Cuidando do seu sorriso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

Higiene é sinônimo de saúde!. HIGIENE Não é brincadeira, devemos levar a sério. Vem do grego e significa saudável. É sinônimo de saúde.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Estresse.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Curso auxiliar em saúde Bucal
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
CUIDADOS A TER COM O SISTEMA CIRCULATÓRIO
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Cuidados com os nossos dentes
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Atividade 2 - Power Point
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
Escovação Infantil.
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
SEAC – Escola de Educação Profissional
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
HIGIENE BUCAL.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
FLÚOR Benefícios e Cuidados.
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Vamos aprender a ser saudáveis?
Para prevenir-se de doenças é importante higienizar os alimentos e seus recipientes, pois esses podem agregar bactérias e fungos.importante Então, anote.
CLÍNICA VITALDENT PAREDE. Conselhos para conseguir um sorriso fantástico São pequenas rotinas e sábios conselhos que o ajudam a conseguir um belo sorriso.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Técnicas de Lavagem dos Dentes Pedro Fidalgo Fevereiro de 2015.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Cuidando do seu sorriso Aprenda como higienizar os dentes corretamente

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal, Isso significa que: Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

1º passo Escolha da escova O principal item que define a qualidade da escova dental é o grau de maciez e a quantidade de cerdas. Opte pelas ultramacias com, no mínimo, cinco mil cerdas. Prefira escovas com cabos lisos, as borrachas nos cabos acumulam sujeira e facilitam a proliferação de bactérias. As escovas com tampa acrílica da cabeça, conservam e protegem as cerdas, além de evitar contaminações. Lembre-se de trocar a escova a cada dois ou no máximo três meses. Com cerdas novas, é mais fácil evitar o aumento de força na escovação.

2º passo Medida certa de pasta Tenha em mente que o importante é a escova e não a pasta dental. A pasta não pode ser abrasiva e deve ser utilizada em pequena quantidade semelhante a um grão de ervilha. No caso das crianças, até os seis ou sete anos, procure um creme dental não abrasivo, sem flúor, até que haja controle sobre a deglutição, pois, a água de abastecimento já é fluoretada e o excesso de flúor pode ser prejudicial.

3º passo Técnica de escovação Faça movimentos vibratórios circulares com uma inclinação de 45° em relação à superfície dos dentes. As cerdas das escovas ficarão metade recobrindo a superfície dental e metade recobrindo a gengiva. Dessa forma é possível atingir o sulco gengival, região onde a sujeira mais se acumula. Estes pequenos movimentos vibratórios circulares devem ser executados por pelo menos 10 vezes em cada face do dente (parte de fora, parte de dentro e em cima). Esta técnica não pode em hipótese alguma ser realizada com escovas duras e sim do tipo ultramacias. Caso contrário, pode ocorrer retração gengival e abrasão do esmalte.

4º passo Fio dental nem sempre ajuda O fio dental é um poderoso aliado para prevenção das doenças orais, porém, devido à região entre os dentes ser côncava o fio dental não é 100% eficiente. É recomendado usá-lo para a remoção de detritos alimentares e para a higienização da região entre os dentes onde o contato é muito apertado.

5º passo Para ajudar a higienizar Para complementar a escovação durante o dia, principalmente a noite, recomenda-se usar um irrigador bucal, permite a limpeza das principais áreas de acúmulo que são justamente as margens gengivais.

6º passo Não se esqueça da língua A limpeza da língua também deve fazer parte de uma higiene bucal perfeita, principalmente para prevenir a halitose. A halitose está relacionada principalmente pela presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua chamada de saburra lingual. Esta saburra sofre um processo de fermentação que provoca a liberação de gases derivados do enxofre que causam um odor muito desagradável na boca. Para evitar esse problema, faça diariamente a higienização da língua para remover a saburra lingual. Para isso, escolha os higienizadores linguais plásticos, que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas.

7º passo Cuidado para usar o enxaguante bucal O uso de antissépticos deve ser recomendado pelo dentista. Quando a desorganização da placa é realizada de forma eficiente, os antissépticos são totalmente dispensáveis. Fazer uma boa escovação, usar o fio dental e limpadores de língua são os melhores métodos para prevenir doenças orais.

Como é feita a escovação na população brasileira OBS: tabela elaborada sem dados científicos (apenas um exemplo)

Todos esses passos são resultados de uma boa higiene bucal. É só segui-los

OBRIGADA!!! Francinara Geremia Lange