SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Responsabilidade Social
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Meio ambiente e desenvolvimento
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
PLANO DE GESTÃO.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Gestão Ambiental.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Curso Técnico em Meio Ambiente
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Planejamento Estratégico
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Diretoria da Qualidade do Inmetro
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
Conteúdo programático
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO Rafael Cervone Netto Diretor Executivo TEXBRASIL São Paulo, 10 de Novembro de 2010.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – AÇÕES TECNOLÓGICAS SETORIAIS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS UNIFORMES PROFISSIONAIS O projeto propõe a aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida - ACV em uma roupa profissional específica, produzida de forma equivalente por cinco empresas brasileiras, que pretendam submeter-se espontaneamente a sistemas regulatórios e normativos, avaliando os impactos ambientais nos ciclos de vida dos produtos confeccionados destinados à atuação profissional.

RE-INTRODUÇÃO DO ALGODÃO DE FIBRA LONGA Projeto, em parceria com a EMBRAPA, para desenvolvimento de algodão de fibra longa de maneira sustentável (algodão orgânico).

INSTITUTO ALGODÃO SOCIAL (IAS) Iniciativa da AMPA (Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão) com apoio da ABIT, o IAS é uma organização não-governamental e tem como missão promover a responsabilidade sócio-ambiental empresarial, a cidadania, a preservação dos direitos fundamentais do homem, a aplicação da legislação trabalhista, das normas de segurança ocupacional, saúde e meio-ambiente do trabalho e dos princípios que geram o desenvolvimento social sustentável.

PROJETO NA REGIÃO DO BOM RETIRO/BRÁS POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS LEI 12.305/2010 PROJETO NA REGIÃO DO BOM RETIRO/BRÁS Acompanhamento da legislação que trata o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, divulgação para as empresas a partir do inicio de 2011 e desenvolvimento de projeto que visa minimizar os problemas ambientais resultantes do descarte irregular do lixo têxtil na região do Bom Retiro/Brás e dos problemas sociais que envolvem as pessoas que trabalham, direta ou indiretamente, com este lixo.

PROJETO REGISTRO DE EMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES (RETP) Consiste no levantamento, tratamento e divulgação pública de emissões de substâncias e produtos que causam ou têm potencial de causarem danos para a saúde humana e para o ambiente. Este registro proporcionará um inventário nacional que servirá como ferramenta para a formulação de políticas públicas quanto para o planejamento estratégico setorial.

APOIO A EVENTOS DE SUSTENTABILIDADE Exemplo: 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde que tem por objetivo desenvolver e implementar cadeias produtivas sustentáveis, dentro dos grandes setores econômicos, e atuar como agente mobilizador e fomentador para a construção da nova economia.

CERTIFICAÇÃO – RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL SELO QUAL – Programa de Auto-Regulamentação de Roupas Profissionais, Militares, Escolares e Vestimentas, com o objetivo de criar produtos de qualidade e com responsabilidade sócio-ambiental.

INDICADORES DO USO DOS RECURSOS HIDRICOS Parceria da ABIT com o Ministério do Meio Ambiente onde foi realizado o estudo dos indicadores que possibilitam determinar a quantidade de água captada, consumida e o efluente gerado pelas empresas de todos os elos da cadeia.

SIFO – NATIONAL INSTITUTE FOR CONSUMER RESEARCH O SIFO tem como principais linhas de pesquisa a questão da sustentabilidade no consumo, normas e programas do governo para produtos, inclusive, vestuário. Deste modo, foi realizada uma missão a este instituto, em Dez de 2009, para investigar a Sustentabilidade no setor. Resultante desta missão, o SIFO apresentou proposta para uma linha de fomento Europeia para que pesquisadores venham ao Brasil ministrar cursos e palestras especificas para o setor e para que pesquisadores brasileiros participem de um congresso, na Noruega, no primeiro semestre de 2011. A ABIT e o SENAI CETIQT são as entidades envolvidas.

ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO BRASIL (Carbon Footprints) • Avaliação e Verificação Avaliação de documentos e verificação das práticas brasileiras, dos planos para melhorias ambientais mensuráveis e do impacto sobre o desempenho econômico. • Métricas Desenvolver metas de sustentabilidade clara e compreensível, utilizando métricas de desempenho, disponibilizando-as para agentes externos e atores internos • Marca Melhorar a percepção da marca, com histórias do Brasil verdadeiras, claras e defensáveis, abordando liderança ambiental e econômica, liderança da alavancagem do Brasil para a vantagem competitiva, desenvolvimento e qualidade de vida. • Comunicação Criar políticas de sustentabilidade e de sistemas de informação Desenvolver estratégias de comunicação eficientes