Discurso direto, indireto e indireto livre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO
O Início da Comunicação
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Modo Indicativo e Subjuntivo
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Classificações das conjunções
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
O diálogo em textos narrativos
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Sinais de pontuação.
Sujeito Tipos de Sujeito
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Observação da sala de aula
Discurso Direto.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
APREDENDO A ORAR.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
A Galinha Ruiva.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Jesus e a oposição dos fariseus
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Elementos da Narrativa
Escola Estadual Silva Dourado
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
TIPOS DE DISCURSOS Prof.ª Irlane Araújo.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
O CONTO e seus elementos
Discurso Directo Indirecto.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
O menino que tirou a sede de meio milhão de africanos
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Língua Portuguesa Discurso direto e discurso indireto.
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
É Sempre Bom Ouvir Deus Um jovem de apenas 15 anos estava no ônibus…
Apresentam UMA FAMÍLIA CHAMADA BRASIL AUTOMÁTICO.
Ensino Fundamental , 7º ano
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Programação O Módulo 1 – Adolescentes – Vamos empreender? O Módulo 2 – As características do empreendedor. O Módulo 3 – Planejamento – Objetivos e metas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Tipos de discurso Prof. Chico Arruda.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Transcrição da apresentação:

Discurso direto, indireto e indireto livre

Observe os exemplos abaixo: 1) Ana disse: - Amanhã não irei à escola. 2) Ana disse que amanhã não iria à escola. Existe uma diferença entre os exemplos 1 e 2. O texto 1 é um exemplo de discurso ___________, já o 2 é um exemplo de discurso _____________.

Para fazer a introdução dessas vozes no texto, a voz principal ou privilegiada, o narrador, usa o que chamamos de discurso. O que vem a ser discurso dentro do texto? Discurso é a forma como as falas são inseridas na narrativa. O discurso pode ser classificado em: direto, indireto e indireto livre.

Observe atentamente o diálogo abaixo: Você poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã? Claro!

Perceba o chefe e sua funcionária: O chefe disse para a funcionária: - Você poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã? A funcionária respondeu: - Claro.

Imagine duas pessoas conversando Imagine duas pessoas conversando. Agora, imagine esta conversa sendo escrita. Existem as marcações próprias da linguagem formal quando nos referimos as falas (que são próprias da oralidade ou da linguagem coloquial). Interrogação, dois pontos, travessão etc. Esses são alguns exemplos da marcação de uma conversa coloquial na escrita formal.

Você escutou o que o chefe pediu para a Zenita? Imagine agora que dois funcionários estavam conversando próximo ao chefe e um deles não escutou, mas ficou interessado na conversa! Que fofoqueira! Ele perguntou a Zenita se ela poderia ligar para os fornecedores e marcar uma reunião para amanhã. Você escutou o que o chefe pediu para a Zenita?

No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem!

Discurso indireto livre É um caso misto de reprodução das falas e menos comum. Nele aparecem as palavras do narrador e do personagem! Não confunda discurso indireto livre com “misturar” narrador observador e narrador personagem! São informações totalmente diferentes!!

Transforme o discurso direto em indireto: 1) A menina disse: - Estou com fome. A menina disse que estava com fome. 2) O Afonso já fez o macarrão? Perguntou dona Magali. Dona Magali perguntou se o Afonso já havia feito o macarrão.

1) A menina disse: Estou com fome. (presente) discurso direto A menina disse que estava com fome. (pretérito imperfeito) discurso direto 2) O Afonso já comprou o pão? Perguntou dona Magali. (pretérito perfeito) discurso direto Dona Magali perguntou se o Afonso já havia comprado o pão. (pretérito mais que perfeito) discurso direto Ou Dona Magali perguntou se o Afonso já comprara o pão. (pretérito mais que perfeito) discurso direto

Imagine que o diálogo abaixo faz parte de uma entrevista de uma celebridade (Dona Lucita, professora e psicóloga) concedida à Revista ZZ em janeiro de 2011 sobre um projeto social: Revista ZZ: Qual é o propósito do projeto social da ong “menos violência” que você coordena ? Dona Lucita: Existem muitos jovens que não têm oportunidade e buscam na nossa ong uma esperança. Revista ZZ: Vocês ajudam qualquer pessoa que precisa ou existe uma seleção? Dona Lucita: Quando o jovem chega “em nossa casa”, ele tem vergonha e baixa autoestima, nós fazemos um cadastro e ele começa a frequentar o projeto. Aos poucos vai se interessando. Revista ZZ: Como vocês conseguem manter o projeto? Dona Lucita: Contamos com doações diversas e muitos jovens, como gratidão, trabalham conosco voluntariamente.

Agora, mudaremos o discurso direto para o indireto: Em entrevista a revista ZZ, em janeiro de 2011, Dona Lucita, esclarece qual é o projeto da organização que coordena, se o jovem que os procura, precisa de seleção e como a professora consegue manter o projeto. A coordenadora explica que os jovens que procuram a organização não têm oportunidade e buscam uma esperança. Que os interessados fazem um cadastro e começam a frequentar o projeto. Que a “menos violência” é mantida com doações diversas e pelo trabalho de muitos voluntários.

MUITO IMPORTANTE! É ERRADO TRAZER INFORMAÇÕES DE “FORA DO TEXTO”, MESMO QUE A IDEIA SEJA DE MELHORÁ-LO. O DISCURSO INDIRETO É SIMPLISMENETE UMA “NOVA FORMA” DE LEITURA DE ALGUM TEXTO QUE JÁ ESTÁ PRONTO! CUIDADO COM A PESSOA DO DISCURSO!