinco e dez dias. d) Durante o planejamento e a produção de um medicamento.