TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Plano de Gestão Energética Prof.. Tomaz Nunes
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
EEB SAAD ANTONIO SARQUIS
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
Gerenciamento da Integração
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
A ENGENHARIA NO PROJETO
Desafios aos Futuros Engenheiros
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Classificação dos Sistemas de Produção
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Estoques R02.
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Projeto Parede de Concreto
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Construtora Andrade Gutierrez
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas
Gerenciamento de Integração.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Instrutor: Objetivos:.
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Planejamento e Controle e obras
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
LOGÍSTICA INTEGRADA PERGUNTAS
A Importância das tecnologias no mundo
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
Tecnologia de Construção I Levantamentos Preliminares
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins.
Instrutor: Objetivos:.
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Canteiro de Obras.
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Logística Empresarial
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
R CENTRO-OESTE Nº 24 - QUADRA: 03; CEP-65
PROJETOS SIG FERRAMENTAS RELACIONADAS Relatório Controle Ferramentas Execução Planejamento Introdução Implantação multifuncional SIG Fluxo sistemático.
Engenharia de Produtos
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O que é Tecnologia? Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. Palavra de origem grega cuja tradução literal naquela língua significa “tratado sobre uma arte” (Aurélio - dicionário da língua portuguesa)

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Wikipédia: Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser: As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos; Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial); A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura; Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (é nosso conhecimento do que pode ser produzido). Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Ementa: Construção Civil: Generalidades, Materiais, Mão-de-Obra, Máquinas e Ferramentas em Geral. Terreno para Construção: Levantamento, Demarcação, Sondagens, Preparação. Serviços Preliminares: Projetos, Licenças, Orçamento. Instalações Provisórias: tapumes, proteções e vedações; barracões, depósitos e andaimes; água, força e luz; máquinas e ferramentas; locação de obras. Administração da Obra: Pessoal, Consumo, Material, Controle, equipamentos de Segurança, Limpeza Permanente da Obra, Transporte Interno e Externo, Apropriação. Infraestrutura: Movimento de Terras, Escoramentos, Esgotamento, Fundações Diretas, Fundações Profundas.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Planejamento Básico do Curso: 96 horas aula => 19 dias de 05 aulas mais 01 aula 1ª Parte => 1º ao 8 º dia – assuntos abordados: itens 01 a 05. 1ª Avaliação: entrega de trabalho de equipe com defesa - pesquisa sobre a organização dos canteiros de obra na cidade de Altamira + prova escrita: 05 questões subjetivas acerca dos assuntos abordados até o 7º dia. Defesa do trabalho nos três primeiros horários do 6º dia e prova escrita nos dois últimos horários do 8º. Recuperação => 9º dia – Revisão de assuntos nos 03 primeiros horários e prova objetiva 05 questões nos dois últimos.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA 2ª Avaliação => 10º ao 18º dia – assuntos abordados: item 06. Visita técnica ao canteiro de obras de um dos sítios do complexo Hidrelétrico Belo Monte. 2ª Avaliação: Entrega de Relatório da Visita (estimado para o 15º dia) – 3pts, Trabalho em equipe sobre execução de infraestrutura, incluindo sondagem, em obras na cidade de Altamira ou entorno, com entrega no 17º dia – 3 pts + prova objetiva 10 questões no mesmo dia. Recuperação => 18º dia – prova subjetiva 05 questões sobre os assuntos abordados. Prova Final => 19º dia – entrega de notas 1º horário e prova final – prova subjetiva 10 questões.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Construção Civil Generalidades Indústria de caráter nômade Produtos únicos e quase nunca seriados Grau de precisão é muito menor do que em outras indústrias Mão-de-obra pouco qualificada Indústria conservadora Capital circulante, nº pessoas empregadas... A cadeia produtiva que forma o setor da construção civil é bastante complexa e heterogênea Diversidade de agentes intervenientes e de produtos parciais criados ao longo do processo de produção

