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Transcrição da apresentação:

Ativ.urban

Diferencie urbanização de crescimento urbano Crescimento urbano – é simplesmente, o aumento da população das cidades. urbanização - uma ampla transformação de uma sociedade de rural para urbana(econômicas, políticas e culturais) o que envolve o êxodo rural.

Quais são as diferenças fundamentais entre a tradicional e a nova hierarquia urbana? Tradicional – as relações seguiam uma hierarquia crescente(da vila a metrópole global). Nova hierarquia urbana – em função dos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações, rompe-se com essa hierarquização rígida

O que significa afirmar que para muitas pessoas as distâncias são relativas hoje em dia? Qual é a consequência disso na urbanização? Uma pessoa pode viver distante dos grandes centros e, no entanto, estar plenamente integrada a ele, desde que tenha à disposição equipamentos de infraestrutura que permitam rápida locomoção e comunicação. A consequência disso é que cada vez mais pode haver uma descentralização urbano- industrial, diminuindo o ritmo de crescimento das grandes metrópoles e megalopóles.

Megacidade e cidade global Megacidade (quantitativo)- define cidade com mais de 10 milhões de habitantes. Cidades globais (qualitativo) – define as cidades com melhor infraestrutura, independentemente do tamanho, que comandam os fluxos na rede urbana mundial. Genericamente, as cidades globais têm um papel muito mais importante do que as megacidades no atual capitalismo informacional graças ao seu papel de comando das redes de fluxos globalizadas.

Favela Paraisópolis em São Paulo   Favela Paraisópolis em São Paulo Favela Paraisópolis em São Paulo

-Crescimento urbano acelerado, resultante do êxodo rural e da industrialização nos centros urbano que gerou ocupações irregulares e desordenadas, em áreas de riscos (áreas de encostas) com total falta de infraestrutura e sem políticas públicas. -A figura ilustra os condomínios fechados, procurados pelas classes dominantes em busca de fugir da violência e obter tranquilidade. Embora seja legitimo, só ponto de vista do indivíduo, buscar maior segurança para si e para sua família, esse fenômeno acentua a exclusão social e reduz os espaços urbanos públicos, uma vez que propicia o crescimento de espaços privados e de circulação restrita.  

hegemonia do automóvel particular frente ao transporte público coletivo, resultando em entraves à fluidez do tráfego viário. O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada — poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas( diminuição da expectativa de vida). ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.