Seminário sobre a Assessoria de Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB #RS3 Eliana Patrícia Stumpf Jornalista e Especialista em Televisão e Convergência Digital Assessora de Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB Coordenadora da Pascom #RS3 Site: www.cnbbsul3.org.br Twitter: @cnbbs3 YouTube: CNBB Regional Sul 3
Panorama das atividades comunicacionais do #RS3 Episcopado gaúcho 32 bispos (18 titulares e 14 eméritos) Quatro Províncias Eclesiásticas/Arquidioceses (Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria) e 14 Dioceses (Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erexim, Frederico Westphalen, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Uruguaiana e Vacaria) Organismos (32 Serviços, Setores e Pastorais) Basicão Calendário de Eventos Releases (antecipando ou fazendo a cobertura) Plus Criação de pautas; produção de conteúdo transmídia; oferecer serviços aos veículos e ao público do site www.cnbbsul3.org.br
É preciso saber o que se está fazendo e para quem se está comunicando Foco em veículos Mailing e mídias sociais Mas visando os veículos Assessoria de Imprensa X Assessoria de Comunicação Foco em veículos e público próprio Newsletter Mailing e mídias socias
Elementos indispensáveis 1º) Organização Planilhas (com nomes, atribuições, telefones, e-mail’s e ainda, no caso dos bispos, datas de nascimento, de ordenação presbiteral e de ordenação episcopal); 2º) Cruzamento de informações Saber fazer a leitura dessas informações, considerando o Calendário do Regional Sul 3, da Igreja Católica e a Agenda dos bispos; 3º) Criatividade o céu é o limite!
Com quem se preocupar primeiro? Mídia católica local e nacional Mídia secular local Público próprio do veículo institucional (no caso do #RS3, o site www.cnbbsul3.org.br) Ordem de importância conforme estratégia adotada 1º Mídia católica local e nacional 2º Público próprio do veículo institucional 3º Mídia secular local
Detectar especificidades do campo de ação Principais responsabilidades Principais dificuldades Principais vantagens Produção de conteúdo Segmentado Categorizado Indexado Divulgado
Os melhores amigos da Assessoria de Comunicação do Regional Sul 3 #RS3
Parcerias são bem-vindas para a mídia espontânea Rede Milícia SAT Boletim de Notícias semanal com duração de 12 a 14 minutos; RedeSul de Rádio Boletim de Notícias semanal a ser reativado; Rede Vida Envio de materiais e total disponibilidade; Rádios Católicas do Rio Grande do Sul Envio de materiais e total disponibilidade
O que se consegue?
Como isso é possível? Com o empenho e o trabalho especial do grupo Pascom #RS3: assessores de comunicação arqui/diocesanos (profissionais ou não, voluntários ou não) e colaboradores. Pe. Agostinho Sauthier Secretário Executivo do Regional Sul 3 da CNBB Dom Antonio Carlos Rossi Keller Bispo referencial da Pascom #RS3
Ass. de Com. da Diocese de Frederico Westphalen Dorcelina Gomes Greice Pozzatto Ass. de Comunicação da Diocese de Cruz Alta Maíra Francischete Ass. de Com. da Diocese de Frederico Westphalen Dorcelina Gomes Ass. de Com. da Diocese de Novo Hamburgo Pe. Antônio Valentini Neto Ass. de Comuniação da Diocese de Erexim Graziela Wolfart Ass. de Comunicação da Diocese de Montenegro Victória Holzbach Ass. de Comunicação da Arqu. de Passo Fundo Germano Luís Farias da Rosa Ass. de Com. da Diocese de Rio Grande Pe. Leonir Alves Ass. de Comunicação da Diocese de Osório Magale Gularte Ass. de Comunicação da Arquidiocese de Pelotas Pe. Roque Hammes Ass. de Comunicação da Diocese de Stª Cruz do Sul
Vanessa Krüger Falleiro Eliza Maliszewski Ass. de Com. do Eaí?Tchê/ Serviço de Evangelização da Juventude do #RS3 Vanessa Krüger Falleiro Ass. de Relações Públicas da Arqu. de Santa Maria Edemar Jacó Etges Colaborador da Pascom Diocesana de Stª Cruz do Sul Beatriz Brixner Colaboradora da Pascom Diocesana de St. Ângelo Pe. Evandro Carvalho Ass. de Comunicação da Diocese de Uruguaiana