Aluno AutoraProfessor Interação Desafio: Forma de aproximação com os alunos Alunos Autora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Advertisements

A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Paisagem Natural e ação do Homem
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
numa perspectiva inclusiva
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Fundamentos de Geoprocessamento
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Cristiane jonas Francisconi
Desenvolvendo a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: a escala regional Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional.
Santiago Alves de Siqueira
Professor Cláudio Custódio
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Tecnologia e Educação.
Programa Usos dos recursos naturais
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O currículo de Geografia
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Centro de Integração Acadêmica – CIA Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Campina Grande, Setembro de 2012.
Intercâmbio Virtual de Culturas
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Webquest de Geografia e Inglês 7º ano – 1º Bim./2009 Prof as. Larissa, Maria Carmem e Sandra.
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Escalas Espaciais e Temporais
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Deficiência Mental Leve
MODULO VI GEOGRAFIA Disciplinas: Introdução aos estudos geográficos
KENNET EMERSON - JHONATTA PIETRO -
Daniela Santana João Rodrigues Braga
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Maria Amélia Oliveira da Fonseca Peters Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras – Lisboa 9º ano – Cidadania e Mundo Actual.
Retomando....
ABORDAGEM DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Práticas com o UCA Disciplina de Geografia EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Professor: Alexsandro.
Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2016
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
1. Translações 2. Dilatação/Contração 3. Reflexões Utilização de Tecnologia: Visualizar e trabalhar uma aplicação do GeoGebra.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Geografia Profa. Haide M. H. Honda.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27 Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27.
FUNÇÕES IRRACIONAIS. Função raiz quadrada. Função raiz cúbica. Função raiz quadrada. Função raiz cúbica.
Operações com Funções.
Exercícios de aplicação Manual, Volume 2 Página 78, exercício 83 Página 79, exercícios 84 e 85 Página 80, exercício 86.
(Re)organização do Espaço Mundial
Transcrição da apresentação:

Aluno AutoraProfessor

Interação Desafio: Forma de aproximação com os alunos Alunos Autora

Riqueza da disciplina. Alunos  Autora

Riqueza da disciplina. Relação direta com as nossas vidas. Alunos  Autora

Riqueza da disciplina. Relação direta com as nossas vidas. Responsabilidade decorrente do conhecimento. Alunos  Autora

Interação Desafio: Contato direto com os professores Professores Autora

Lousa azul Professores  Autora

Lousa azul Manual do Professor Professores  Autora

Lousa azul Manual do Professor Site de Apoio Professores  Autora

Inovação Temática Reelaboração de temas tradicionais Introdução de novos temas

Inovação Temática Reelaboração de temas tradicionais  Cartografia  Espaços rural e urbano  Geografia física  Espaço global  Blocos regionais

Novos Temas (questão metodológica)  O olhar geográfico  Papel Social / Participação cidadã  Mundo integrado / mundo unido  Refugiados  Textos didáticos estrangeiros  “Olhe quem está falando!” Inovação Temática

Objetivos

Objetivos Interatividade

Objetivos InteratividadeInovação

A Coleção Estudar a geografia a partir da vida e do cotidiano das pessoas

A Coleção A Geografia da Gente

A Coleção Volume 1 O Olhar Geográfico Volume 2 Água, Meio Ambiente e Paisagem Volume 3 O Mundo em Rede: Teias Econômicas e Geopolíticas Volume 4 O Entrecruzamento de Escalas: Do Local ao Global, do Nacional ao Regional

Volume 1 O Olhar Geográfico

Volume 1 O Olhar Geográfico Unidade 1 – O mundo que nos cerca Unidade 2 – Com quem vivemos? Unidade 3 – A construção do mundo que nos cerca Unidade 4 – A construção do espaço urbano Unidade 5 – A construção do espaço rural Fechamento do Volume 1

Volume 2 Água, Meio Ambiente e Paisagem

Volume 2 Água, Meio Ambiente e Paisagem Unidade 1 – Água: uma riqueza muito especial Unidade 2 – A água que flui pelos rios e mares Unidade 3 – A água armazenada no subsolo e atmosfera Unidade 4 – Paisagens mundiais: natureza e trabalho Unidade 5 – Paisagens brasileiras: natureza e trabalho Fechamento do Volume 2

Volume 3 O Mundo em Rede: Teias Econômicas e Geopolíticas

Volume 3 O Mundo em Rede: Teias Econômicas e Geopolíticas Unidade 1 – Que mundo é este? Unidade 2 – Os imigrantes e a dimensão econômico-espacial Unidade 3 – Fundamentos econômicos da integração mundial Unidade 4 – Os refugiados e a dimensão político-espacial Unidade 5 – Fundamentos geopolíticos da integração mundial Fechamento do Volume 3

Volume 4 O Entrecruzamento de Escalas: Do Local ao Global, do Nacional ao Regional

Volume 4 O Entrecruzamento de Escalas: Do Local ao Global, do Nacional ao Regional Unidade 1 – Uma questão de escala Unidade 2 – Blocos regionais e o exemplo europeu Unidade 3 – O bloco americano Unidade 4 – O bloco Ásia-Pacífico Fechamento do Volume 4

Dinâmica de Grupo Duração: 30 minutos Atividade:  Volume 1 Páginas 68 e 69 / exercícios ao final do capítulo  Volume 2 Páginas 250 e 251 / exercícios ao final do capítulo  Volume 3 Páginas 178, 179 e 180 / exercícios ao final do capítulo  Volume 4 Páginas 238, 239, 240 e 241 / exercícios ao final do capítulo

Obrigada !