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Variáveis impostas ao processo produtivo na Construção Civil: projeto e produção Mão de Obra Requisitos do usuário Estética Forma Materiais Qualidade Qualidade Custo Custo CONSTRUÇÃO CIVIL PROJETO Equipe de Projeto PRODUÇÃO Equipe de Produção Tempo Tempo Manutenção Fluxo de Produção Disponibilidade de Recursos Gerenciamento

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Materiais: Um item preponderante na produção da Construção Civil que tem relação direta e fundamental com a qualidade do produto final produzido e com o desempenho do sistema de produção aplicado, merece atenção cuidadosa desde a concepção do projeto. Podem ser de origem: natural, ou provenientes de apenas um processamento seletivo de extração, separação e granulometria: agua, areia, seixo, brita, gesso, cal, etc...; Industrializada para transformação: madeira, cimento, revestimentos, ferragens, metais, aço; ou, ainda, Industrializada já representando parte de uma parcela de obra: como todos os itens pré-moldados ofertados pelo mercado, lajes treliçadas, estacas de concreto, paredes de gesso estruturada, etc...

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O item Materiais, sua aquisição, seu manuseio, sua aplicação concepção de um empreendimento da indústria da Construção Civil é de tal ordem preponderante que surge na atualidade um conceito decorrente, principalmente, dessa importância o de Construtibilidade. Construtibilidade é uma visão sistemática do processo produtivo na Construção Civil onde, desde a concepção do projeto e suas interferências entre si (Hidráulica x Arquitetura x Elétrica x Refrigeração, etc...), a definição dos materiais é realizada com critério, finalizando em padronização, de forma a:

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Viabilizar o processo de execução de obras com logística interna organizada para os fluxos de materiais e serviços no canteiro, bem como a saída do material do fornecedor e a entrega do material na obra; Maior conformidade do produto final Evitar erro de pedido e recebimento de materiais inadequados Fornecer dados mais completos, facilitando o orçamento Possibilidade de evitar desperdícios Melhor manuseio, programação de materiais Possibilidade de reaproveitamento

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA De um modo geral só em obras de grande porte é necessário um planejamento DETALHADO de disponibilidade de materiais. É suficiente determinar a demanda total de material com um nível de precisão menor e fechar contratos com fornecedores antes do início da obra e com a devida antecedência para os pedidos originários das parcelas posteriores. Para as parcelas posteriores é muito importante a organização dos pedidos. O levantamento deve ser feito em conformidade com o estágio de obra antecipando-se o pedido ou a compra em prazos maiores do que os de entrega.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Mão de Obra: A Mão de 0bra na construção civil é o recurso da indústria fornecido pelo trabalho humano. Tem como característica a baixa qualificação e alta rotatividade, uma vez que o bem produzido demanda maior esforço físico e tem prazo determinado de início e fim para sua realização. Sem vinculações de continuidade na atinente relação de trabalho acaba por corresponder a uma das limitações características da atividade. Seu planejamento exige conhecimento em função dessa e da limitação de espaço físico nos canteiros, daí surgindo a necessidade de coordenação Obra x Recursos Humanos. Um dos desafios do Administrador na Construção Civil é o aproveitamento contínuo da mão de obra.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Em obras de pequeno e médio porte, a estrutura de organização da obra é feita de acordo com a estrutura e a capacidade da empresa construtora. No caso de projetos maiores e/ou mais complexos são principalmente os requisitos da própria obra que definem a organização do pessoal (prazos, emprego de mão de obra especializada e/ou de empreiteiras, métodos de construção que necessitam de controle especial de execução, etc...). A representação do planejamento da mão de obra pode ser feita sob a forma de histograma, e na maior parte dos casos expressará uma quantidade de trabalhadores pouco a pouco aumentada no início da obra e diminuída na fase final da mesma.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Homens trabalhando – condições do canteiro

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Condições de destinação do material de refugo de obra

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Disposição dos trabalhadores segundo frentes de trabalho

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Mesmo que a anterior outro foco

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O mesmo ver leiaute do canteiro.

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Aqui também problemas com destinação do material refugo de obra.